Minicursos - C#

Tela de Splash


A tela de Splash é a apresentação do programa. Trata-se de um formulário que é exibido ainda antes do formulário principal. Ele automaticamente desaparece, dando lugar ao programa principal, por isso é chamado de splash. É como algo que “espirra” na tela e em seguida desaparece. É bastante interessante e, embora não seja complicado fazê-lo, isso envolve alguns conceitos interessantes. Vou falar sobre eles conforme forem surgindo.

Bem, para começar vamos abrir o exemplo que no tópico anterior foi encerrado com as Tooltips e em seguida abrirmos o frmPrincipal. Vamos criar um novo formulário e chamá-lo de Spash, como ilustra a imagem abaixo:

Tela de Splash

Agora vamos inserir uma imagem de fundo neste formulário, que é a que será exibida no momento do Splah. Faremos isso através da propriedade BackGroundImage.

Tela de Splash

Aí está nossa imagem, no entanto o tamanho não foi adequado e precisamos fazer vários ajustes para transformar este formulário em um verdadeiro Spash. Vamos a eles!

A propriedade BackGroundImageLayout deve ter ser valor definido como Stretch.

A propriedade ShowInTaskbar deve ter o valor False.

A propriedade Size deve ter os mesmos valores da imagem adicionada. Este valor é definido em pixels. No meu caso a imagem mede 600 x 400, então deixarei com estes valores.

A StartPosition deve ficar com o valor CenterScreen.

A FormBorderStyle deve ser definida como None, para que não sejam exibidas as bordas.

Até aqui você deve ter um formulário semelhante ao da imagem abaixo:

Tela de Splash

Agora vamos ao código em si. Os dados abaixo devem ser criados no formulário principal, que no nosso pequeno aplicativo é o frmPrincipal.

Tela de Splash

Agora, ao executar o programa teremos nossa tela de Splash presente por 5 segundos antes que o formulário principal seja exibido!

Caso ela tenha aparecido, mas fora do centro da tela ou com o aspecto não tão bonito, vale a pena checar as configurações do formulário Splash. Segue abaixo uma imagem destacando tudo o que foi alterado.

Tela de Splash

Bem, essa foi a criação de uma simples tela de Splash. No tópico seguinte falarei sobre a ferramenta Timer e, na sequência veremos como adicionar uma barra de progresso às telas de splash para deixa-las mais profissionais!



Notícias - Games

Atari VCS é finalmente lançado e surpreende

O Atari VCS foi lançado recentemente e trouxe suporte a praticamente todos os serviços de streaming de jogos já disponíveis. A única exceção foi por conta do Playstation Now, cujo suporte nativo não é oferecido, mas ele pode ser acessado através do modo PC do VCS, já que o console possui Googl...

Ler Notícia Completa

Conheça o Playstation 2 portátil criado por um brasileiro

Claudio Adriano decidiu criar uma versão portátil do console Playstation 2, da Sony. Inspirado no Nintendo Switch, o console ficou pronto depois de 2 anos de trabalho e algumas interessantes adaptações. Partindo de uma placa-mãe de um PS2 Slim, Claudio fez os encaixes necessários para que a pla...

Ler Notícia Completa

PS5 com SSDs não originais apresentam ótimo resultado

A última atualização do PS5 permite que se faça a expansão do armazenamento do console. Embora o aparelho exija características específicas para os dispositivos de expansão, como taxa de leitura de 5Gb/s, ele funciona surpreendentemente bem com SSDs de velocidades inferi...

Ler Notícia Completa

Capcom Pro Tour sofre o cancelamento de algumas etapas por conta do coronavírus

Em um comunicado ao público via redes sociais, a Capcom revelou que algumas etapas do Capcom Pro Tour foram removidas do calendário como precaução contra o surto de coronavírus pelo mundo...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!