Minicursos - C#

RadioButton


Os RadioButtons são bastante úteis para quando se precisa oferecer algumas opções ao usuário, mas queremos limitar a escolha a uma única opção. É comum encontra-los em formulários para a seleção de sexo, por exemplo. Vamos inserir dois RadioButtons com essa função em nosso projeto. Na aba Form1.cs[Design], arraste dois deles para o Form.

RadioButton

Vamos alterar a propriedade Text de cada um deles, como fizemos com o componente Button no tópico anterior, deixando o radioButton1 com texto Masculino e o radioButton2 com Feminino.

RadioButton

Agora vamos integrar o pequeno código que já fizemos para o botão chamado de "Botao1" com os radioButtons recentemente inseridos. Clicando duas vezes no botão “Exibir Mensagem” acessaremos o código C# dele. Neste código vamos criar uma variável string chamada "Mensagem" e fazê-la exibir um texto de acordo com o RadioButton selecionado. Nosso código ficará assim:

RadioButton

Observação importante!

RadioButton

Só comentando este pequeno código e fazendo uma breve revisão de lógica, o que ele faz é um teste para verificar se o primeiro RadioButton está selecionado. Se estiver, a variável "Mensagem" recebe o texto “O usuário é do sexo Masculino”. Caso o segundo RadioButton esteja selecionado, o texto a ser inserido na variável "Mensagem" é “O usuário é do sexo Feminino”. Por fim, caso nenhum dos dois esteja selecionado, o texto será de “Nenhum RadioButton foi selecionado”.

As propriedades, tanto dos RadioButtons quanto de praticamente todos os componentes do Visual C# são muitas e não vou falar sobre todas, mas algumas realmente merecem ser citadas. Vamos e elas:

Propriedade Checked:

RadioButton

Essa propriedade aceita os valores "True" ou "False". Ela determina se na abertura do programa o RadioButton já terá sua opção selecionada por padrão. Isso é importante para várias situações. Você pode querer, por exemplo, que o RadioButton de maior probabilidade do usuário escolher esteja sempre selecionado na abertura do formulário do programa, então o escolhe e define seu valor como Checked = True.

Propriedade Enabled:

RadioButton

O Enabled também aceita os valores "True" ou "False". Definindo-o como "False" o botão RadioButton aparecerá no formulário do programa, mas não estará disponível para que o usuário o selecione. Essa função é bastante utilizada como "False" quando necessitamos que algum campo seja preenchido primeiro, obrigatoriamente, para depois o usuário ter acesso aos RadioButtons. Então, após o preenchimento deste campo obrigatório, o RadioButton é liberado. Veremos isso em funcionamenteo mais adiante, não se preocupe agora.

Propriedade Visible:

RadioButton

Como o próprio nome já sugere, essa propriedade determina se um RadioButton estará visível para o usuário ou não. Se definido com o valor "False", ele não aparecerá no formulário para que o usuário o veja. O motivo de esconder um RadioButton é semelhante ao de deixa-lo desabilitado, ou seja, podemos querer que ele apareça na tela somente após determinada interação do usuário. Se essa interação acontecer, alteraremos dinamicamente o valor da propriedade Visible para "True". Veremos como fazer isso em breve.

Essas foram as propriedades básicas dos RadioButtons. Na sequência veremos o CheckBox.



Algumas notícias

Xiaomi vende 52,9 milhões de celulares no segundo trimestre de 2021 e faturamento dispara

A gigante chinesa Xiaomi registrou um aumento de quase 85% no seu faturamento no segundo trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita divulgada pela empresa foi de 13,5 bilhões de dólares (algo em torno de 70 bilhões de reais) nos meses de abril a junho deste ano...

Ler Notícia Completa

Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus receberão atualização de segurança este mês

A Samsung começou a liberar esta semana, para proprietários dos modelos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, uma nova atualização de segurança. Por enquanto somente alguns países da Europa receberam o pacote, que deve ser dis...

Ler Notícia Completa

Novas câmeras 'debaixo da tela' da Oppo surpreendem

Para muitos, colocar uma câmera embaixo da tela de um celular era uma tarefa impensável, por conta de diversos problemas técnicos. Os primeiros testes da Oppo que se propuseram a isso geravam imagens de qualidade bastante insatisfatória, já que a captação da luz era prejudicada pela tela. A prim...

Ler Notícia Completa

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!