Minicursos - C#

Manipulando Strings


Manipular strings é fundamental para o desenvolvimento de qualquer aplicação. Os métodos para isso são diversos e vou citar os mais utilizados. Vamos começar pela concatenação simples, que consiste no fato de somar duas variáveis do tipo string. Vejam esse exemplo:

Manipulando Strings

A impressão da variável concatenada será:

Manipulando Strings

Percebam que houve uma fusão do conteúdo das duas variáveis dentro da variável concatenada. Esta é a forma mais simples de concatenação de strings.

Método Substring

Esse importante método serve para permitir que separemos apenas uma parte de uma string. Ao chamá-lo devemos dizer a partir de qual posição da string ele deve começar a atuar e por quantos caracteres ele atuará. É mais simples do que parece. Imaginemos uma string contendo a seguinte frase:

“C# é muito legal!”.

Se quiséssemos pegar apenas a palavra “muito”, deveríamos fazer da seguinte forma:

string teste = "C# é muito legal!";
string pedaco = teste.Substring(5,5);

Comentando esse pequeno trecho, teremos:

Manipulando Strings

Agora vejam a impressão da variável “pedaco”:

Manipulando Strings

O método Substring também aceita a passagem de somente um parâmetro. Quando isso acontece ele entende esse valor como sendo o caractere de início da ação, e, como não há um valor informando quantos caracteres ele deve ler, isso será feito até o término da string. Vejam abaixo:

Manipulando Strings

Vejam a execução:

Manipulando Strings

Método ToUpper

Esse método é muito simples. Ele simplesmente pega toda a string e a deixa em letras maiúsculas.

Manipulando Strings

Agora a variável “variavelNova” tem todos os seus caracteres em maiúsculo.

Manipulando Strings

Método ToLower

Ao contrário da ToUpper, a ToLower deixa todos os caracteres da String minúsculos.

Manipulando Strings

Método StartsWith

Esse método retorna um booleano sempre que encontra uma string que inicie com o parâmetro passado para ela. Vejam um exemplo:

Manipulando Strings

Executando teremos:

Manipulando Strings

Método EndsWith

Como o próprio nome sugere, esse método é o contrário do StartsWith. Ele verifica se uma string termina com determinada sequência de caracteres recebida como parâmetro.

Manipulando Strings

No Console teremos:

Manipulando Strings

Método Trim

Esse também é um método bastante interessante. Ele remove todos os espaços em branco contido em strings.

Manipulando Strings

Criei esse código e deixei vários espaços em branco, tanto no início quanto no final da string. No entanto, a variável nova não conterá estes espaços, conforme ilustra a execução abaixo:

Manipulando Strings

Vale ressaltar que o método Trim possui duas variações, que são o TrimStart e o TrimEnd. O primeiro remove espaços em branco apenas no início da string e o segundo remove apenas no final.

Métodos PadLeft e PadRight

Os métodos PadLeft e PadRight realizam um preenchimento na string, deixando-a com o tamanho que você desejar. Imagine que você tenha uma pequena string, de apenas dois caracteres, mas por alguma razão (normalmente usa-se isso para realizar validação de dados) queira que ela tenha 5 caracteres. Isso pode ser feito através do PadLeft ou PadRight. O primeiro efetua o preenchimento à esquerda, enquanto o segundo o faz à direita. Vamos a um exemplo para deixar bem claro:

Manipulando Strings

Se tudo deu certo, agora a variável “nova” terá 5 caracteres, sendo que os três primeiros serão espaços vazios. Vejamos no Console se isso realmente aconteceu:

Manipulando Strings

Vejam que a string parece deslocada, mas na verdade ela está com 3 caracteres de espaço inseridos antes do “Oi”.

Também é importante comentar que é possível escolher com qual caractere esse preenchimento acontecerá. No exemplo acima, como não especificamos nada, foram colocados espaços em branco, mas poderíamos, por exemplo, querer que fossem colocados caracteres “x”. Dessa forma nosso comando ficaria da seguinte forma:

Manipulando Strings

Vejamos agora se o preenchimento aconteceu corretamente no Console:

Manipulando Strings

Agora a variável contém 3 caracteres “x” no seu início. Tudo o que foi dito e feito com o PadLeft vale para o Right, mas tudo acontecerá do lado direito da string.

Método Split

Esse método pode dividir uma string e armazena-la em um vetor. A divisão acontecerá sempre que ela encontrar, dentro da string, um caracter previamente definido. É simples. Imaginemos uma string contendo uma data, da seguinte forma:

String data = 15/04/2012;

Agora, supondo que queiramos separar o dia, o mês e o ano, faremos uso do método Split da seguinte forma:

Manipulando Strings

O comando foreach foi colocado apenas para exibir todo o vetor "Partes". Vejamos como ele ficou:

Manipulando Strings

Notem que em cada posição do vetor foi colocada uma parte da variável data e o caractere que delimitou essas partes foi o ‘/’.

