Minicursos - Lógica de Programação

Operadores


Operadores nada mais são do que caracteres que nos permitem diversas operações, não só com números. Essas operações podem ser aritméticas, lógicas, de comparação, enfim, a quantidade delas é grande e vou falar sobre os mais importantes e mais usados.

Vamos começar pelos operadores aritméticos, que são os mais usados.

Operador Sua função Exemplo Comentário
+ Soma x = 2+3; Nesse exemplo a variável terá o valor 5
- Subtração x = 15-5 Aqui o x valerá 10
* Multiplicação x = 3*4 x valerá 12
/ Divisão x = 20/2 O valor 10 será inserido em x
% Pegar o resto da divisão x = 7%3 x receberá o valor 1, já que 7 dividido por 3 dá 2 e sobra 1

Ainda sobre operadores aritméticos, vale citar o de dupla soma (++) e dupla subtração (--). Eles são chamados de incremento e decremento, respectivamente, e podem alterar em uma unidade o valor contido na variável. A maneira de utilizá-los é simples. Se eles forem usados antes da variável, ela sofrerá a ação deles antes de ser processada. Se forem usados depois dela, então ela será processada e em seguida sofrerá a ação deles. Resumindo...

Operadores

Operadores

Parece complicado, mas é simples, vejam: imaginemos uma variável x que tenha o valor 5 armazenado nela e com a qual faremos algumas impressões, ok? Agora vejam os exemplos:


Operador Sua função Valor Inicial Valor Final Comentário
x++ Incrementar em uma unidade após o uso da variável, pois o duplo incremento está colocado depois da variável. 5 6 Se estivéssemos mandando o código imprimir esse valor na tela, ele imprimiria o valor 5 e em seguida incrementaria em uma unidade, deixando a variável com o valor 6. 
++x Incrementar em uma unidade antes do uso da variável, pois o duplo incremento foi colocado antes da variável. 6 6 Agora a impressão já exibiria o valor 6, pois o incremento veio antes da variável, ou seja, ela já foi utilizada depois de ser incrementada em uma unidade.
x-- Decrementar em uma unidade após o uso da variável. 5 4 Nossa variável seria exibida com o valor 5, pois decrementamos uma unidade após o seu uso.
--x Decrementar em uma unidade antes do uso da variável. 4 4 Seria exibido o número 4, pois a variável sofreu o decremento antes de ser utilizada.

A regra é simples: se o operador vier antes da variável, então ele atuará antes de usa-la, seja para impressão ou uma operação aritmética. Se o operador vier depois da variável, significa que o sistema primeiro fará uso da variável com o seu valor atual, depois acionará o incremento ou decremento.

Operadores de Comparação:

Vou criar duas variáveis para facilitar os exemplos.

var idadePedro = 15;
var idadeMaria = 20;


Operador Sua função Exemplo Comentário
== Efetuar comparações simples, retornando verdadeiro se os valores comparados forem iguais. idadePedro == idadeMaria; O código vai nos retornar o valor falso, pois as idades não são iguais. Também poderíamos usar uma variável e um valor escrito, como: idadePedro == 15; Nesse caso ele retornaria verdadeiro, já que o número comparado é, de fato, igual ao valor da idade de Pedro.
!= Efetuar comparações, mas ele retornará verdadeiro se os valores comparados forem DIFERENTES. O símbolo de exclamação significa negação, ou seja, se NÃO IGUAL, retorne verdadeiro. idadePedro != idadeMaria Vai retornar verdadeiro, já que as idades são diferentes.
> Maior que. Vai retornar verdadeiro se o valor à esquerda for maior que o da direita. 25 > idadeMaria Retornará verdadeiro, já que a idade de Maria é 20.
< Menor que. É o inverso do exemplo acima. Se o número à esquerda for menor, retornará verdadeiro, se não, retornará falso. idadeMaria < idadePedro Retornará falso, pois a idade de Maria não é menor que a de Pedro.
>= Maior ou igual. Retornará verdadeiro se o valor à esquerda for maior ou igual ao da direita. 15 >= idadePedro Retornará verdadeiro, pois Pedro tem 15 anos.
<= Menor ou igual. Retornará verdadeiro se o valor à esquerda for menor ou igual ao da direita. 20 < idadeMaria Retornará verdadeiro, pois Maria tem exatamente 20 anos.

