Conforme vimos no primeiro tópico, um programa é um conjunto de instruções. Essas instruções, conforme
também já
conversamos, devem seguir uma sequência lógica, já que evidentemente não bastaríamos dar ordens, ainda
que corretas, mas
em ordem aleatória. Dessa forma o programa não funcionaria corretamente. Para que consigamos fazer uma
eficiente
sequência de instruções, devemos, antes de tudo, planejá-la. É nesse planejamento que entra o algoritmo.
Podemos definir o algoritmo como sendo o planejamento dessas instruções que irão compor o código do
programa. É como se
fosse uma matriz, uma “receita”, que permitirá que o programa seja corretamente criado, com instruções
perfeitamente
ordenadas. Um algoritmo deve conter absolutamente todas as instruções para a execução de determinada
tarefa, sendo
sempre o mais detalhado e explícito possível. O exemplo clássico de algoritmo é um manual de instruções.
Sim, isso pode
ser considerado um algoritmo. Vejam as ilustrações abaixo, que foram retiradas do manual de instruções
de instalação de
um Home Theater da LG.
Essa sequência ordenada de passos pode ser considerada um exemplo de algoritmo. Neste caso, o objetivo a ser atingido é a instalação correta da caixa acústica.
Vejam outro exemplo, ainda mais simples. Pensemos agora em um algoritmo para comermos as famosas
pastilhas de
chocolate “Confeti”, da Lacta.
O algoritmo seria algo como:
1- Pegue a embalagem de pastilhas.
2- Abra-a.
3- Pegue uma pastilha.
4- Coloque-a na boca.
5- Mastigue-a
6- Engula-a.
7- Repita o procedimento até que as pastilhas acabem.
8- Jogue a embalagem vazia no lixo.
Aqui ficou muito claro o papel de um algoritmo. Ele deve apenas descrever, detalhadamente, cada etapa do
processo, até
que o objetivo tenha sido alcançado.
Para encerrar, vou destacar duas observações:
1- Algoritmos devem ter um número finito de instruções.
2- As instruções devem ser curtas. O ideal é que cada um delas seja responsável por somente uma operação
dentro do
programa.
É isso.
No tópico seguinte falarei sobre variáveis.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Mario e seu bigode
O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.
PC com barulho?
Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
Space Invaders
O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.
River Raid
O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.
Cuidados com o notebook
Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.
Muitos aplicativos
Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.
Galaxy Game
As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Máquina de Pascal
A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.