Minicursos - Javascript

Validações - Parte 2


Vamos nos aprofundar um pouco nas validações em JavaScript e em como construir formulários mais detalhados, melhorando a navegabilidade do site. No primeiro tutorial sobre esse assunto me limitei a apenas verificar strings vazias e identificar campos numéricos.

Aqui vamos introduzir alguns parâmetros novos.

Vou começar com um teste de string vazia simples.

Validações em Javascript

Um resumo rápido do código:

Criei um pequeno formulário apenas com o campo Nome e um botão Enviar, que faz o submit do formulário, ou seja, o envio dos seus dados. Na tag form inseri o parâmetro onsubmit, que executa um comando no ato do envio dos dados do formulário. Nesse caso defini que ele deve receber o retorno da função validarTudo(). Se este retorno for true, completa a ação de enviar e, se for false interrompe o envio. Já dentro da função validarTudo() verifico se o campo nome do formulário é vazio e, se for, exibimos um alerta. É muito simples. Vamos começar a incrementar esse código com a seguinte linha:

Validações em Javascript

Funçao focus

Se executarem o código agora verão que após a mensagem de alerta o cursor já se posiciona automaticamente no campo Nome, destacando para o usuário qual é o campo que não está preenchido corretamente.

Muito bem. Começamos a entender o que significa focus().

Vamos alterar mais um pouco nosso código.

Validações em JavaScript

Destacado em vermelho, inseri um valor padrão para o campo texto, ou seja, logo que o usuário entrar na página já verá a instrução “Por favor, digite seu nome aqui” no campo onde isso deve ser feito. Em seguida fiz uso do parâmetro onfocus(), que é acionado sempre que o foco é posicionado em determinado elemento, que no nosso caso é o campo Nome do formulário. Para o exemplo acima, sempre que o foco for colocado nesse campo, ele fará o seguinte teste:

if(this.value == “Por favor, digite seu nome aqui”)
{
this.value = “”;
}

Se o valor contido no campo for o que havíamos definido como padrão, então ele o substituirá por uma string vazia, para que o usuário possa digitar seu nome sem nenhum outro caractere para atrapalhar.

O detalhe é que como o campo deixa de ser vazio por padrão, temos que acrescentar a verificação, já dentro da função, para que o valor filtrado seja o valor padrão também, que foi o que fiz em verde, ou seja, se o usuário simplesmente abrir o formulário e clicar em Enviar, será enviada a string “Por favor, digite seu nome aqui”, mas evidentemente não queremos que isso seja considerado um valor válido, por isso essa verificação em verde se fez necessária.

Executando o código teremos:

Validações em Javascript

Reparem que o texto já aparece automaticamente no campo. Mas, quando eu clico nele, ou seja, quando direciono o foco para ele, a função onfocus() é acionada e o texto desaparece automaticamente, conforme imagem a seguir:

Validações em Javascript

Vamos melhorar um pouco mais o código.

Função onblur()

O evento onblur é o oposto do onfocus. Este último é acionado sempre que o foco é colocado em determinado objeto, enquanto o onblur é acionado quando o foco é retirado dele. Vou dar um exemplo prático com o seguinte código:

Validações em JavaScript

Percebam que adicionei, também para o campo Nome do nosso pequeno formulário, o evento onblur, que verifica se o valor digitado é vazio, ou seja, se o usuário está tentando deixar esse campo em branco e clicar em outro local da página e, se isso realmente acontecer, ele insere o valor “Esse campo não pode ficar em branco” nele.

Vou tentar deixar o campo em branco e clicar fora do formulário. Vejam o que acontece:

Validações em JavaScript

O Script inseriu o texto alertando ao usuário de que o campo deve ser preenchido.

Muito bem, agora vamos efetuar uma validação um pouco mais complexa. Vou adicionar um campo CEP no nosso formulário.