Continuando com os operadores de comparação, temos:

Operador Sua função Exemplo Comentário
=== Retornar verdadeiro caso os valores comparados sejam iguais E DE MESMO TIPO. idadeMaria === 20 Retornará verdadeiro, pois a idade de maria é um número e esse número é o 20.
=== Retornar verdadeiro caso os valores comparados sejam iguais E DE MESMO TIPO. idadeMaria === “20” Retornará falso, pois a idade de maria é de 20 anos, mas eu estou comparando uma variável numérica com a string 20. Percebam que ela foi colocada entre aspas.
!== Retornará verdadeiro se os operandos NÃO forem iguais, em valor e tipo. idadeMaria === “20” Retornará verdadeiro, pois embora o valor seja igual, o tipo não é, já que um é numérico e o outro é String
!== Retornará verdadeiro se os operandos NÃO forem iguais, em valor e tipo. idadeMaria === 20 Retornará falso, pois os valores são iguais tanto em valor quanto em tipo, mas a exclamação está negando a afirmação.

Alguns operadores são bem pouco utilizados (quase nunca, na verdade), então não se preocupe se as coisas parecem um pouco confusas por enquanto. Tudo ficará mais simples e claro quando começarmos a utilizar essa teoria em alguma linguagem de programação.

Operadores Lógicos

Esses operadores são utilizados em variáveis isoladas ou expressões e sempre retornam um valor booleano, ou seja, verdadeiro ou falso. Eles são de extrema importância e, se você nunca teve contato com eles, talvez pareça mais complicado do que realmente é. Sendo assim, para facilitar a compreensão, vou criar um grupo de variáveis;

var fruta = “laranja”;
var laranja = “redonda”;
var x = 8;

Percebam que existe uma variável chamada "fruta" com o valor "laranja" armazenado nela e outra variável chamada "laranja", com o valor "redonda" armazenado nela. A coincidência é proposital.


Operador Sua função Exemplo Comentário
&& E lógico. Esse operador irá retornar verdadeiro se, e somente se, ambas as expressões envolvidas forem verdadeiras. fruta == “laranja” && x == 8; Retornará verdadeiro, pois a variável fruta tem o valor “laranja” e x vale 8.
&& E lógico. Esse operador irá retornar verdadeiro se, e somente se, ambas as expressões envolvidas forem verdadeiras. laranja == “quadrada” && x == 8; Retornará falso, pois embora 'x' valha 8, o valor de laranja não é “quadrada”.
|| Ou lógico. Retornará verdadeiro se PELO MENOS UMA das expressões for verdadeira. fruta == “laranja” || x == 54; Retornará verdadeiro, pois embora o valor de x esteja errado, o valor de laranja está correto.
|| Ou lógico. Retornará verdadeiro se PELO MENOS UMA das expressões for verdadeira. fruta == “laranja” || laranja == “redonda”; Também retornará verdadeiro, pois ambas as expressões envolvidas são verdadeiras.
|| Ou lógico. Retornará verdadeiro se PELO MENOS UMA das expressões for verdadeira. fruta == “banana” || x == 9; Retornará falso, pois o valor de fruta não é “banana” e nem x vale 9.
! Não lógico. Ele provoca uma inversão na lógica da expressão, ou seja, retorna verdadeiro se a expressão for falsa e retorna falso se ela for verdadeira. !fruta == “laranja”; Retornará falso, pois embora o valor de fruta seja mesmo “laranja”, a lógica foi invertida pelo operador "!"
|| Não lógico. Ele provoca uma inversão na lógica da expressão, ou seja, retorna verdadeiro se a expressão for falsa e retorna falso se ela for verdadeira. !x == 4; Retornará verdadeiro, pois embora o valor de x esteja errado, o operador ! está invertendo o retorno.

