Minicursos - C#

Estrutura de Repetição - Foreach


O foreach é uma estrutura de repetição capaz de percorrer arrays de todos os tipos. Ele é de enorme utilidade quando não se sabe o tamanho do array que se quer percorrer. Vejam o exemplo de um foreach percorrendo um vetor:

Estrutura de Repetição - Foreach

Isso gerará a seguinte saída no Console:

Estrutura de Repetição - Foreach

A partir do que foi impresso na tela, fica claro que o foreach realmente percorreu todo o vetor e, a cada iteração, inseriu o valor encontrado na variável valorVetor, que foi impressa na tela. A grande vantagem que pode ser notada aqui é que não foi especificado quantas iterações seriam necessárias, ou seja, não especifiquei o tamanho do vetor, mas mesmo assim o foreach fez a leitura de todos os valores. Conforme citei no início do tópico, este importante comando percorre todo o vetor, não importando o seu tamanho. Só essa já seria uma grande vantagem, mas mais adiante, quando eu falar sobre Dicionários, sua utilidade será intensificada.


Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!