Método Join

Esse método faz exatamente o contrário do Split. Ele promove a fusão de dados contidos em vetores para uma única string, permitindo que especifiquemos, no seu primeiro parâmetro, um separador para eles. Vejam o exemplo:

Manipulando Strings

Vejam a saída:

Manipulando Strings

Apenas para deixar bem claro o papel do primeiro parâmetro, que no exemplo acima era um espaço em branco, vou fazer outro exemplo, agora colocando um hífen, da seguinte forma:

Manipulando Strings

Notem a diferença:

Manipulando Strings

Método Replace

Outro método muito importante, principalmente para a validação de dados antes de enviá-los a um banco de dados, por exemplo, é o Replace, que é capaz de substituir caracteres por outro previamente definido.

Imagine que você tenha um valor monetário capturado no formato R$ 250,00, mas para passá-lo ao banco de dados deve estar no formato R$ 250.00. Vejam como isso seria fácil com o Replace:

Manipulando Strings

Imprimindo a variável novoValor, teremos:

Manipulando Strings

Notem que a vírgula foi substituída pelo ponto. Esse método permite trocar qualquer coisa por qualquer coisa. Poderíamos, por exemplo, trocar uma palavra inteira por outra ou ainda mais de uma palavra por apenas outra, conforme o exemplo abaixo:

Manipulando Strings

Imprimindo a variável, teremos:

Manipulando Strings

Esse foi o método Replace. Sem dúvida você não viverá sem ele!

Método IndexOf

Este método nos informa em qual posição de uma string um determinado caractere está ou uma sequência de caracteres começa. É bem simples e útil, vejam:

Manipulando Strings

Como o retorno dessa função é um número inteiro que indica a posição do caractere na string, defini a variável ‘posicao’ para recebê-lo.

Vejamos a saída:

Manipulando Strings

Como procurávamos o caractere ‘p’, ele retornou a posição 7, pois o início da contagem é sempre a partir do zero.

Caso procurássemos uma sequência maior de caracteres, ele retornaria a posição do primeiro caractere dela, ou seja, a posição em que ela se inicia, conforme o exemplo abaixo:

Manipulando Strings

Rodando esse código teremos:

Manipulando Strings

Caso procurássemos um caractere ou um trecho que não está presente na string, ele retornaria o valor -1.

Esse foi o método IndexOf e com ele encerro a sequência de métodos que selecionei para manipular strings. Caso algum deles não tenha ficado claro, leia novamente sua explicação. Eles serão muito úteis para o desenvolvimento de qualquer aplicação.



Notícias - Games

The King of Fighters XV já tem data para chegar

A SNK finalmente definiu uma data para lançamento do tão esperando The King Of Fighters XV. Segundo comunicado recente, o game de luta deve chegar em 17 de fevereiro de 2022 para os consoles Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series X e S, além de PCs. O título contará com 39 personagens e mante...

Ler Notícia Completa

Phil Spencer aprovou o Steam Deck rodando o xCloud

O chefe da divisão XBOX e vice presidente da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, recebeu um Steam Deck e passou uma semana testando o dispositivo da Valve. Nas palavras dele: “trata-se de um dispositivo muito legal. É interessante ter os jogos disponíveis em qualquer lu...

Ler Notícia Completa

Playstation 4 já vendeu mais de 116 milhões de unidades

Embora a nova geração de consoles já tenha chegado definitivamente, o PS4 ainda vem registrando bons números e ultrapassou a marca dos 116 milhões de aparelhos vendidos ao redor do mundo. Possivelmente a confirmação da Sony de que títulos bastante esperados, como o novo God Of War e Horizon Forb...

Ler Notícia Completa

Nintendo Switch supera Xbox 360 e PS3 em número de unidades vendidas

Em números divulgados nesta quinta-feira (05) a Nintendo confirmou a quantia de 89 milhões de unidades vendidas do seu console Switch, deixando para trás o Playstation 3, com 87 milhões de unidades e o Xbox 360, com 80 milhões. O próximo console na lista para ser ultrapassado é o Wii, também da...

Ler Notícia Completa

Far Cry 5 está de graça para todas as plataformas por tempo limitado

A Ubisoft liberou o game Far Cry 5 entre os dias 5 e 9 de agosto para todas as plataformas (PS4, PS5, Xbox One, Series X e Series S, Google Stadia e PC). A notícia é ótima, claro, mas ao contrário do que normalmente acontece, o jogo só poderá ser jogado gratuitamente até o dia 9 de agos...

Ler Notícia Completa

Tudo sobre o Luna, o novo serviço de streaming de jogos da Apple

Na última terça-feira a Amazon deu detalhes sobre seu serviço de streaming de jogos, o Luna. Trata-se de um serviço por assinatura, semelhante ao que faz o Netflix com filmes e séries. Com ele os jogos são trazidos para o seu dispositivo, seja uma TV, computador ou mesmo o iPhone, através da Int...

Ler Notícia Completa

The Last of Us Part II já é o maior lançamento do ano dentre todos os consoles

[sem spoilers] The Last of Us Part II agradou a muitos e desagradou a poucos, mas o fato é que a expectativa pelo lançamento do jogo era gigante! A primeira versão do jogo ganhou todos os prêmios possíveis e é considerada por quem o jogou como, no mínimo, um excelente título. Era inevitável, por...

