Minicursos - C#

Manipulando Strings


Manipular strings é fundamental para o desenvolvimento de qualquer aplicação. Os métodos para isso são diversos e vou citar os mais utilizados. Vamos começar pela concatenação simples, que consiste no fato de somar duas variáveis do tipo string. Vejam esse exemplo:

Manipulando Strings

A impressão da variável concatenada será:

Manipulando Strings

Percebam que houve uma fusão do conteúdo das duas variáveis dentro da variável concatenada. Esta é a forma mais simples de concatenação de strings.

Método Substring

Esse importante método serve para permitir que separemos apenas uma parte de uma string. Ao chama-lo devemos dizer a partir de qual posição da string ele deve começar a atuar e por quantos caracteres ele atuará. É mais simples do que parece. Imaginemos uma string contendo a seguinte frase:

“C# é muito legal!”.

Se quiséssemos pegar apenas a palavra “muito”, deveríamos fazer da seguinte forma:

string teste = "C# é muito legal!";
string pedaco = teste.Substring(5,5);

Comentando esse pequeno trecho, teremos:

Manipulando Strings

Agora vejam a impressão da variável “pedaco”:

Manipulando Strings

O método Substring também aceita a passagem de somente um parâmetro. Quando isso acontece ele entende esse valor como sendo o caractere de início da ação, e, como não há um valor informando quantos caracteres ele deve ler, isso será feito até o término da string. Vejam abaixo:

Manipulando Strings

Vejam a execução:

Manipulando Strings

Método ToUpper

Esse método é muito simples. Ele simplesmente pega toda a string e a deixa em letras maiúsculas.

Manipulando Strings

Agora a variável “variavelNova” tem todos os seus caracteres em maiúsculo.

Manipulando Strings

Método ToLower

Ao contrário da ToUpper, a ToLower deixa todos os caracteres da String minúsculos.

Manipulando Strings

Método StartsWith

Esse método retorna um booleano sempre que encontra uma string que inicie com o parâmetro passado para ela. Vejam um exemplo:

Manipulando Strings

Executando teremos:

Manipulando Strings

Método EndsWith

Como o próprio nome sugere, esse método é o contrário do StartsWith. Ele verifica se uma string termina com determinada sequência de caracteres recebida como parâmetro.

Manipulando Strings

No Console teremos:

Manipulando Strings

Método Trim

Esse também é um método bastante interessante. Ele remove todos os espaços em branco contido em strings.

Manipulando Strings

Criei esse código e deixei vários espaços em branco, tanto no início quanto no final da string. No entanto, a variável nova não conterá estes espaços, conforme ilustra a execução abaixo:

Manipulando Strings

Vale ressaltar que o método Trim possui duas variações, que são o TrimStart e o TrimEnd. O primeiro remove espaços em branco apenas no início da string e o segundo remove apenas no final.

Métodos PadLeft e PadRight

Os métodos PadLeft e PadRight realizam um preenchimento na string, deixando-a com o tamanho que você desejar. Imagine que você tenha uma pequena string, de apenas dois caracteres, mas por alguma razão (normalmente usa-se isso para realizar validação de dados) queira que ela tenha 5 caracteres. Isso pode ser feito através do PadLeft ou PadRight. O primeiro efetua o preenchimento à esquerda, enquanto o segundo o faz à direita. Vamos a um exemplo para deixar bem claro:

Manipulando Strings

Se tudo deu certo, agora a variável “nova” terá 5 caracteres, sendo que os três primeiros serão espaços vazios. Vejamos no Console se isso realmente aconteceu:

Manipulando Strings

Vejam que a string parece deslocada, mas na verdade ela está com 3 caracteres de espaço inseridos antes do “Oi”.

Também é importante comentar que é possível escolher com qual caractere esse preenchimento acontecerá. No exemplo acima, como não especificamos nada, foram colocados espaços em branco, mas poderíamos, por exemplo, querer que fossem colocados caracteres “x”. Dessa forma nosso comando ficaria da seguinte forma:

Manipulando Strings

Vejamos agora se o preenchimento aconteceu corretamente no Console:

Manipulando Strings

Agora a variável contém 3 caracteres “x” no seu início. Tudo o que foi dito e feito com o PadLeft vale para o Right, mas tudo acontecerá do lado direito da string.

