Minicursos - Programação Orientada a Objetos

Herança


O conceito de herança é um dos mais importantes da programação orientada a objetos. Ele permite que se estenda as classes, gerando herdeiras, que são chamadas de classes-filha ou subclasses.

Vejam a ilustração abaixo, onde temos uma classe chamada Pessoa, uma Aluno e uma Professor.

As classes Aluno e Professor são herdeiras de Pessoa, portanto, nesta ilustração a classe Pessoa é chamada de Superclasse ou classe-pai. As classes Aluno e Professor são chamadas de Subclasses ou classes-filha. Notem que todo aluno e professor também são pessoas, mas nem todas as pessoas são alunos ou professores. Neste exemplo, as classes "Aluno" e "Professor", por serem herdeiras de "Pessoa", também terão "nome", "idade", "e-mail" e "sexo", que são os atributos da superclasse, mas além disso terão outros atributos específicos deles. É exatamente para que não tenhamos que inserir esses atributos comuns em todas as classes, o que geraria repetição de código, que existe a herança. Com ela podemos definir as classes Pessoa e Professor como herdeiras da classe Pessoa, ou seja, como subclasses da superclasse Pessoa. O triângulo ligando a classe Pessoa às outras duas indicam exatamente isso.

Aplicando o modelo da ilustração acima, Aluno será herdeiro de Pessoa, portanto terá nome, idade, e-mail e sexo, mas também terá nro_matricula e curso como atributos. Já Professor terá nome, idade, e-mail e sexo, mas também disciplina e salario. A mesma lógica vale para os métodos.Tanto Professor quanto Aluno terão o método exibeDados, mas Aluno também terá atualizaCurso e apagaMatricula. Já Professor terá o método exibeDados, mas também terá o cadastraAluno.

Vejam que com a herança é possível tornar tudo bastante organizado e com uma enorme reutilização de código das classes, ou seja, o processo de programação fica mais ágil. Vejamos como seria isso na prática. Vamos criar a classe "Pessoa" utilizando o C#.

Herança - Programação Orientada a Objetos (POO)

Agora criarei a classe "Aluno", fazendo-a herdar as características da classe "Pessoa":

Herança - Programação Orientada a Objetos (POO)

Vamos ver na prática isso funcionando. Vou tentar acessar o método exibeDados, presente na classe "Pessoa", mas a partir de um objeto do tipo "Aluno".

Herança - Programação Orientada a Objetos (POO)

Aí está o método exibeDados disponível para uso! Ou seja, de fato a classe "Aluno" herdou as características da classe "Pessoa", já que pode usar os métodos disponíveis apenas nela. Percebam que eu posso manipular todos os atributos da classe "Pessoa" a partir da classe "Aluno". Isso, através da herança, foi possível sem a necessidade de repetir tais argumentos no código. Conforme citei no início deste tópico, é o reaproveitamento de código voltado para as classes. Simples, mas muito útil!



Algumas notícias

Xiaomi vende 52,9 milhões de celulares no segundo trimestre de 2021 e faturamento dispara

A gigante chinesa Xiaomi registrou um aumento de quase 85% no seu faturamento no segundo trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita divulgada pela empresa foi de 13,5 bilhões de dólares (algo em torno de 70 bilhões de reais) nos meses de abril a junho deste ano...

Ler Notícia Completa

Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus receberão atualização de segurança este mês

A Samsung começou a liberar esta semana, para proprietários dos modelos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, uma nova atualização de segurança. Por enquanto somente alguns países da Europa receberam o pacote, que deve ser dis...

Ler Notícia Completa

Novas câmeras 'debaixo da tela' da Oppo surpreendem

Para muitos, colocar uma câmera embaixo da tela de um celular era uma tarefa impensável, por conta de diversos problemas técnicos. Os primeiros testes da Oppo que se propuseram a isso geravam imagens de qualidade bastante insatisfatória, já que a captação da luz era prejudicada pela tela. A prim...

Ler Notícia Completa

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!