Minicursos - C#

DataGridView - DataTable - DataAdapter


Esse tópico será um pouco mais extenso que os anteriores, e talvez mais importante, pois falarei sobre três assuntos fundamentais para a criação de qualquer aplicativo, que são o DataGridView, DataTable e DataAdapter. Antes de entrarmos no código e em alterações em nosso aplicativo de cadastro de clientes, vamos às perguntas que nos permitirão prosseguir com a atualização do programa.

O que é um DataGridView?

O DataGridView é um componente capaz de exibir dados em formatos tabulares. Ele pode criar linhas ou colunas dinamicamente, de acordo com os dados que receber. Estes dados podem ser originados pelo próprio usuário, por um arquivo texto ou por um banco de dados, que é o mais comum. É possível personalizar um DataGridView, alterando suas cores, fontes e até ocultando colunas, que é um artifício muito útil, já que uma coluna oculta não é exibida ao usuário, mas pode ter seus dados processados normalmente pela aplicação.

O que é um DataTable?

O DataTable é só uma classe que nos fornece várias funcionalidades para manipular dados que serão representados em forma tabular. Na prática ele acaba funcionando como um recipiente temporário para armazenamento de dados, pois ele é alimentado com o resultado de uma consulta feita ao banco de dados, e depois serve para alimentar o DataGridView.

O que é um DataAdapter?

O DataAdapter é um adaptador capaz de interligar classes que manipulam dados em C# e o banco de dados em si. No nosso aplicativo o utilizaremos para interligar um DataTable com o MySQL.

Bem, estes foram os três importantes conceitos que serão utilizados aqui para a remoção dos clientes cadastrados em nosso banco de dados. Nenhum deles é difícil e seus nomes são bastante sugestivos para suas próprias funções.

O DataGridView exibe dados tabulares, em formato de um Grid, por isso este nome. O DataTable armazena temporariamente os dados em formato de uma tabela e o DataAdapter é um adaptador, que funciona quase como um tradutor entre classes que manipulam dados no C# e o banco de dados. É simples!

Agora vamos continuar...

Vou abrir nossa pequena aplicação de exemplo e, em seguida, o formulário frmRemoveCliente, que atualmente está da seguinte forma:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Vou fazer uma pequena alteração nele antes de falarmos sobre o DataGridView em si. Vejam como ficará:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Adicionei um botão “Procurar”, que chamei de btnProcurar, e movi o botão “Remover” para baixo. Agora vou arrastar o DataGridView da barra de ferramentas para o formulário, deixando-o da seguinte forma:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Em seguida vou desmarcar os checkboxes que habilitam adição, edição e remoção do conteúdo do DataGridView, pois não faremos a manipulação dos dados dessa forma, através da Interface.

Após desmarcar estas três opções, vamos redimensionar o componente, para que ele ocupe, na horizontal, quase todo o formulário, conforme ilustra a figura abaixo:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Agora vou renomear o DataGridView para dgvCliente, alterando sua propriedade (Name).

Na sequência vamos inserir o Namespace para manipulação dos dados MySQL, ou seja, a using MySql.Data.MySqlClient;

Em seguida vamos criar estes objetos dentro do "public partial class frmRemoveCliente : Form"

private MySqlConnection minhaConexao;
private MySqlCommand meuComando;
private MySqlDataAdapter objAdapter;

Mais abaixo, dentro do método construtor do formulário, ou seja, o public frmRemoveCliente(), colocarei a string de conexão com o banco, deixando-o da seguinte forma:

public frmRemoveCliente()
{
InitializeComponent();
minhaConexao = new MySqlConnection("Persist Security Info = False; server = localhost; database = ContemBits; uid = root; pwd = root");
}

Por enquanto nosso código teve as seguintes alterações:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Agora vamos fazer uma pausa e entender a dinâmica deste formulário. A ideia é que o usuário digite, no Textbox, o nome do cliente que deseja excluir e o sistema exiba, abaixo, todos os clientes com aquele nome (ou parte dele). Então, após selecionar um deles no DataGridView, ele clique no botão “Remover” e essa remoção aconteça. Como primeiro passo, então, vamos nos preocupar com a busca a partir do nome digitado.