Método Split

Esse método pode dividir uma string e armazena-la em um vetor. A divisão acontecerá sempre que ela encontrar, dentro da string, um caracter previamente definido. É simples. Imaginemos uma string contendo uma data, da seguinte forma:

String data = 15/04/2012;

Agora, supondo que queiramos separar o dia, o mês e o ano, faremos uso do método Split da seguinte forma:

Manipulando Strings

O comando foreach foi colocado apenas para exibir todo o vetor "Partes". Vejamos como ele ficou:

Manipulando Strings

Notem que em cada posição do vetor foi colocada uma parte da variável data e o caractere que delimitou essas partes foi o ‘/’.

Método Join

Esse método faz exatamente o contrário do Split. Ele promove a fusão de dados contidos em vetores para uma única string, permitindo que especifiquemos, no seu primeiro parâmetro, um separador para eles. Vejam o exemplo:

Manipulando Strings

Vejam a saída:

Manipulando Strings

Apenas para deixar bem claro o papel do primeiro parâmetro, que no exemplo acima era um espaço em branco, vou fazer outro exemplo, agora colocando um hífen, da seguinte forma:

Manipulando Strings

Notem a diferença:

Manipulando Strings

Método Replace

Outro método muito importante, principalmente para a validação de dados antes de envia-los a um banco de dados, por exemplo, é o Replace, que é capaz de substituir caracteres por outro previamente definido.

Imagine que você tenha um valor monetário capturado no formato R$ 250,00, mas para passa-lo ao banco de dados deve estar no formato R$ 250.00. Vejam como isso seria fácil com o Replace:

Manipulando Strings

Imprimindo a variável novoValor, teremos:

Manipulando Strings

Notem que a vírgula foi substituída pelo ponto. Esse método permite trocar qualquer coisa por qualquer coisa. Poderíamos, por exemplo, trocar uma palavra inteira por outra ou ainda mais de uma palavra por apenas outra, conforme o exemplo abaixo:

Manipulando Strings

Imprimindo a variável, teremos:

Manipulando Strings

Esse foi o método Replace. Sem dúvida você não viverá sem ele!

Método IndexOf

Este método nos informa em qual posição de uma string um determinado caractere está ou uma sequência de caracteres começa. É bem simples e útil, vejam:

Manipulando Strings

Como o retorno dessa função é um número inteiro que indica a posição do caractere na string, defini a variável ‘posicao’ para recebê-lo.

Vejamos a saída:

Manipulando Strings

Como procurávamos o caractere ‘p’, ele retornou a posição 7, pois o início da contagem é sempre a partir do zero.

Caso procurássemos uma sequência maior de caracteres, ele retornaria a posição do primeiro caractere dela, ou seja, a posição em que ela se inicia, conforme o exemplo abaixo:

Manipulando Strings

Rodando esse código teremos:

Manipulando Strings

Caso procurássemos um caractere ou um trecho que não está presente na string, ele retornaria o valor -1.

Esse foi o método IndexOf e com ele encerro a sequência de métodos que selecionei para manipular strings. Caso algum deles não tenha ficado claro, leia novamente sua explicação. Eles serão muito úteis para o desenvolvimento de qualquer aplicação.



Algumas notícias

Xiaomi 12 Ultra poderá ter câmera de incríveis 200MP

Um recente vazamento de dados ocorrido na rede social Weibo mostrou que a Xiaomi estaria trabalhando em um novo modelo top de linha, o Xiaomi 12 Ultra, com um sensor de poderosíssimos 200MP de resolução. Rumores já haviam sido trazidos à tona sobre essa possibilidade, inclusive com a suspeita de...

Ler Notícia Completa

Google Pixel 5a está superaquecendo durante as gravações de vídeos

Os boatos iniciais de que o novo celular da Google, o Pixel 5a, superaquecia, parece que se confirmaram. O aparelho é capaz de gravar vídeos em resolução 4K e com taxa de 60 frames por segundo, porém, superaquece a tal ponto que emite mensagem de alerta ao usuário, solicitando o desligamento do...

