Olá, caro usuário, seja bem vindo à seção Raio-X! Vou tentar explicar o que vocês encontrarão por aqui. A ideia é ajudar você, que não aguenta mais entrar em lojas de informática e ouvir termos como AGP, PCI, DDR, Chipset, SATA, BIOS e tantas outras siglas, a entender o que é tudo isso e ter uma noção, de forma simples e descomplicada, de como essas tecnologias funcionam.

É importante destacar que isso não é um curso de montagem de computadores e o objetivo não é torná-lo um técnico especializado em manutenções, mas, digamos que se você pensa nisso, será um ótimo primeiro passo. Nos tópicos ao lado tentarei mostrar como cada dispositivo funciona, contar curiosidades, dar detalhes das configurações e mostrar a evolução de cada um deles ao longo dos anos.

Ainda que você não seja um aspirante a técnico, mas apenas um usuário comum, será interessante saber um pouco mais sobre cada componente, até para que você saiba argumentar com qualquer vendedor futuramente.

Espero que seja proveitoso a todos! Selecione o componente através do menu e conheça mais sobre ele!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!