Ler Notícia Completa

BGS 2020 é adiada devido ao coronavírus

A Brasil Game Show deste ano será adiada para os mesmos dias de 2021. Em comunicado oficial feito ontem, a organização do evento esclareceu as razões para o adiamento e comunicou que a 13ª edição da maior feira de games da América Latina acontecerá entre os dias 8 e 12...

Ler Notícia Completa

Organização cancela Anime Japan 2020 por causa do coronavírus

Em meio à epidemia do novo coronavírus (COVID-19), a organização do Anime Japan 2020 cancelou o evento, que aconteceria entre 21 e 24 de março, a fim de evitar a proliferação do vírus. A feira, que traz diversas novidades sobre animes, não será adiada. Além disso, o evento Family Anime Festa 20...

Ler Notícia Completa

EA é condenada por uso de imagem de jogadores

O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP) publicou um comunicado nesta sexta (1º) relatando o parecer favorável da Justiça contra a Electronic Arts pelo uso indevido de imagem de mais de 1.500 jogadores profissionais nos jogos da franquia FIFA. A sentença da juíza Mar...

Ler Notícia Completa

Sony demonstra um pouco do poder do PS5. Confira!

A Sony não vai realizar a tradicional coletiva de imprensa E3 deste ano, mas a companhia vem revelando gradualmente partes de seu console PlayStation de próxima geração. O PlayStation 5 é dito que vai suportar gráficos de 8K, áudio 3D, armazenamento SSD e retrocompatibilidade com os títulos exis...

Ler Notícia Completa

Cuidado! Alguns jogos para celular podem ouvir o que crianças assistem na TV

Essa não é a primeira vez que apps que ouvem o que os usuários estão fazendo, conversando ou mesmo assistindo na TV são expostos. Mas, desta vez, parece que alguns games mobile para crianças estão monitorando através do microfone de smartphones o que seu público está consumindo na televisão. As...

Ler Notícia Completa

Desenvolvedores de games cancelam prêmio de fundador da Atari após acusações de assédio

Nolan Bushnell fala abertamente sobre reuniões que empresa realizava em banheiras e outros comportamentos inapropriados com mulheres. Ele 'aplaude' decisão. Os organizadores da Conferência dos Desenvolvedores de Games (GDC, na sigla original) anunciaram nesta quarta-feira (31) a decisão de cance...

Ler Notícia Completa

Mercado de games bate novo recorde e fatura US$ 36 bilhões em 2017

A indústria de games norte-americana alcançou um recorde considerável em 2017: considerando vendas de consoles, acessórios, softwares e microtransações, o faturamento bruto desse segmento da economia foi de US$ 36 bilhões. É o maior número da história e que representa um crescimento de 18% em...

Ler Notícia Completa

Conheça o novo controle do Atari

Para aquecer o coração dos fãs mais nostálgicos, a Atari publicou no Facebook a primeira foto do controle do seu novo videogame, o Ataribox, que é essencialmente uma versão modernizada do periférico do icônico Atari 2600. O controle mantém a mesma estética do modelo original, mas agora sem fio e...

Ler Notícia Completa

R$ 8,5 milhões: esse é o salário de Faker, a maior estrela do League of Legends

Lee “Faker” Sang-hyeok é a maior lenda entre os fãs de League of Legends. Tricampeão mundial pela equipe SK Telecom T1, o sul-coreano inspira respeito na comunidade e admiração nos oponentes. Com a vitória do jogador no Mundial de 2016 e o fim da temporada oficial da Riot Games neste ano, a orga...

Ler Notícia Completa

Boa notícia! Nintendinho clássico voltará a ser vendido em 2018

A Nintendo não esperava tanta procura pela versão em miniatura quando ele foi lançado no ano passado, e, para agradar quem não conseguiu comprar um, a empresa anunciou que relançará o NES Classic em 2018. Perto de lançar outro console em miniatura, o SNES Classic, a Nintendo quer acalmar um pou...

Ler Notícia Completa

Nintendo está preparando um sistema de conquistas para o Switch

Durante um bom tempo eu fui um grande defensor das conquistas nos games. Não que eu tenha deixado de os apoiar, principalmente por achar que podem aumentar bastante a vida útil dos títulos para algumas pessoas, mas a verdade é que se antes eu tentava explorar mais o sistema, hoje raramente procu...

Ler Notícia Completa

Street Fighter 2 será relançado para o Super Nintendo em edição comemorativa

A Capcom decidiu entrar na onda retrô que vem se espalhando pelo mercado de videogames e relançou "Street Fighter II" para Super Nintendo. O anúncio marca o aniversário de 30 anos do título, mas também serviu para dar o pontapé inicial em uma coleção de relançamentos tocada em parceria com a Re...

Ler Notícia Completa

Nintendo encerrará sua rede social

A Nintendo anunciou que fechará as portas da sua rede social, a Miiverse, no dia 8 de novembro. O serviço foi lançado junto com o Wii U e possibilitava uma integração dos posts com alguns jogos tanto para aquele console quanto para o 3DS, mas o Switch, lançado neste ano, não oferece suporte. Se...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.

O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.

O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.

Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!