Minicursos - C#

Melhorando a MessageBox


Há alguns tópicos vimos a MessageBox, que exibe caixas de mensagens para o usuário. No entanto eu falei muito superficialmente sobre elas, para não tumultuar a explicação. Vamos aprender alguns parâmetros novos para melhorá-la.

Como esse tópico será bastante simples, não vou usar nosso pequeno aplicativo para exemplo, mas sim criar um novo, vazio, apenas para trabalhar com os novos parâmetros da MessageBox.

Bem, nós vimos que se entrarmos com o comando MessageBox.Show e passarmos uma string como parâmetro, ela será exibida ao usuário, como mostra o exemplo abaixo:

MessageBox C#

Inserindo título ao MessageBox

Para inserir um título em uma MessageBox, basta que façamos a inserção de uma segunda string ao comando, da seguinte forma:

MessageBox C#

Aí está o título inserido ao MessageBox.

Acrescentando botões ao MessageBox

Além disso ainda poderíamos inserir outros botões à MessageBox. Imagine que você queria dar ao usuário a opção de clicar em OK, mas também quer que ele tenha a opção Cancelar. Para isso acrescentaremos um terceiro parâmetro ao comando, que é o MessageBoxButtons, conforme mostra a imagem abaixo:

MessageBox C#

Aí estão os dois botões! Mas claro que existem outras opções, como mostra o IntelliSense do Visual Studio:

MessageBox C#

Descobrindo qual botão foi clicado no MessageBox

Como é possível observar na imagem acima, existem várias combinações de botões para serem inseridos à MessageBox, mas quando existe mais de um botão é necessário saber em qual dos botões o usuário clicou. Para isso existe o comando DialogResult, que funciona muito bem em conjunto com a estrutura de decisão if, e seu uso é muito simples. Vou colocar um exemplo abaixo.

MessageBox C#

Inserindo um ícone ao MessageBox

Além de inserir vários botões e identificar qual deles foi clicado, ainda podemos inserir um ícone para melhorar o aspecto visual da MessageBox e também para intensificar a mensagem que está sendo passada ao usuário. Para isso colocaremos um terceiro parâmetro ao comando MessageBox, que é o MessageBoxIcon, como mostra o exemplo abaixo:

MessageBox C#

O MessageBoxIcon, com o complemento Information, insere o ícone de informação. Vejam abaixo um exemplo com o ícone de erro:

MessageBox C#

Notem que o ícone foi alterado. Vejam abaixo todas as opções de ícones que estão disponíveis:

MessageBox C#

Definindo o botão padrão do MessageBox

Outro parâmetro interessante da MessageBox é o MessageBoxDefaultButton, que nos permite definir qual será o botão padrão, ou seja, que já surgirá selecionado quando o pequeno formulário surgir. Sua sintaxe é muito simples. Aproveitando o código anterior, que possui dois botões, vou fazer um exemplo, vejam:

MessageBox C#

Executando o código, teremos:

MessageBox C#

Vejamos a diferença alterando o parâmetro para Button2:

MessageBox C#


MessageBox C#

Notem que agora o botão padrão, ou seja, o que já aparece pré-selecionado é o "Cancel".

É isso! Com esses parâmetros vou encerrar este tópico. Na verdade ainda temos como parâmetro o MessageBoxOptions, que você pode explorar, mas nenhuma de suas opções é relevante e elas praticamente nunca são usadas, então não percamos tempo com elas agora.

A partir do próximo tópico falarei sobre o conector MySQL .NET, que nos permite conectar a aplicação ao SGBD MySQL.



Notícias - Games

Atari VCS é finalmente lançado e surpreende

O Atari VCS foi lançado recentemente e trouxe suporte a praticamente todos os serviços de streaming de jogos já disponíveis. A única exceção foi por conta do Playstation Now, cujo suporte nativo não é oferecido, mas ele pode ser acessado através do modo PC do VCS, já que o console possui Googl...

Ler Notícia Completa

Conheça o Playstation 2 portátil criado por um brasileiro

Claudio Adriano decidiu criar uma versão portátil do console Playstation 2, da Sony. Inspirado no Nintendo Switch, o console ficou pronto depois de 2 anos de trabalho e algumas interessantes adaptações. Partindo de uma placa-mãe de um PS2 Slim, Claudio fez os encaixes necessários para que a pla...

Ler Notícia Completa

PS5 com SSDs não originais apresentam ótimo resultado

A última atualização do PS5 permite que se faça a expansão do armazenamento do console. Embora o aparelho exija características específicas para os dispositivos de expansão, como taxa de leitura de 5Gb/s, ele funciona surpreendentemente bem com SSDs de velocidades inferi...

Ler Notícia Completa

Capcom Pro Tour sofre o cancelamento de algumas etapas por conta do coronavírus

Em um comunicado ao público via redes sociais, a Capcom revelou que algumas etapas do Capcom Pro Tour foram removidas do calendário como precaução contra o surto de coronavírus pelo mundo...

Ler Notícia Completa

Conheça o Stadia: a incrível plataforma de streaming de games do Google

O Google deu o pontapé inicial para o que espera ser o futuro dos videogames: consoles e hardware em geral ficam em segundo plano, e os games rodam em qualquer dispositivo via streaming. A plataforma Stadia promete levar jogos para notebooks, TVs, celulares e muito mais. O projeto do Google se...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!