Validações em JavaScript

Vamos começar validando a quantidade de caracteres digitados pelo usuário, já que sabemos que um CEP válido é composto por 8 números. Faremos isso através do método length. Nosso JavaScript ficará da seguinte forma:

Validações em JavaScript

Se digitarmos um CEP incompleto nossa função verificará e retornará o erro:

Validações em JavaScript

Mas ainda temos um problema grave. A função length está apenas contando caracteres, ou seja, se digitarmos um CEP válido, por exemplo 13574971, ela vai aceitar, mas apenas por ele ter 8 caracteres. Isso quer dizer que se digitarmos um CEP inválido, mas também com 8 dígitos, ele será aceito. Seria algo como 13574TGD. Temos que evitar isso, e está fácil fazê-lo, vejam:

Validações em JavaScript

A função isNaN, que já foi explicada, faz a verificação e nos diz se o que foi digitado no campo é um valor numérico ou não. O detalhe fica por conta do OU lógico, também grifado em vermelho, ou seja, devemos retornar a mensagem de erro caso o campo não tenha 8 caracteres ou não seja um valor numérico, que é o que essa linha do comando else está verificando. Agora, depois disso, nossa validação acontece corretamente, vejam:

Validações em JavaScript

Poderíamos combinar os comandos if com o método length e determinarmos tamanhos mínimos ou máximos de caracteres para determinados campos, ou verificar se um dado, como a idade do usuário, é um valor positivo ou não, enfim, o que seu site necessitar pode ser validado combinando os poucos comandos que vimos e, com o auxílio do onfocus() e onblur() é possível alertar o usuário para que o preenchimento seja feito sem maiores dificuldades.



Notícias - Games

Atari VCS é finalmente lançado e surpreende

O Atari VCS foi lançado recentemente e trouxe suporte a praticamente todos os serviços de streaming de jogos já disponíveis. A única exceção foi por conta do Playstation Now, cujo suporte nativo não é oferecido, mas ele pode ser acessado através do modo PC do VCS, já que o console possui Googl...

Ler Notícia Completa

The King of Fighters XV já tem data para chegar

A SNK finalmente definiu uma data para lançamento do tão esperando The King Of Fighters XV. Segundo comunicado recente, o game de luta deve chegar em 17 de fevereiro de 2022 para os consoles Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series X e S, além de PCs. O título contará com 39 personagens e mante...

Ler Notícia Completa

Phil Spencer aprovou o Steam Deck rodando o xCloud

O chefe da divisão XBOX e vice presidente da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, recebeu um Steam Deck e passou uma semana testando o dispositivo da Valve. Nas palavras dele: “trata-se de um dispositivo muito legal. É interessante ter os jogos disponíveis em qualquer lu...

Ler Notícia Completa

Conheça o Playstation 2 portátil criado por um brasileiro

Claudio Adriano decidiu criar uma versão portátil do console Playstation 2, da Sony. Inspirado no Nintendo Switch, o console ficou pronto depois de 2 anos de trabalho e algumas interessantes adaptações. Partindo de uma placa-mãe de um PS2 Slim, Claudio fez os encaixes necessários para que a pla...

Ler Notícia Completa

Playstation 4 já vendeu mais de 116 milhões de unidades

Embora a nova geração de consoles já tenha chegado definitivamente, o PS4 ainda vem registrando bons números e ultrapassou a marca dos 116 milhões de aparelhos vendidos ao redor do mundo. Possivelmente a confirmação da Sony de que títulos bastante esperados, como o novo God Of War e Horizon Forb...

Ler Notícia Completa

Nintendo Switch supera Xbox 360 e PS3 em número de unidades vendidas

Em números divulgados nesta quinta-feira (05) a Nintendo confirmou a quantia de 89 milhões de unidades vendidas do seu console Switch, deixando para trás o Playstation 3, com 87 milhões de unidades e o Xbox 360, com 80 milhões. O próximo console na lista para ser ultrapassado é o Wii, também da...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.

O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.

Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.

Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!