Conforme vimos no primeiro tópico, um programa é um conjunto de instruções. Essas instruções, conforme também já conversamos, devem seguir uma sequência lógica, já que evidentemente não bastaríamos dar ordens, ainda que corretas, mas em ordem aleatória. Dessa forma o programa não funcionaria corretamente. Para que consigamos fazer uma eficiente sequência de instruções, devemos, antes de tudo, planejá-la. É nesse planejamento que entra o algoritmo.
Podemos definir o algoritmo como sendo o planejamento dessas instruções que irão compor o código do programa. É como se fosse uma matriz, uma “receita”, que permitirá que o programa seja corretamente criado, com instruções perfeitamente ordenadas. Um algoritmo deve conter absolutamente todas as instruções para a execução de determinada tarefa, sendo sempre o mais detalhado e explícito possível. O exemplo clássico de algoritmo é um manual de instruções. Sim, isso pode ser considerado um algoritmo. Vejam as ilustrações abaixo, que foram retiradas do manual de instruções de instalação de um Home Theater da LG.



Essa sequência ordenada de passos pode ser considerada um exemplo de algoritmo. Neste caso, o objetivo a ser atingido é a instalação correta da caixa acústica.


Vejam outro exemplo, ainda mais simples. Pensemos agora em um algoritmo para comermos as famosas pastilhas de chocolate “Confeti”, da Lacta.

O algoritmo seria algo como:

1- Pegue a embalagem de pastilhas.
2- Abra-a.
3- Pegue uma pastilha.
4- Coloque-a na boca.
5- Mastigue-a
6- Engula-a.
7- Repita o procedimento até que as pastilhas acabem.
8- Jogue a embalagem vazia no lixo.

Aqui ficou muito claro o papel de um algoritmo. Ele deve apenas descrever, detalhadamente, cada etapa do processo, até que o objetivo tenha sido alcançado.

Para encerrar, vou destacar duas observações:

1- Algoritmos devem ter um número finito de instruções.
2- As instruções devem ser curtas. O ideal é que cada um delas seja responsável por somente uma operação dentro do programa.

É isso.
No tópico seguinte falarei sobre variáveis.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

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A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


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O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


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