Antes de prosseguirmos com os tópicos de C# e Visual C#, é preciso uma interrupção para falar sobre Notação Húngara, que nada mais é do que uma forma inteligente de se nomear variáveis e componentes. Isso é necessário, pois mesmo com o próximo projeto de exemplo sendo pequeno, ele terá vários campos e componentes e, sem uma melhor identificação ficará complicado trabalhar com eles.

A Notação Húngara foi criada por Charles Simonyi, um antigo programador da Microsoft. Basicamente o que essa técnica faz é permitir que identifiquemos o tipo de variável ou do componente utilizado apenas parte do seu nome. Mais precisamente o que acontece é que reservamos alguns caracteres do início do nome da variável ou do componente para identificá-lo.

Imagine que você abra um código e se depare com uma variável chamada “processo”. De que tipo ela é? Impossível deduzir, certo? Mas e se o nome dela fosse intProcesso? Intuitivamente já pensamos em uma variável do tipo inteiro. Se fosse strProcesso já a associaríamos a uma variável do tipo string. Bem, isso é a Notação Húngara! Utilizando-a com o Visual C# e seus componentes, vale a mesma regra. Se olhando um código você encontra um componente chamado selecaoUsuario, não é possível saber do que se trata sem analisar outras partes do código. Mas, se o nome do componente for chkSelecaoUsuario já lembraremos de um CheckBox. Ou se for cboSelecaoUsuario o associaremos a um ComboBox e assim por diante.

Até aqui não utilizei isso com receio de dispersar a atenção dos iniciantes em C# e Visual C#, mas agora que os conceitos básicos já estão explicados, nomearei todos os componentes dessa forma. Aconselho que façam o mesmo. Após pouco tempo trabalhando dessa forma tudo ficará automático.

Abaixo seguem as sugestões para utilização de Notação Húngara com os componentes do Visual C#:

Windows Forms

Componente Prefixo
Button btn
CheckBox chk
CheckedListBox clb
ColorDialog cld
ComboBox cbo
ContextMenu cmn
CrystalReportViewer rpt
DataGrid grd
DateTimePicker dtp
DomainUpDown upd
ErrorProvider err
FontDialog ftd
Form frm
GroupBox grp
HelpProvider hlp
HScrollBar hsb
ImageList ils
Label lbl
LinkLabel lnk
ListBox lst
ListView lvw
MonthCalendar mcl
NotifyIcon nti
NumericUpDown nud
OpenFileDialog ofd
PageSetupDialog psd
Panel pnl
PictureBox pic
PrintDialog ptd
PrintPreviewControl ppc
PrintPreviewDialog ppd
ProgressBar prg
RadioButton rad
RichTextBox rtf
SaveFileDialog sfd
Splitter spt
StatusBar sta
TabControl tbc
Timer tmr
ToolBar tlb
ToolTip tip
TrackBar trb
TreeView tre
VScrollBar vsb

Dados


Componente Prefixo
DataSet dts
OleDbDataAdapter oda
OleDbConnection ocn
OleDbCommand ocm
SqlDataAdapter sda
SqlConnection scn
SqlCommand scm
DataView dtv

Curiosidade!
Quando Charles Simonyi começou a adotar esse padrão (ainda sem nome), outros programadores estranharam tanto que disseram que parecia húngaro. A partir daí surgiu o nome de Notação Húngara.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.