Minicursos - Lógica de Programação

Pseudocódigo


Agora vamos avançar no nosso minicurso e conversar um pouco sobre um assunto chamado Pseudocódigo. Vocês devem se lembrar do exemplo sobre as pastilhas de chocolate no tópico sobre Algoritmos. Aquele algoritmo para comer as pastilhas era muito básico, simples, digamos que, de certa maneira, até informal. E apesar de não termos chegado nesse ponto ainda, já comentei que todo programa de computador é criado utilizando alguma linguagem, que tem seus comandos, suas regras de sintaxe, tipos de dados, enfim, suas características que precisam ser respeitadas rigorosamente.

Nós podemos dizer que o pseudocódigo está entre o exemplo totalmente informal das pastilhas Confeti e um código feito com alguma linguagem de programação. É exatamente por isso que seu nome é pseudocódigo. Ele não tem a rigidez de um código e sua sintaxe é, digamos, genérica, clara para quem a lê e possível de ser convertido para qualquer linguagem.

Vou criar abaixo um exemplo de um pseudocódigo que soma dois números inteiros que são digitados pelo usuário logo após o sistema solicitar estas informações, e exibe o resultado.


Pseudocódigo

Apenas legendando as cores deste código, temos:

Em preto são os demarcadores, que só estão delimitando onde começam os blocos de criação das variáveis e o bloco de código ativo do programa.

Em vermelho temos a criação das variáveis.

Em azul temos um processo chamado de inicialização de variáveis.

Em verde temos o código que é mais visível ao usuário.

Ainda complementando o código com mais comentários, destaco o seguinte:


Pseudocódigo

Este foi um exemplo de pseudocódigo. Como vocês puderam perceber, ele não é tão “informal” quanto o meu algoritmo para comer a pastilha Confeti, mas também não é tão rigoroso quanto uma linguagem de programação. Ele é como uma matriz que permitiria que qualquer programador fizesse a interpretação das instruções e criasse um programa para atingir este objetivo utilizando qualquer linguagem de programação.

Para resumir e encerrar este tópico, o papel do pseudocódigo é permitir a interpretação de instruções para a implementação em qualquer linguagem de progração.

Em seguida falarei sobre os operadores.



Notícias - Games

Atari VCS é finalmente lançado e surpreende

O Atari VCS foi lançado recentemente e trouxe suporte a praticamente todos os serviços de streaming de jogos já disponíveis. A única exceção foi por conta do Playstation Now, cujo suporte nativo não é oferecido, mas ele pode ser acessado através do modo PC do VCS, já que o console possui Googl...

Ler Notícia Completa

Conheça o Playstation 2 portátil criado por um brasileiro

Claudio Adriano decidiu criar uma versão portátil do console Playstation 2, da Sony. Inspirado no Nintendo Switch, o console ficou pronto depois de 2 anos de trabalho e algumas interessantes adaptações. Partindo de uma placa-mãe de um PS2 Slim, Claudio fez os encaixes necessários para que a pla...

Ler Notícia Completa

PS5 com SSDs não originais apresentam ótimo resultado

A última atualização do PS5 permite que se faça a expansão do armazenamento do console. Embora o aparelho exija características específicas para os dispositivos de expansão, como taxa de leitura de 5Gb/s, ele funciona surpreendentemente bem com SSDs de velocidades inferi...

Ler Notícia Completa

Capcom Pro Tour sofre o cancelamento de algumas etapas por conta do coronavírus

Em um comunicado ao público via redes sociais, a Capcom revelou que algumas etapas do Capcom Pro Tour foram removidas do calendário como precaução contra o surto de coronavírus pelo mundo...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!