E se você está tendo seu contato com esses operadores pela primeira vez, vale destacar que o operador “Ou lógico” não são dois sinais de exclamação, como pode parecer. Esse sinal é chamado pipe e, nos teclados ABNT ele fica localizado à esquerda da tecla Z. O operador “Não lógico”, sim, é um sinal de exclamação.

Bem, para encerrar os operadores que reservei para comentar, só falta falar de mais dois. Aliás, eles não são novos, pois são de adição e subtração, mas agora seu papel é diferente, pois eles atuarão sobre o valor atual da variável. Eles serão representados por += e -=. Vou demonstra-los com exemplos. As variáveis que vou usar para isso são: var a = 20; var b = 4;


Operador Sua função Exemplo Comentário
+= Acrescentar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a += 5; O resultado dessa operação será com a variável valendo 25, pois ela já possuía o valor 20 e recebeu mais 5 de incremento.
+= Acrescentar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a += b; Agora o resultado será 24, que é composto dos 20 que a variável possuía, mais 4 unidades da variável b.
-= Decrementar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a -= 10; Aqui nossa variável terá o valor 10, pois ela possuía o valor 20 e foi decrementado em 10 unidades.
-= Decrementar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a -= b; A variável terá o valor 16, pois ela possuía o valor 20 e foi decrementado em 4 unidades.

Estes foram os principais operadores. Se você ainda tem dúvida ou achou informação demais para quem está começando, não se preocupe, pois a utilização de todos eles ficará intuitiva ao longo do tempo. Como tudo o que é novo, pode parecer complicado, mas não é. Em seguida falarei sobre estruturas de decisão.



Algumas notícias

Xiaomi vende 52,9 milhões de celulares no segundo trimestre de 2021 e faturamento dispara

A gigante chinesa Xiaomi registrou um aumento de quase 85% no seu faturamento no segundo trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita divulgada pela empresa foi de 13,5 bilhões de dólares (algo em torno de 70 bilhões de reais) nos meses de abril a junho deste ano...

Ler Notícia Completa

Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus receberão atualização de segurança este mês

A Samsung começou a liberar esta semana, para proprietários dos modelos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, uma nova atualização de segurança. Por enquanto somente alguns países da Europa receberam o pacote, que deve ser dis...

Ler Notícia Completa

Novas câmeras 'debaixo da tela' da Oppo surpreendem

Para muitos, colocar uma câmera embaixo da tela de um celular era uma tarefa impensável, por conta de diversos problemas técnicos. Os primeiros testes da Oppo que se propuseram a isso geravam imagens de qualidade bastante insatisfatória, já que a captação da luz era prejudicada pela tela. A prim...

Ler Notícia Completa

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa

Google lança programa para capacitar profissionais brasileiros e com direito a bolsas

O Google iniciou nesta terça-feira (17) o Certificado Profissional de Suporte em TI para brasileiros. Trata-se de um curso desenvolvido pela gigante de tecnologia em parceria com a Coursera. Inicialmente, o módulo de ensino foi anunciado a um valor de US$ 39 por mês. Entretanto, sofreu uma redu...

Ler Notícia Completa

Intel Core i9-9900KS é um monstro com frequência de 5GHz em todos os núcleos

A Intel é uma das empresas presentes na Computex 2019, a maior feira de hardware da Ásia. E a empresa começou a esquentar os motores antes mesmo do início das conferências, exibindo um processador que não está para brincadeira: o Intel Core i9-9900KS, uma edição especial e ainda mais turbinada do...

Ler Notícia Completa

Como conversar com alguém no WhatsApp sem adicionar o número aos contatos

Este processo pode, à primeira vista, parecer um pouco confuso para usuários que não são muito experientes usando seu smartphone. Mas uma vez que você conclua o processo , vai entender o método e parecerá mais fácil. 1. Abra o seu navegador preferido no seu smartphone e digite o seguinte link na...

Ler Notícia Completa

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!