A string que fará isso no banco de dados a partir do nome digitado pelo usuário será:

string strComandoMySQL = "SELECT nome AS Nome, cidade AS Cidade, email AS Email FROM cliente WHERE Nome like '%" + txtNomeCadastroRemocao.Text + "%'";

Eu inseri as porcentagens no parâmetro like para que seja possível buscar também a partir de partes dos nomes. Pedi a exibição de apenas 3 colunas (Nome, Cidade e E-mail), embora nossa tabela tenha bem mais que isso.

Esta string pode ser criada dentro do código referente ao evento Click do botão Procurar. Também dentro deste bloco de código criaremos nosso DataTable, que armazenará temporariamente a tabela retornada do banco de dados. O código, por enquanto, deverá ficar da seguinte forma:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Agora que temos nosso DataTable pronto, vamos inserir o código completo do botão Procurar.

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Comentando a parte que nos interessa, depois da verificação de conexão aberta, temos:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

O código completo deste formulário ficará como ilustra a figura abaixo:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Bem, agora vou executar a aplicação e, como tenho um usuário chamado "Daniel Neri" cadastrado no banco de dados, vou pedir uma busca pelo usuário chamado "Dan", pois como o código MySQL foi montado para buscar pedaços do nome, devemos ter o retorno deste usuário. Vejamos:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Aí está o usuário cadastrado no banco!

E notem que as colunas automaticamente geradas no DataGridView são as que determinamos na busca no comando MySQL. Apenas para relembrar, o comando foi:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

No entanto, antes de pensarmos no código da remoção em si, vamos melhorar um pouco o visual do DataGridView. Vamos começar alterando a propriedade BackgroundColor:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Em seguida vamos alterar a AutoSizeColumnsMode para que fique com o valor Fill. Esta propriedade faz com que as colunas retornadas pelo SGBD ocupem todo o DataGridView, conforme ilustra a imagem abaixo:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

E executando, veremos o DataGridView da seguinte forma:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

A aparência já ficou melhor, mas podemos melhorar ainda mais. Da forma como está é possível que o usuário adicione linhas à nossa DataGridView, ou edite as existentes, mas não queremos isso. Neste exemplo queremos fazer uso desta importante ferramenta apenas para exibir os dados, portanto vamos alterar mais quatro propriedades, que são:

ReadOnly, que ficará com o valor True
AllowUserToAddRows, que deverá valer False
AllowUserToDeleteRows, que também valerá False
ColumnHeaderHeightSizeMode, com valor de AutoSize

Executando agora, teremos:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Agora não temos mais a última linha em branco, para adição de dados, e o DataGridView é somente leitura, ou seja, apenas para exibição de dados, como gostaríamos.

Para tornar mais nítido as operações a seguir, vou cadastrar mais dois usuários com nomes parecidos com o meu, deixando a consulta pelo trecho “Dan” retornando os seguintes resultados:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

A partir de agora vamos começar o código para remoção de dados. A ideia é que o usuário selecione um cliente a ser removido e com essa seleção faremos a remoção dos dados do banco. Vamos iniciar o código do botão "Remover" da seguinte forma:

int indice = dtgCliente.CurrentRow.Index;
string temporaria = dtgCliente[2, indice].Value.ToString();

Comentando, teremos:

DataGridView - DataTable - DataAdapter


DataGridView - DataTable - DataAdapter

Então, agora que temos o email do cliente armazenado na variável “temporaria”, fica fácil montar a string de comando para ser executada no MySQL. Vou demonstrar abaixo e já efetuar a execução, vejam:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Como é possível observar no código acima, a string de conexão foi montada na variável strComandoMySQL, com o comando de remoção sendo concatenado com a variável temporaria. O restante do código já não contém nenhuma novidade.

