Minicursos - Javascript

getElementById


Bem, agora que já fizemos exemplos simples de como criar e chamar funções em JavaScript, vamos avançar um pouco mais. Vamos fazer, como primeira parte desse tutorial, uma função que leia dois campos de um formulário HTML e exiba seu produto. Para isso faremos uso de uma função muito importante, chamada de getElementById.

Entendendo o getElementById

Esta função permite capturar e manipular campos de formulários HTML a partir do seu identificador id, pois ele é a chave para que o JavaScript consiga localizá-lo. Sua sintaxe é bastante simples. Se quisermos pegar o valor de um campo identificado no código com o id=”telefone” e armazena-lo em uma variável, podemos fazer dessa forma:

var conteudoCampo = document.getElementById(“telefone”).value;

Neste comando temos a palavra document, que representa o objeto atual onde o script se encontra, depois entra a função em si, que no caso é a getElementById, então, entre parênteses especificamos o identificador que estamos procurando, e o complemento value acessa o seu valor.

Essa função é das mais importantes e usadas em JavaScript. Poderíamos também fazer o contrário, que é inserir um valor no campo, a partir da execução do script. Vamos imaginar uma situação totalmente inversa, na qual tenhamos o valor dentro da variável conteudoCampo e queremos inseri-lo no campo identificado como telefone em nosso formulário. Nosso código JavaScript ficaria assim:

document.getElementById(“telefone”).value = conteudoCampo;

O procedimento é semelhante ao de uma atribuição de valor a uma variável. É bastante simples!

Agora vamos ao exemplo do nosso código, que lerá dois campos com números e exibirá uma janela com o produto dos mesmos.

Nosso código ficará assim:

<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
<title>Untitled Document <title>

<script type="text/javascript">
function calculaTotal() {
var total = 0;
var numero1 = document.getElementById("numero1").value;
var numero2 = document.getElementById("numero2").value;
total = numero1 * numero2;
alert("O valor dessa multiplicação é: " + total);
}

</script>

</head>
<body>
<form>
Valor 1: <input type="text" id="numero1" />
Valor 2: <input type="text" id="numero2" />


<input type="button" onclick="calculaTotal();" value="Multiplicar" />
</form>
</body>
</html>

Para que fique bem claro o funcionamento dessa importante função, vou comentar o código:

getElementById JavaScript

Vamos repassar o código todo. Eu criei a função com o nome de calculaTotal, que não recebe nenhum argumento, por isso o parênteses está vazio. Depois criei a variável total, que vai exibir o valor da multiplicação, e a inicializei com o valor zero. Em seguida criei a variável numero1, que recebe, através do comando document.getElementById, o valor digitado no campo numero1 do formulário HTML. O fato dos nomes da variável e do campo do formulário serem iguais é apenas uma coincidência. Isso não é um problema. O que importa para que essa leitura aconteça corretamente é que o valor entre parênteses no comando document.getElementById seja idêntico ao informado no id do campo do formulário.

Em seguida inseri, na variável total, o valor da multiplicação das variáveis numero1 pela numero2. Por fim, através da função alert, exibi a frase entre aspas, acrescentando o valor da variável total. O resultado, no navegador, é:

getElementById JavaScript

Vamos fazer o inverso. Agora não vamos exibir o resultado numa caixa de alerta, mas sim dentro de um campo do formulário, como se estivéssemos mostrando ao usuário o resultado da soma de itens de uma compra. Vamos inserir mais um campo no formulário com o nome de resultado, dessa forma:

Resultado: <input type="text" id="resultado" readonly="readonly" />

Coloquei também o parâmetro readonly=’readonly’, para que o usuário não possa editar esse campo.

E nossa função JavaScript agora ficará assim:

<script type="text/javascript">
function calculaTotal() {
var total = 0;
var numero1 = document.getElementById("numero1").value;
var numero2 = document.getElementById("numero2").value;
total = numero1 * numero2;
document.getElementById("resultado").value = total;
}

</script>

A execução desse código gerará a seguinte saída:

getElementById JavaScript

Ao clicar no botão, a função foi acionada, fez o cálculo e inseriu, no campo resultado, o valor da multiplicação. Essa técnica de usar o comando getElementById para procurar um campo e depois usar o complemento value para inserir um valor é muito utilizada. Praticamente todos os formulários de cálculo de compras usam essa técnica ou alguma derivada dela.

Ela é bastante simples, mas muito importante!



Notícias - Games

Atari VCS é finalmente lançado e surpreende

O Atari VCS foi lançado recentemente e trouxe suporte a praticamente todos os serviços de streaming de jogos já disponíveis. A única exceção foi por conta do Playstation Now, cujo suporte nativo não é oferecido, mas ele pode ser acessado através do modo PC do VCS, já que o console possui Googl...

Ler Notícia Completa

The King of Fighters XV já tem data para chegar

A SNK finalmente definiu uma data para lançamento do tão esperando The King Of Fighters XV. Segundo comunicado recente, o game de luta deve chegar em 17 de fevereiro de 2022 para os consoles Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series X e S, além de PCs. O título contará com 39 personagens e mante...

Ler Notícia Completa

Phil Spencer aprovou o Steam Deck rodando o xCloud

O chefe da divisão XBOX e vice presidente da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, recebeu um Steam Deck e passou uma semana testando o dispositivo da Valve. Nas palavras dele: “trata-se de um dispositivo muito legal. É interessante ter os jogos disponíveis em qualquer lu...

Ler Notícia Completa

Conheça o Playstation 2 portátil criado por um brasileiro

Claudio Adriano decidiu criar uma versão portátil do console Playstation 2, da Sony. Inspirado no Nintendo Switch, o console ficou pronto depois de 2 anos de trabalho e algumas interessantes adaptações. Partindo de uma placa-mãe de um PS2 Slim, Claudio fez os encaixes necessários para que a pla...

Ler Notícia Completa

Playstation 4 já vendeu mais de 116 milhões de unidades

Embora a nova geração de consoles já tenha chegado definitivamente, o PS4 ainda vem registrando bons números e ultrapassou a marca dos 116 milhões de aparelhos vendidos ao redor do mundo. Possivelmente a confirmação da Sony de que títulos bastante esperados, como o novo God Of War e Horizon Forb...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!