A tela de Splash é a apresentação do programa. Trata-se de um formulário que é exibido ainda antes
do formulário principal. Ele automaticamente desaparece, dando lugar ao programa principal, por isso é chamado
de splash. É como algo que “espirra” na tela e em seguida desaparece. É bastante interessante e, embora não seja
complicado fazê-lo, isso envolve alguns conceitos interessantes. Vou falar sobre eles conforme forem surgindo.
Bem, para começar vamos abrir o exemplo que no tópico anterior foi encerrado com as Tooltips e em seguida abrirmos o
frmPrincipal. Vamos criar um novo formulário e chamá-lo de Spash, como ilustra a imagem abaixo:
Agora vamos inserir uma imagem de fundo neste formulário, que é a que será exibida no momento do Splah. Faremos isso através da propriedade BackGroundImage.
Aí está nossa imagem, no entanto o tamanho não foi adequado e precisamos fazer vários ajustes para transformar este
formulário em um verdadeiro Spash. Vamos a eles!
A propriedade BackGroundImageLayout deve ter ser valor definido como Stretch.
A propriedade ShowInTaskbar deve ter o valor False.
A propriedade Size deve ter os mesmos valores da imagem
adicionada. Este valor é definido em pixels. No meu caso a imagem mede 600 x 400, então deixarei com estes
valores.
A StartPosition deve ficar com o valor CenterScreen.
A FormBorderStyle deve ser definida como None, para que não
sejam exibidas as bordas.
Até aqui você deve ter um formulário semelhante ao da imagem abaixo:
Agora vamos ao código em si. Os dados abaixo devem ser criados no formulário principal, que no nosso pequeno aplicativo é o frmPrincipal.
Agora, ao executar o programa teremos nossa tela de Splash presente por 5 segundos antes que o formulário principal
seja exibido!
Caso ela tenha aparecido, mas fora do centro da tela ou com o aspecto não tão bonito, vale a pena checar as
configurações do formulário Splash. Segue abaixo uma imagem destacando tudo o que foi alterado.
Bem, essa foi a criação de uma simples tela de Splash. No tópico seguinte falarei sobre a ferramenta Timer e, na sequência veremos como adicionar uma barra de progresso às telas de splash para
deixa-las mais profissionais!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Mario e seu bigode
O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.
Cuidados com o notebook
Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
PDP-1
O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Pac Man
Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.
Música tema do Blanka
Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.
Nintendo Wii
Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!
Tetris
Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.
Inteligência artificial
O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.