Minicursos - Programação Orientada a Objetos

Herança


O conceito de herança é um dos mais importantes da programação orientada a objetos. Ele permite que se estenda as classes, gerando herdeiras, que são chamadas de classes-filha ou subclasses.

Vejam a ilustração abaixo, onde temos uma classe chamada Pessoa, uma Aluno e uma Professor.

As classes Aluno e Professor são herdeiras de Pessoa, portanto, nesta ilustração a classe Pessoa é chamada de Superclasse ou classe-pai. As classes Aluno e Professor são chamadas de Subclasses ou classes-filha. Notem que todo aluno e professor também são pessoas, mas nem todas as pessoas são alunos ou professores. Neste exemplo, as classes "Aluno" e "Professor", por serem herdeiras de "Pessoa", também terão "nome", "idade", "e-mail" e "sexo", que são os atributos da superclasse, mas além disso terão outros atributos específicos deles. É exatamente para que não tenhamos que inserir esses atributos comuns em todas as classes, o que geraria repetição de código, que existe a herança. Com ela podemos definir as classes Pessoa e Professor como herdeiras da classe Pessoa, ou seja, como subclasses da superclasse Pessoa. O triângulo ligando a classe Pessoa às outras duas indicam exatamente isso.

Aplicando o modelo da ilustração acima, Aluno será herdeiro de Pessoa, portanto terá nome, idade, e-mail e sexo, mas também terá nro_matricula e curso como atributos. Já Professor terá nome, idade, e-mail e sexo, mas também disciplina e salario. A mesma lógica vale para os métodos.Tanto Professor quanto Aluno terão o método exibeDados, mas Aluno também terá atualizaCurso e apagaMatricula. Já Professor terá o método exibeDados, mas também terá o cadastraAluno.

Vejam que com a herança é possível tornar tudo bastante organizado e com uma enorme reutilização de código das classes, ou seja, o processo de programação fica mais ágil. Vejamos como seria isso na prática. Vamos criar a classe "Pessoa" utilizando o C#.

Herança - Programação Orientada a Objetos (POO)

Agora criarei a classe "Aluno", fazendo-a herdar as características da classe "Pessoa":

Herança - Programação Orientada a Objetos (POO)

Vamos ver na prática isso funcionando. Vou tentar acessar o método exibeDados, presente na classe "Pessoa", mas a partir de um objeto do tipo "Aluno".

Herança - Programação Orientada a Objetos (POO)

Aí está o método exibeDados disponível para uso! Ou seja, de fato a classe "Aluno" herdou as características da classe "Pessoa", já que pode usar os métodos disponíveis apenas nela. Percebam que eu posso manipular todos os atributos da classe "Pessoa" a partir da classe "Aluno". Isso, através da herança, foi possível sem a necessidade de repetir tais argumentos no código. Conforme citei no início deste tópico, é o reaproveitamento de código voltado para as classes. Simples, mas muito útil!



Notícias - Games

Atari VCS é finalmente lançado e surpreende

O Atari VCS foi lançado recentemente e trouxe suporte a praticamente todos os serviços de streaming de jogos já disponíveis. A única exceção foi por conta do Playstation Now, cujo suporte nativo não é oferecido, mas ele pode ser acessado através do modo PC do VCS, já que o console possui Googl...

Ler Notícia Completa

Conheça o Playstation 2 portátil criado por um brasileiro

Claudio Adriano decidiu criar uma versão portátil do console Playstation 2, da Sony. Inspirado no Nintendo Switch, o console ficou pronto depois de 2 anos de trabalho e algumas interessantes adaptações. Partindo de uma placa-mãe de um PS2 Slim, Claudio fez os encaixes necessários para que a pla...

Ler Notícia Completa

PS5 com SSDs não originais apresentam ótimo resultado

A última atualização do PS5 permite que se faça a expansão do armazenamento do console. Embora o aparelho exija características específicas para os dispositivos de expansão, como taxa de leitura de 5Gb/s, ele funciona surpreendentemente bem com SSDs de velocidades inferi...

Ler Notícia Completa

Capcom Pro Tour sofre o cancelamento de algumas etapas por conta do coronavírus

Em um comunicado ao público via redes sociais, a Capcom revelou que algumas etapas do Capcom Pro Tour foram removidas do calendário como precaução contra o surto de coronavírus pelo mundo...

Ler Notícia Completa
Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!