Vou executar e tentar a remoção do usuário "Danilo Ferreira".

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Apenas para constatar que a remoção foi realmente bem sucedida, vou entrar novamente no formulário de remoção de clientes e buscar por todos os clientes que tenham “Dan” no nome, vejam:

DataGridView - DataTable - DataAdapter

Nosso usuário "Danilo Ferreira" não foi encontrado!

Com isso fechamos o tópico sobre remoção de dados. Caso algum dos três importantes conceitos vistos aqui (DataGridView, DataTable e DataAdapter) não tenha ficado claro, sugiro que voltem ao início e leiam o texto novamente. Eles são realmente importantes.

No tópico seguinte faremos a parte de alteração de dados de usuários já cadastrados!



Notícias - Games

The King of Fighters XV já tem data para chegar

A SNK finalmente definiu uma data para lançamento do tão esperando The King Of Fighters XV. Segundo comunicado recente, o game de luta deve chegar em 17 de fevereiro de 2022 para os consoles Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series X e S, além de PCs. O título contará com 39 personagens e mante...

Ler Notícia Completa

Phil Spencer aprovou o Steam Deck rodando o xCloud

O chefe da divisão XBOX e vice presidente da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, recebeu um Steam Deck e passou uma semana testando o dispositivo da Valve. Nas palavras dele: “trata-se de um dispositivo muito legal. É interessante ter os jogos disponíveis em qualquer lu...

Ler Notícia Completa

Playstation 4 já vendeu mais de 116 milhões de unidades

Embora a nova geração de consoles já tenha chegado definitivamente, o PS4 ainda vem registrando bons números e ultrapassou a marca dos 116 milhões de aparelhos vendidos ao redor do mundo. Possivelmente a confirmação da Sony de que títulos bastante esperados, como o novo God Of War e Horizon Forb...

Ler Notícia Completa

Nintendo Switch supera Xbox 360 e PS3 em número de unidades vendidas

Em números divulgados nesta quinta-feira (05) a Nintendo confirmou a quantia de 89 milhões de unidades vendidas do seu console Switch, deixando para trás o Playstation 3, com 87 milhões de unidades e o Xbox 360, com 80 milhões. O próximo console na lista para ser ultrapassado é o Wii, também da...

Ler Notícia Completa

Far Cry 5 está de graça para todas as plataformas por tempo limitado

A Ubisoft liberou o game Far Cry 5 entre os dias 5 e 9 de agosto para todas as plataformas (PS4, PS5, Xbox One, Series X e Series S, Google Stadia e PC). A notícia é ótima, claro, mas ao contrário do que normalmente acontece, o jogo só poderá ser jogado gratuitamente até o dia 9 de agos...

Ler Notícia Completa

Tudo sobre o Luna, o novo serviço de streaming de jogos da Apple

Na última terça-feira a Amazon deu detalhes sobre seu serviço de streaming de jogos, o Luna. Trata-se de um serviço por assinatura, semelhante ao que faz o Netflix com filmes e séries. Com ele os jogos são trazidos para o seu dispositivo, seja uma TV, computador ou mesmo o iPhone, através da Int...

Ler Notícia Completa

The Last of Us Part II já é o maior lançamento do ano dentre todos os consoles

[sem spoilers] The Last of Us Part II agradou a muitos e desagradou a poucos, mas o fato é que a expectativa pelo lançamento do jogo era gigante! A primeira versão do jogo ganhou todos os prêmios possíveis e é considerada por quem o jogou como, no mínimo, um excelente título. Era inevitável, por...

Ler Notícia Completa

BGS 2020 é adiada devido ao coronavírus

A Brasil Game Show deste ano será adiada para os mesmos dias de 2021. Em comunicado oficial feito ontem, a organização do evento esclareceu as razões para o adiamento e comunicou que a 13ª edição da maior feira de games da América Latina acontecerá entre os dias 8 e 12...

