Minicursos - MySQL

Simplificando Consultas com Joins


Nesse tópico vou apenas ensinar como simplificar a sintaxe das consultas envolvendo várias tabelas. Como a cada nova tabela inserida em um JOIN a quantidade de dados a ser digitada aumenta muito, é importante sabermos como encurtar estes comandos.

Nos tópicos anteriores fizemos JOINs usando sintaxes como essa abaixo:

SELECT carro.modelo AS Modelo, carro.combustivel AS ‘Combustível’, preco.valor AS ‘Preço’ FROM carro, preco WHERE carro.modelo = preco.modelo AND carro.combustivel like ‘Gasolina’;

Vejam agora como podemos encurtar isso e renomear as tabelas:

Simplificando Consultas MySQL

Após o parâmetro FROM, quando citamos todas as tabelas que queremos utilizar na consulta, podemos criar um alias, ou seja, um "apelido" para ela. No exemplo acima, em destaque no retângulo vermelho, estou criando um alias chamado c, que referencia a tabela "carro", e outro chamado p, que referencia a tabela "preco". Por isso é possível, logo após o SELECT, digitar c.modelo no lugar de carro.modelo, ou p.valor no lugar de preco.valor, enfim, os comandos ficam mais fáceis de serem digitados.



Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!