Minicursos - C#

Pilhas


Se você entendeu o conceito de filas, não terá qualquer dificuldade para entender as pilhas. Aqui vamos imaginar uma pilha de cartas de baralho, ok? Se formos adicionando cartas uma em cima da outra, teremos uma pilha. No entanto, se em determinado momento quisermos começar a retirar as cartas, uma a uma, a última carta colocada será a primeira a ser retirada. Este é o conceito de pilha! Enquanto nas filas o primeiro elemento a chegar era o primeiro a sair, nas pilhas o primeiro elemento a chegar é o último a sair, pois todos os outros estarão em cima dele e precisarão ser retirados primeiro.

Para criarmos essa estrutura em C#, utilizamos o comando Stack, vejam:

Pilhas - C#

O foreach, no final do código, é para realizar a impressão da pilha. Vejamos como ela está:

Pilhas - C#

Percebam que o último elemento a ser adicionado é o primeiro a aparecer, ou seja, o primeiro que sairá da pilha caso retiremos algum elemento. Essa é a grande diferença entre fila e pilha.

Exibindo o primeiro elemento da pilha

Para exibir o primeiro elemento de uma pilha o método a ser chamado é o mesmo do utilizado nas filas, o Peek.

Pilhas - C#

Executando, teremos:

Pilhas - C#

Removendo um elemento da pilha

O comando que remove elementos de uma pilha é o Pop. Vejam um exemplo de sua utilização abaixo:

Pilhas - C#

Inseri dois foreach, um antes da remoção e outro logo em seguida, para demonstrar, no Console, a alteração na pilha. Vejamos como ficou:

Pilhas - C#

Notem que a primeira carta, que foi a última a ser inserida, foi removida.

Contando elementos de uma pilha

Assim como numa fila, aqui também temos o método Count, que nos retorna um inteiro com o número de elementos presentes na pilha.

Pilhas - C#

Executando o código, teremos:

Pilhas - C#

Aí está nossa variável contendo o número de elementos presentes na pilha.

Excluindo todos os elementos da pilha

Para limparmos toda a pilha, deixando-a sem qualquer elemento, devemos utilizar o método Clear(), exatamente como fizemos na fila.

Pilhas - C#

Com o foreach do final do código, vamos tentar exibir a pilha:

Pilhas - C#

Está vazia, ou seja, os elemento foram corretamente removidos.

Bem, estas foram as funções que separei sobre pilhas. Assim como as filas, são muito utilizadas em jogos, mas seu uso é totalmente genérico. Seguramente você as usará em breve!

Com pilhas eu encerrei essa parte básica sobre C#. Alguns dos tópicos explicados até poderiam ter sido feitos utilizando a interface gráfica no lugar do Console, mas isso poderia dispersar sua atenção. A partir do próximo tópico já utilizarei a interface gráfica, ou seja, os famosos Windows Forms, com botões, menus, radiobuttons, checkbox, imagens, enfim, não mais teremos esta tela preta do Console nos exemplos! Teremos um minicurso mais bonito e interessante, pois teremos a aparência de uma aplicação real. Se você acompanhou tudo até aqui e absorveu boa parte do que foi explicado, ótimo! Saiba que a parte mais entediante já passou!



Notícias - Games

Atari VCS é finalmente lançado e surpreende

O Atari VCS foi lançado recentemente e trouxe suporte a praticamente todos os serviços de streaming de jogos já disponíveis. A única exceção foi por conta do Playstation Now, cujo suporte nativo não é oferecido, mas ele pode ser acessado através do modo PC do VCS, já que o console possui Googl...

Ler Notícia Completa

Conheça o Playstation 2 portátil criado por um brasileiro

Claudio Adriano decidiu criar uma versão portátil do console Playstation 2, da Sony. Inspirado no Nintendo Switch, o console ficou pronto depois de 2 anos de trabalho e algumas interessantes adaptações. Partindo de uma placa-mãe de um PS2 Slim, Claudio fez os encaixes necessários para que a pla...

Ler Notícia Completa

PS5 com SSDs não originais apresentam ótimo resultado

A última atualização do PS5 permite que se faça a expansão do armazenamento do console. Embora o aparelho exija características específicas para os dispositivos de expansão, como taxa de leitura de 5Gb/s, ele funciona surpreendentemente bem com SSDs de velocidades inferi...

Ler Notícia Completa

Capcom Pro Tour sofre o cancelamento de algumas etapas por conta do coronavírus

Em um comunicado ao público via redes sociais, a Capcom revelou que algumas etapas do Capcom Pro Tour foram removidas do calendário como precaução contra o surto de coronavírus pelo mundo...

Ler Notícia Completa

Conheça o Stadia: a incrível plataforma de streaming de games do Google

O Google deu o pontapé inicial para o que espera ser o futuro dos videogames: consoles e hardware em geral ficam em segundo plano, e os games rodam em qualquer dispositivo via streaming. A plataforma Stadia promete levar jogos para notebooks, TVs, celulares e muito mais. O projeto do Google se...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!