Minicursos - C#

ComboBox


Os comboboxes são caixas que armazenam diversas opções para que o usuário selecione. Assim como os RadioButtons, elas permitem somente a escolha de uma opção. Aproveitando nosso projeto de exemplo, vamos inserir um ComboBox e alterar sua propriedade (Name) para "comboCompra", conforme figura abaixo:

ComboBox

Se executarmos o código agora e tentarmos abrir o ComboBox veremos que não há itens nele.

ComboBox

Populando um Combobox

Vamos ver como inserir itens nesse ComboBox, ou seja, como populá-lo. É bastante simples. Vou inserir as seguintes opções:

de 0 a 10
de 11 a 20
de 21 a 30
mais de 30

Vejam o código responsável por isso na imagem abaixo:

ComboBox

O detalhe para esse código é que ele está no bloco public Form1() e não no bloco vinculado ao clique do botão. Quando o colocamos no public Form1() ele é acionado no momento de criação do formulário.

Vejamos o código em ação agora:

ComboBox

Aí está nosso ComboBox populado.

Agora vamos imprimir o que foi selecionado nesse Combobox junto ao que já está sendo exibido em nossa caixa de mensagens da aplicação, que são o nome, os gêneros favoritos e o sexo. A alteração no código será bem pequena.

ComboBox

Agora vamos executar o código:

ComboBox

Agora temos a impressão da quantidade de músicas compradas também. No entanto, se o usuário não selecionar nenhuma opção do ComboBox, a impressão será assim:

ComboBox

Para impedir isso podemos efetuar mais esta mudança:

ComboBox

Agora, se não escolhermos nenhuma opção no ComboBox, teremos essa MessageBox como retorno:

ComboBox

Outra forma de impedirmos a impressão vazia do campo do ComboBox seria definir um valor padrão para ele. Suponhamos que esse valor fosse o “de 0 a 10”. Nosso código ficaria da seguinte forma:

ComboBox

Agora, ao executarmos o programa, o valor padrão já deverá surgir automaticamente inserido no ComboBox. Vou executá-lo:

ComboBox

Essas foram as funções básicas do ComboBox. Assim como as outras ferramentas mostradas, ele possui uma enorme quantidade de métodos para sua manipulação. O IntelliSense do Visual C# pode ajudar muito a explorá-los.

Com este tópico encerramos a primeira parte de ferramentas básicas. Na sequência falaremos sobre:

  • Como inserir imagens aos programas
  • Criar menus
  • Permitir que o usuário selecione uma data a partir de um calendário amigável
  • Utiliar o tooltip, que exibe dicas de utilização ao usuário
  • Inserir links aos programas


Notícias - Games

Atari VCS é finalmente lançado e surpreende

O Atari VCS foi lançado recentemente e trouxe suporte a praticamente todos os serviços de streaming de jogos já disponíveis. A única exceção foi por conta do Playstation Now, cujo suporte nativo não é oferecido, mas ele pode ser acessado através do modo PC do VCS, já que o console possui Googl...

Ler Notícia Completa

Conheça o Playstation 2 portátil criado por um brasileiro

Claudio Adriano decidiu criar uma versão portátil do console Playstation 2, da Sony. Inspirado no Nintendo Switch, o console ficou pronto depois de 2 anos de trabalho e algumas interessantes adaptações. Partindo de uma placa-mãe de um PS2 Slim, Claudio fez os encaixes necessários para que a pla...

Ler Notícia Completa

PS5 com SSDs não originais apresentam ótimo resultado

A última atualização do PS5 permite que se faça a expansão do armazenamento do console. Embora o aparelho exija características específicas para os dispositivos de expansão, como taxa de leitura de 5Gb/s, ele funciona surpreendentemente bem com SSDs de velocidades inferi...

Ler Notícia Completa

Capcom Pro Tour sofre o cancelamento de algumas etapas por conta do coronavírus

Em um comunicado ao público via redes sociais, a Capcom revelou que algumas etapas do Capcom Pro Tour foram removidas do calendário como precaução contra o surto de coronavírus pelo mundo...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.

Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.

Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!