Ler Notícia Completa

Organização cancela Anime Japan 2020 por causa do coronavírus

Em meio à epidemia do novo coronavírus (COVID-19), a organização do Anime Japan 2020 cancelou o evento, que aconteceria entre 21 e 24 de março, a fim de evitar a proliferação do vírus. A feira, que traz diversas novidades sobre animes, não será adiada. Além disso, o evento Family Anime Festa 20...

Ler Notícia Completa

EA é condenada por uso de imagem de jogadores

O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP) publicou um comunicado nesta sexta (1º) relatando o parecer favorável da Justiça contra a Electronic Arts pelo uso indevido de imagem de mais de 1.500 jogadores profissionais nos jogos da franquia FIFA. A sentença da juíza Mar...

Ler Notícia Completa

Sony demonstra um pouco do poder do PS5. Confira!

A Sony não vai realizar a tradicional coletiva de imprensa E3 deste ano, mas a companhia vem revelando gradualmente partes de seu console PlayStation de próxima geração. O PlayStation 5 é dito que vai suportar gráficos de 8K, áudio 3D, armazenamento SSD e retrocompatibilidade com os títulos exis...

Ler Notícia Completa

Cuidado! Alguns jogos para celular podem ouvir o que crianças assistem na TV

Essa não é a primeira vez que apps que ouvem o que os usuários estão fazendo, conversando ou mesmo assistindo na TV são expostos. Mas, desta vez, parece que alguns games mobile para crianças estão monitorando através do microfone de smartphones o que seu público está consumindo na televisão. As...

Ler Notícia Completa

Desenvolvedores de games cancelam prêmio de fundador da Atari após acusações de assédio

Nolan Bushnell fala abertamente sobre reuniões que empresa realizava em banheiras e outros comportamentos inapropriados com mulheres. Ele 'aplaude' decisão. Os organizadores da Conferência dos Desenvolvedores de Games (GDC, na sigla original) anunciaram nesta quarta-feira (31) a decisão de cance...

Ler Notícia Completa

Mercado de games bate novo recorde e fatura US$ 36 bilhões em 2017

A indústria de games norte-americana alcançou um recorde considerável em 2017: considerando vendas de consoles, acessórios, softwares e microtransações, o faturamento bruto desse segmento da economia foi de US$ 36 bilhões. É o maior número da história e que representa um crescimento de 18% em...

Ler Notícia Completa

Conheça o novo controle do Atari

Para aquecer o coração dos fãs mais nostálgicos, a Atari publicou no Facebook a primeira foto do controle do seu novo videogame, o Ataribox, que é essencialmente uma versão modernizada do periférico do icônico Atari 2600. O controle mantém a mesma estética do modelo original, mas agora sem fio e...

Ler Notícia Completa

R$ 8,5 milhões: esse é o salário de Faker, a maior estrela do League of Legends

Lee “Faker” Sang-hyeok é a maior lenda entre os fãs de League of Legends. Tricampeão mundial pela equipe SK Telecom T1, o sul-coreano inspira respeito na comunidade e admiração nos oponentes. Com a vitória do jogador no Mundial de 2016 e o fim da temporada oficial da Riot Games neste ano, a orga...

Ler Notícia Completa

Boa notícia! Nintendinho clássico voltará a ser vendido em 2018

A Nintendo não esperava tanta procura pela versão em miniatura quando ele foi lançado no ano passado, e, para agradar quem não conseguiu comprar um, a empresa anunciou que relançará o NES Classic em 2018. Perto de lançar outro console em miniatura, o SNES Classic, a Nintendo quer acalmar um pou...

Ler Notícia Completa

Nintendo está preparando um sistema de conquistas para o Switch

Durante um bom tempo eu fui um grande defensor das conquistas nos games. Não que eu tenha deixado de os apoiar, principalmente por achar que podem aumentar bastante a vida útil dos títulos para algumas pessoas, mas a verdade é que se antes eu tentava explorar mais o sistema, hoje raramente procu...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.

O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.

A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.

O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.

Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!