Minicursos - C#

Botões e Caixas de Mensagem


Os botões são a ferramenta mais básica de todo projeto. Vou inserir aqui, neste mesmo tutorial, a explicação das caixas de mensagem. Como primeiro passo, vamos criar um projeto e inserir um botão, como na imagem abaixo:

Botões e Caixas de Mensagem

Vamos começar a explorar as propriedades desse botão inserido. Com ele selecionado (para selecioná-lo basta dar um clique sobre ele), procure na janela do canto inferior direito, a opção (Name) e altere-a para Botao1, como ilustra a figura a seguir:

Botões e Caixas de Mensagem

Agora localize a propriedade Text e altere-a para “Exibir Mensagem”:

Botões e Caixas de Mensagem

Se após esse procedimento o botão não exibir totalmente a mensagem, você pode redimensioná-lo, assim como faz com uma janela do Windows, e aumentar o seu tamanho para que o texto seja corretamente exibido.

Botões e Caixas de Mensagem

Execute o código pressionando F5 ou clicando no triângulo verde, assim como fazíamos nos exemplos do Console. Surgirá um pequeno programa sem função alguma e com um botão no centro. Clicando no botão nada acontecerá, pois não existe código vinculado a ele.

Bem, vamos começar a atribuir comandos a essa interface. Feche o programa aberto e retorne ao Visual C#. Em seguida, clique duas vezes no botão “Exibir Mensagem”. Uma tela semelhante à imagem abaixo deve surgir:

Botões e Caixas de Mensagem

Importante!

Quando clicamos duas vezes em algum componente inserido ao projeto, o Visual C# cria o evento Click associado a ele. Foi isso que aconteceu neste exemplo. Como havíamos alterado a propriedade (Name) do componente para “Botao1”, clicando duas vezes sobre ele foi criada a função “Botao1_Click”. É importante que fique claro que as funções sempre obedecerão esse padrão: NomeDoComponente_Evento, vejam:

Botões e Caixas de Mensagem

Temos, então, uma nova aba criada no Visual C#, que é a Form1.cs, responsável por abrigar o código C# dos componentes. Através dessas abas, ilustradas na imagem abaixo, é possível alternar entre o desenvolvimento do código e da interface.

Botões e Caixas de Mensagem

MessageBox.Show

O código que criarmos dentro desta função Botao1_Click será acionado quando o botão for clicado. Para demonstrar isso vamos conhecer o comando MessageBox.Show, que serve para exibir mensagens na tela. O comando que vamos inserir ali dentro será:

MessageBox.Show("Este é o meu primeiro programa gráfico");

Nosso código deverá ficar como ilustra a imagem abaixo:

Botões e Caixas de Mensagem

Executando este pequeno aplicativo agora e clicando no botão “Exibir Mensagem”, receberemos uma caixa de mensagem com o texto definido previamente no código:

Botões e Caixas de Mensagem

Isso aconteceu porque vinculamos o comando MessageBox.Show("Este é o meu primeiro programa gráfico"); ao clique do botão chamado “Botao1”. As ferramentas do Visual C# funcionarão basicamente sempre dessa forma: um componente será vinculado a um evento.

E para comentar o método Show da classe MessageBox, trata-se de um método capaz de exibir mensagens na tela. Basta que passemos uma string como parâmetro e ela será exibida.

Nos próximos tópicos falarei sobre outras ferramentas básicas, mas aproveitarei este mesmo projeto, para facilitar.



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