DataGridView - DataTable - DataAdapter
Esse tópico será um pouco mais extenso que os anteriores, e talvez mais importante, pois falarei sobre três assuntos fundamentais para a criação de qualquer aplicativo, que são o DataGridView, DataTable e DataAdapter. Antes de entrarmos no código e em alterações em nosso aplicativo de cadastro de clientes, vamos às perguntas que nos permitirão prosseguir com a atualização do programa.
O que é um DataGridView?
O DataGridView é um componente capaz de exibir dados em formatos tabulares. Ele pode criar linhas ou colunas dinamicamente, de acordo com os dados que receber. Estes dados podem ser originados pelo próprio usuário, por um arquivo texto ou por um banco de dados, que é o mais comum. É possível personalizar um DataGridView, alterando suas cores, fontes e até ocultando colunas, que é um artifício muito útil, já que uma coluna oculta não é exibida ao usuário, mas pode ter seus dados processados normalmente pela aplicação.
O que é um DataTable?
O DataTable é só uma classe que nos fornece várias funcionalidades para manipular dados que serão representados em forma tabular. Na prática ele acaba funcionando como um recipiente temporário para armazenamento de dados, pois ele é alimentado com o resultado de uma consulta feita ao banco de dados, e depois serve para alimentar o DataGridView.
O que é um DataAdapter?
O DataAdapter é um adaptador capaz de interligar classes que manipulam dados em C# e o banco de dados em si. No nosso aplicativo o utilizaremos para interligar um DataTable com o MySQL.
Bem, estes foram os três importantes conceitos que serão utilizados aqui para a remoção dos clientes cadastrados em nosso banco de dados. Nenhum deles é difícil e seus nomes são bastante sugestivos para suas próprias funções.
O DataGridView exibe dados tabulares, em formato de um Grid, por isso este nome. O DataTable armazena temporariamente os dados em formato de uma tabela e o DataAdapter é um adaptador, que funciona quase como um tradutor entre classes que manipulam dados no C# e o banco de dados. É simples!
Agora vamos continuar...
Vou abrir nossa pequena aplicação de exemplo e, em seguida, o formulário frmRemoveCliente, que atualmente está da seguinte forma:
Vou fazer uma pequena alteração nele antes de falarmos sobre o DataGridView em si. Vejam como ficará:
Adicionei um botão “Procurar”, que chamei de btnProcurar, e movi o botão “Remover” para baixo. Agora vou arrastar o DataGridView da barra de ferramentas para o formulário, deixando-o da seguinte forma:
Em seguida vou desmarcar os checkboxes que habilitam adição, edição e remoção do conteúdo do DataGridView, pois não faremos a manipulação dos dados dessa forma, através da Interface.
Após desmarcar estas três opções, vamos redimensionar o componente, para que ele ocupe, na horizontal, quase todo o formulário, conforme ilustra a figura abaixo:
Agora vou renomear o DataGridView para dgvCliente, alterando sua propriedade (Name).
Na sequência vamos inserir o Namespace para manipulação dos dados MySQL, ou seja, a using MySql.Data.MySqlClient;
Em seguida vamos criar estes objetos dentro do "public partial class frmRemoveCliente : Form"
private MySqlConnection minhaConexao;
private MySqlCommand meuComando;
private MySqlDataAdapter objAdapter;
Mais abaixo, dentro do método construtor do formulário, ou seja, o public frmRemoveCliente(), colocarei a string de conexão com o banco, deixando-o da seguinte forma:
public frmRemoveCliente()
{
InitializeComponent();
minhaConexao = new MySqlConnection("Persist Security Info = False; server = localhost; database = ContemBits; uid = root; pwd = root");
}
Por enquanto nosso código teve as seguintes alterações:
Agora vamos fazer uma pausa e entender a dinâmica deste formulário. A ideia é que o usuário digite, no Textbox, o nome do cliente que deseja excluir e o sistema exiba, abaixo, todos os clientes com aquele nome (ou parte dele). Então, após selecionar um deles no DataGridView, ele clique no botão “Remover” e essa remoção aconteça. Como primeiro passo, então, vamos nos preocupar com a busca a partir do nome digitado.
