Minicursos - Lógica de Programação

Estruturas de Decisão


Estrutura de decisão é um dos assuntos mais importantes de tudo o que pode haver para ser falado neste minicurso. E não se preocupem, porque trata-se de algo extremamente simples.

Uma estrutura de decisão é só um comando capaz de executar um teste e, dependendo da resposta deste, que poderá ser verdadeiro ou falso, ele pode provocar um desvio no fluxo de execução do código. Parece complicado, mas é extremamente simples. Vamos imaginar um pequeno programa que pergunta a idade do usuário e responde uma mensagem dizendo se ele já é maior de idade ou não. Uma sugestão de pseudocódigo pode ser a seguinte:

VARIAVEIS
Idade:Integer;
INICIO
Idade ← 0;
ESCREVA(‘Por favor, digite sua idade: ’);
LER(Idade);
SE Idade >= 18 então
ESCREVA(‘Você já é maior de idade!’);
SENÃO
ESCREVA (‘Você não é maior de idade ainda.’);
FIM

Fazendo alguns comentários importantes sobre este bloco de comandos, teremos:



Como foi possível perceber, uma estrutura de decisão é como se fosse uma pergunta que é feita em determinado momento do código e, dependendo da resposta retornada, o fluxo caminhará para uma direção ou outra. Vale destacar que vários testes podem estar aninhados dentro da mesma estrutura. Aproveitando o exemplo acima, vamos imaginar que se a idade digitada pelo usuário fosse menor ou igual a 10 anos, então exibiríamos uma mensagem personalizada dizendo ao usuário que ele ainda é uma criança. Então nosso pseudocódigo ficaria da seguinte forma:



Aqui ficou claro que os testes podem estar aninhados e, caso o primeiro teste falhe, o segundo é feito. Se ele falhar também, o próximo é executado, e assim por diante. A grande observação é a seguinte: é possível perceber que o último comando 'SENÃO' está isolado, sem qualquer outro teste 'SE' junto dele. Isso significa que queremos que o código vinculado a este bloco seja executado caso todos os anteriores falhem. Nós queremos que o fluxo de execução passe por ele caso todos os testes anteriores retornem o valor falso, então, por este motivo, ele deve ser sempre o último comando a ser inserido dentro da estrutura de decisão.

Ilustrando esta teoria em um fluxograma, teríamos algo como:


É isso. No tópico seguinte falarei sobre estruturas de repetição.



Notícias - Games

Atari VCS é finalmente lançado e surpreende

O Atari VCS foi lançado recentemente e trouxe suporte a praticamente todos os serviços de streaming de jogos já disponíveis. A única exceção foi por conta do Playstation Now, cujo suporte nativo não é oferecido, mas ele pode ser acessado através do modo PC do VCS, já que o console possui Googl...

Ler Notícia Completa

Conheça o Playstation 2 portátil criado por um brasileiro

Claudio Adriano decidiu criar uma versão portátil do console Playstation 2, da Sony. Inspirado no Nintendo Switch, o console ficou pronto depois de 2 anos de trabalho e algumas interessantes adaptações. Partindo de uma placa-mãe de um PS2 Slim, Claudio fez os encaixes necessários para que a pla...

Ler Notícia Completa

PS5 com SSDs não originais apresentam ótimo resultado

A última atualização do PS5 permite que se faça a expansão do armazenamento do console. Embora o aparelho exija características específicas para os dispositivos de expansão, como taxa de leitura de 5Gb/s, ele funciona surpreendentemente bem com SSDs de velocidades inferi...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!