O Enum é um conceito bastante útil para algumas áreas de programação. Na verdade trata-se da abreviação de Enumeração, que na prática nada mais é do que um grupo de constantes. A grande vantagem das Enums é que elas podem expressar números através de nomes. Vou colocar um exemplo que vai deixar bem claro sua utilidade. Vamos imaginar o cenário de um pequeno jogo de batalha-naval, que tenha, para cada objeto do jogo, uma determinada pontuação. Para dar início ao exemplo, criarei um novo projeto no Visual C# Express e dentro dele uma classe chamada "Pontos".
Agora, dentro dessa classe, criarei uma Enum chamada "PontosAcertos", que definirá a pontuação referente a cada objeto do jogo.
Notem que eu atribui alguns valores para cada objeto do jogo.
Agora imaginem que num outro momento do código você queira utilizar, exibindo na tela, o valor atribuído a um
Cruzador. Para muitos a solução já deve estar mentalmente pronta, que seria:
Pontos.PontosAcertos.Cruzadores
Essa resposta faz sentido, já que acessa primeiro a Classe, depois a Enum e em seguida o valor do item desejado.
No entanto, vamos tentar exibi-la no Console do C# com o seguinte comando:
Console.WriteLine(Pontos.PontosAcertos.Cruzadores);
Vejamos o que acontece na saída:
Não era bem isso que queríamos. O que aconteceu aqui foi o seguinte: todo item de um Enum é naturalmente uma String associada a um valor e, quando não deixamos explícito que queremos exibir ou utilizar o valor, o retorno será sempre a String em si. A solução para isso é muito simples e envolve o conceito de Cast, visto no tópico anterior, vejam:
Vejamos a saída agora:
Percebam que agora foi retornado o valor associado a esse item da Enum e não mais o seu nome. O interessante é que se ao longo desse jogo fosse necessário calcular a pontuação referente ao acerto de vários Cruzadores ao mesmo tempo, nós poderíamos fazer o seguinte código:
Vejam a saída desse comando com o multiplicador:
Os enumeradores permitem grande ganho de tempo no desenvolvimento de aplicações. Imagine que você decida, no final do
desenvolvimento, alterar o valor da pontuação dos Cruzadores, de 5 para 10 pontos. Se não tivesse feito um Enum, seria
necessário procurar em todos os locais do seu código que fizessem uso dessa pontuação e substituir o 5 pelo 10.
Utilizando o Enum basta trocar em um único local e o código já estará atualizado.
Bem, os mais atentos e que já passaram pelo minicurso de Lógica podem estar se perguntando qual seria a diferença
entre o Enum e as Constantes, afinal de contas eles parecem ter o mesmo resultado prático. Se você pensou dessa forma,
parabéns, pois até aqui realmente eles não apresentam nenhuma diferença no resultado e isso significa que você está
atento, no entanto o Enum é, de fato, uma Enumeração, uma
sequência. Se não especificarmos nenhum valor aos seus itens, isso será feito automaticamente, como se
fossem índices de um vetor. Vejam na prática o que acontece quando eu removo todos os valores associados aos
itens do Enum:
Para o código de exibição, fiz uma alteração para que sejam exibidos todos os itens da Enum, deixando-o da seguinte forma:
Agora vejamos essa saída:
Percebam agora que ele atribuiu valores a cada item, de acordo com a ordem em que eles aparecem
na Enum. E, assim como os índices de um vetor, o primeiro tem valor zero.
Agora ficou claro o que diferencia uma Enum de simples Constantes.
Para encerrar o assunto Enum, vale destacar que por padrão os valores associados são do tipo int, mas também é possível usar os tipos byte, short e long
através da seguinte sintaxe:
Vale destacar que uma Enum não aceita os tipos de dados Double, Float e Char.
Bem, é isso. Essa é a Enum. No próximo tópico falarei sobre as listas.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Civilization
A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.
Duck Hunt
Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Galaxy Game
As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.
Máquina de Pascal
A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.
Mega Man
A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.
Inteligência artificial
O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
ENIAC
O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.