Ler Notícia Completa

Android 12 permitirá controle do celular através de expressões faciais

A nova versão do sistema operacional do Google, o Android 12, promete trazer uma interessante funcionalidade. Chamada de “Camera Switches”, a função faz parte do conjunto de aplicativos para acessibilidade e permite que, utilizando a câmera frontal do aparelho, o usuário possa executar uma série...

Ler Notícia Completa

Xiaomi revela detalhes e aparelhos que receberão a MIUI 12.5

A Xiaomi divulgou os detalhes da sua nova interface, a MIUI 12.5, que promete trazer correção para mais de 280 problemas atualmente conhecidos pela empresa. A ideia é que a nova versão esteja disponível até o final de agosto em pelo menos 12 modelos de smartphones da Xiaomi. Veja abaixo a rela...

Ler Notícia Completa

Samsung Galaxy F22

Lançado em julho de 2021, o Samsung Galaxy F22 é um aparelho que merece ser considerado por você que não pode gastar muito e não precisa de configurações de hardware top de linha, mas quer um aparelho de boa qualidade. O aparelho vem com processador octa-core (2 x 2Ghz + 6 x 1.8Ghz), opções com...

Ler Notícia Completa

Xiaomi Redmi K40 Gaming

O Redmi K40 Gaming ou Redmi K40 Gaming Edition chegou e ele impõe respeito! Como o próprio nome sugere, ele é voltado ao público gamer, com uma configuração capaz de rodar, sem grandes dificuldades, todos os jogos lançados até então. Com processador octa-core (1 x 3GHz + 3 x 2.6GHz + 4 x 2.0GHz)...

Ler Notícia Completa

Galaxy M42 5G

O Samsung Galaxy M42 5G promete chamar a atenção dentre os celulares intermediários. O aparelho conta com processador octa-core (2 x 2.2GHz + 6 x 1.7Ghz), possui versões com 6 ou 8Gb de memória RAM e 128Gb de armazenamento interno. Seu tamanho, de 6.6 polegadas, e sua tela de Super AMOLED, com...

Ler Notícia Completa

Realme 8 5G

Finalmente a Realme lançou o Realme 8 5G. O aparelho traz um conjunto interessante de componentes, com uma tela generosa de 6.5 polegadas de IPS LCD de 90Hz e resolução de 1080 x 2400 pixels (uma densidade de 405 pixels por polegada), qualidade que atende até aos usuários mais exigentes. O proce...

Ler Notícia Completa

Sony Xperia 10 III

Lançado em abril de 2021, o Sony Xperia 10 III chegou com um design extremamente elegante e configurações poderosas, principalmente no que se refere à gravação de vídeo. Seu conjunto de câmeras triplas (12, 8 e 8MP, sendo a última ultrawide) é capaz de gravar vídeos em 4K com 30fps e exce...

Ler Notícia Completa

Poco X3 GT

Anunciado no mês passado, o Poco X3 GT chegou e tem como alvo inicial o Oriente Médio e Ásia. O aparelho traz uma configuração interessante, com tela IPS LCD de 120Hz com HDR10 de 6.6 polegadas e resolução de 1080 x 2400 pixels. Ele possui três câmeras (64, 8(ultrawide) e 2MP) na parte...

Ler Notícia Completa

Procura por celulares 5G aumenta e preços caem

Um recente levantamento feito pelo Buscapé e o grupo Mosaico apontou que nos últimos 12 meses a procura por celulares 5G aumentou significativamente no Brasil. O aumento ultrapassa os 450% somente no primeiro semestre de 2021. Os preços, nesse mesmo período, sofreram uma redução de 15%. Modelos...

Ler Notícia Completa

Sem câmera aparente, vem aí o Mi Mix 4 da Xiaomi

Ao que tudo indica, o novo modelo top de linha da gigante chinesa Xiaomi será oficialmente anunciado na próxima terça-feira, dia 10/08. Embora a empresa não tenha divulgado detalhes técnicos do aparelho, acredita-se que ele terá câmera sob a tela, sem qualquer entalhe ou furo na parte frontal...