A string que fará isso no banco de dados a partir do nome digitado pelo usuário será:
string strComandoMySQL = "SELECT nome AS Nome, cidade AS Cidade, email AS Email FROM cliente WHERE Nome like '%" + txtNomeCadastroRemocao.Text + "%'";
Eu inseri as porcentagens no parâmetro like para que seja possível buscar também a partir de partes dos nomes. Pedi a exibição de apenas 3 colunas (Nome, Cidade e E-mail), embora nossa tabela tenha bem mais que isso.
Esta string pode ser criada dentro do código referente ao evento Click do botão Procurar. Também dentro deste bloco de código criaremos nosso DataTable, que armazenará temporariamente a tabela retornada do banco de dados. O código, por enquanto, deverá ficar da seguinte forma:
Agora que temos nosso DataTable pronto, vamos inserir o código completo do botão Procurar.
Comentando a parte que nos interessa, depois da verificação de conexão aberta, temos:
O código completo deste formulário ficará como ilustra a figura abaixo:
Bem, agora vou executar a aplicação e, como tenho um usuário chamado "Daniel Neri" cadastrado no banco de dados, vou pedir uma busca pelo usuário chamado "Dan", pois como o código MySQL foi montado para buscar pedaços do nome, devemos ter o retorno deste usuário. Vejamos:
Aí está o usuário cadastrado no banco!
E notem que as colunas automaticamente geradas no DataGridView são as que determinamos na busca no comando MySQL. Apenas para relembrar, o comando foi:
No entanto, antes de pensarmos no código da remoção em si, vamos melhorar um pouco o visual do DataGridView. Vamos começar alterando a propriedade BackgroundColor:
Em seguida vamos alterar a AutoSizeColumnsMode para que fique com o valor Fill. Esta propriedade faz com que as colunas retornadas pelo SGBD ocupem todo o DataGridView, conforme ilustra a imagem abaixo:
E executando, veremos o DataGridView da seguinte forma:
A aparência já ficou melhor, mas podemos melhorar ainda mais. Da forma como está é possível que o usuário adicione linhas à nossa DataGridView, ou edite as existentes, mas não queremos isso. Neste exemplo queremos fazer uso desta importante ferramenta apenas para exibir os dados, portanto vamos alterar mais quatro propriedades, que são:
ReadOnly, que ficará com o valor True
AllowUserToAddRows, que deverá valer False
AllowUserToDeleteRows, que também valerá False
ColumnHeaderHeightSizeMode, com valor de AutoSize
Executando agora, teremos:
Agora não temos mais a última linha em branco, para adição de dados, e o DataGridView é somente leitura, ou seja, apenas para exibição de dados, como gostaríamos.
Para tornar mais nítido as operações a seguir, vou cadastrar mais dois usuários com nomes parecidos com o meu, deixando a consulta pelo trecho “Dan” retornando os seguintes resultados:
A partir de agora vamos começar o código para remoção de dados. A ideia é que o usuário selecione um cliente a ser removido e com essa seleção faremos a remoção dos dados do banco. Vamos iniciar o código do botão "Remover" da seguinte forma:
int indice = dtgCliente.CurrentRow.Index;
string temporaria = dtgCliente[2, indice].Value.ToString();
Comentando, teremos:
Então, agora que temos o email do cliente armazenado na variável “temporaria”, fica fácil montar a string de comando para ser executada no MySQL. Vou demonstrar abaixo e já efetuar a execução, vejam:
Como é possível observar no código acima, a string de conexão foi montada na variável strComandoMySQL, com o comando de remoção sendo concatenado com a variável temporaria. O restante do código já não contém nenhuma novidade.
Vou executar e tentar a remoção do usuário "Danilo Ferreira".
Apenas para constatar que a remoção foi realmente bem sucedida, vou entrar novamente no formulário de remoção de clientes e buscar por todos os clientes que tenham “Dan” no nome, vejam:
Nosso usuário "Danilo Ferreira" não foi encontrado!
Com isso fechamos o tópico sobre remoção de dados. Caso algum dos três importantes conceitos vistos aqui (DataGridView, DataTable e DataAdapter) não tenha ficado claro, sugiro que voltem ao início e leiam o texto novamente. Eles são realmente importantes.
No tópico seguinte faremos a parte de alteração de dados de usuários já cadastrados!