Minicursos - Lógica de Programação

Estruturas de Repetição


Estruturas de repetição são outro assunto de extrema importância na programação. Basicamente o papel de uma estrutura de repetição é “travar” a execução do código em determinado local, impedindo que o fluxo natural dos comandos aconteça. Uma estrutura de repetição é capaz de executar uma sequência de comandos várias vezes, enquanto uma condição pré estabelecida seja verdadeira.

Tentando ser mais claro, uma estrutura de repetição abriga um ou mais comandos. No início da estrutura é feito um teste e, se ele for verdadeiro, estes comandos serão executados. Ao final da execução dos comandos que estiverem dentro da estrutura de repetição, o teste inicial é feito novamente. Se retornar o valor verdadeiro, uma nova execução dos comandos presentes na estrutura acontece. Se retornar o valor falso, a estrutura se encerra e os comandos abaixo dela serão executados.

Vejam o pseudocódigo abaixo, onde crio um pequeno programa que faz a análise de duas notas de provas digitadas pelo usuário e, enquanto a média aritmética destes números for inferior a 6, será exibida a mensagem de “Aluno Reprovado”.

VARIAVEIS
nota1, nota2:Integer;
media:float;
INICIO
nota1 ← 0;
nota2 ← 0;
media ← 0;
ENQUANTO media < 6 FACA
ESCREVA(‘Por favor, digite a primeira nota: ’);
LER(nota1);
ESCREVA(‘Por favor, digite a segunda nota: ’);
LER(nota2);
media ← (nota1+nota2)/2;
ESCREVA(‘Aluno Reprovado ’);
FIM ENQUANTO;
ESCREVA (‘Aluno Aprovado!’);
FIM

Comentando este código, teremos:



Como foi possível observar, a estrutura de repetição trava o fluxo, impedindo que o restante do código seja executado enquanto uma condição definida no seu início for verdadeira.

Existem alguns tipos diferentes de estruturas de repetição, dependendo até da linguagem de programação utilizada, mas o princípio básico é esse descrito acima.

No tópico seguinte farei comentários e observações sobre as técnicas de lógica de programação que vimos aqui.



Algumas notícias

Xiaomi vende 52,9 milhões de celulares no segundo trimestre de 2021 e faturamento dispara

A gigante chinesa Xiaomi registrou um aumento de quase 85% no seu faturamento no segundo trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita divulgada pela empresa foi de 13,5 bilhões de dólares (algo em torno de 70 bilhões de reais) nos meses de abril a junho deste ano...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!