Ler Notícia Completa

Youtube pagará mais de 50 mil reais para criadores de conteúdo do Shorts

O Shorts, recentemente criado pelo Youtube, promete fazer pagamentos generosos a seus criadores de conteúdo. A empresa pretende pagar até US$ 100 milhões nos próximos 12 meses, tudo isso com o objetivo de impulsionar sua nova criação, que, como o próprio nome sugere, são vídeos curtos. As exigên

Ler Notícia Completa

O Windows 365 já chegou - Conheça os valores e detalhes da assinatura

O Windows 365 está disponível para ser assinado aqui no Brasil. Trata-se de uma plataforma que roda na nuvem e que permite a execução tanto do Windows 10 quanto do Windows 11, assim que este último for lançado oficialmente. A assinatura permitirá que você utilize o sistema operacional da Micro...

Ler Notícia Completa

Amazon divulga detalhes do Luna - Seu serviço de streaming de jogos

Na última terça-feira a Amazon deu detalhes sobre seu serviço de streaming de jogos, o Luna. Trata-se de um serviço por assinatura, semelhante ao que faz o Netflix com filmes e séries. Com ele os jogos são trazidos para o seu dispositivo, seja uma TV, computador ou mesmo o iPhone, através da Int...

Ler Notícia Completa

Windows 10 terá modificações no Menu Iniciar

A Microsoft liberou algumas imagens do novo Menu Iniciar, que deverá fazer parte do sistema operacional Windows 10 a partir de 2021. A primeira impressão é de que o objetivo da empresa é tornar o menu mais integrado ao restante da área de trabalho, através de blocos translúcidos, as “Live Tiles”...

Ler Notícia Completa

Alemanha autoriza primeiros testes de vacina contra Covid-19 em humanos

A Alemanha é mais um país a entrar na fase de testes de uma vacina contra a Covid-19 com humanos. O Instituto Paul Ehrlich, que opera como a agência regulatória federal alemã para vacinas e biomedicina, anunciou nesta quarta-feira (22) a autorização para o início dos estudos clínicos, que devem...

Ler Notícia Completa

Dispositivo de apenas 5 dólares detecta o HIV em poucos minutos

Com custo de apenas US$ 5, o pequeno aparelho permite ao usuário fazer o próprio diagnóstico O designer britânico Hans Ramzan criou um dispositivo capaz de identificar o HIV em questão de minutos. O aparelho é de uso simples, barato, e o teste pode ser feito em casa, ajudando na identifcação rá...

Ler Notícia Completa

PlayStation 5 consumirá menos energia que modelos anteriores

Console vai incluir opção que poupa energia no modo de espera O PlayStation 5 vai consumir consideravelmente menos energia que seu antecessor, PlayStation 4. Em publicação no seu blog, a Sony, através do presidente e CEO Jim Ryan, anunciou que está trabalhando com as Nações Unidas na iniciativa...

Ler Notícia Completa

Novo processador AMD tem desempenho de um Core i9 pela metade do preço

Enquanto o Ryzen 9 3900X custa US$ 499, o Intel Core i9 9920X sai por US$ 1189; ambos são de alto desempenho para desktop A fabricante AMD inaugurou nesta segunda-feira, 27, a Computex 2019, uma das maiores feiras de hardware de computador do mundo, com o anúncio de uma nova geração de processado...

Ler Notícia Completa

5G vai revolucionar a indústria

Os meses que antecederam a virada do ano testemunharam os primeiros passos de uma mudança sem precedentes, mas pouca gente percebeu o impacto que ela realmente terá: a tecnologia móvel de quinta geração, ou 5G, deixou os laboratórios e se tornou disponível para o mercado consumidor. A Ericsson...

Ler Notícia Completa

Carros autônomos da Waymo estão sendo atacando nas ruas dos EUA

De acordo com o que reportou o periódico norte-americano Arizona Central, carros autônomos da Waymo estão sendo atacados por moradores de cidades onde esses veículos estão em teste. Boa parte dos casos estão acontecendo em Chandler, onde um morador apontou uma arma para o motorista de segurança...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".

Instalar vários programas com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.

O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.

O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.

Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!