Agora vou falar sobre o Outer Join, que não é muito diferente do Inner, aliás, digo que ele o complementa. Como vimos, o Inner faz o cruzamento dos dados de várias tabelas, mas ele só exibe resultados que possuam valor correspondente em todas elas.

Essa á uma daquelas situações mais fáceis de demonstrar do que explicar. Vamos imaginar que nossa pequena loja que revende carros tenha recebido alguns modelos, portanto já os tenha cadastrado na tabela "carro", mas ainda não tenha tido tempo de calcular seu preço de venda, portanto eles não possuem cadastro na tabela "preco".

Foram recebidos os carros cujos dados foram inseridos na tabela "carro" da seguinte forma:

INSERT INTO carro VALUES ("Grand Cherokee SRT8 6.1 V8 16V 432cv", "Branca", 4, "Gasolina", "Jeep");

INSERT INTO carro VALUES ("ASX 2.0 16V 4x4 160cv Aut.", "Branca", 4, "Gasolina", "Mitsubishi");

Muito bem, os dois novos carros adicionados possuem a "Gasolina" cadastrada como combustível. Vamos agora tentar repetir o comando que executamos no tópico anterior, para vermos todos os preços dos carros com esse tipo de combustível:

SELECT carro.modelo AS Modelo, carro.combustivel AS ‘Combustível’, preco.valor AS ‘Preço’ FROM carro, preco WHERE carro.modelo = preco.modelo AND carro.combustivel like ‘Gasolina’;

Outer Join MySQL

Vejam que o retorno não incluiu os novos carros cadastrados no sistema, pois eles estão presentes somente na tabela "carro" e não na tabela "preco".

O OUTER JOIN serve para forçar a exibição de todos os itens cadastrados, mesmo que não exista a correspondência em todas as tabelas.

Existem dois tipos de OUTER JOIN, que são o LEFT JOIN e o RIGHT JOIN. Vou demonstrar suas diferenças. Vamos começar com um exemplo que utiliza o LEFT JOIN.

SELECT carro.modelo AS Modelo, carro.combustivel AS 'Combustível', preco.valor AS 'Preço' FROM carro LEFT JOIN preco ON carro.modelo = preco.modelo;

Vejam o retorno:

Outer Join MySQL

Mesmo com dados não cadastrados na tabela "preco", os dados são exibidos e os carros ASX e Grand Cherokee aparecem na relação.

Ou seja, conforme citei no início do tópico, o OUTER JOIN permite exibir dados mesmo que não existam correspondentes em todas as tabelas. Agora vamos entender as diferenças entre o LEFT JOIN e o RIGHT JOIN.

No comando acima usamos o LEFT JOIN e os dados exibidos estavam de acordo com o que queríamos, que era exibir todos os carros cadastrados, mesmo que não tivessem preço correspondente.

Vamos executar o mesmo comando, mas trocando o LEFT pelo RIGHT.

SELECT carro.modelo AS Modelo, carro.combustivel AS 'Combustível', preco.valor AS 'Preço' FROM carro RIGHT JOIN preco ON carro.modelo = preco.modelo;

Outer Join MySQL

Vejam que agora os dados nulos foram omitidos, deixando nosso resultado semelhante a um INNER JOIN.

O comando LEFT JOIN estava dizendo ao SGBD o seguinte:

Exiba todos os resultados da tabela da esquerda e os que possuírem correspondentes à direita.

Outer Join MySQL

Já o comando RIGHT JOIN estava dizendo para exibir todos os resultados da tabela da direita e os que possuírem correspondentes na tabela da esquerda. Como na tabela da direita, que era a tabela "preco", tínhamos apenas os 6 carros cadastrados com preço, os veículos ASX e Grand Cherokee foram omitidos. Você pode testar utilizando o RIGHT JOIN e invertendo as tabelas "preco" e "carro", fazendo com que a tabela "carro" passe a ficar do lado direito. Isso exibiria todos os resultados, inclusive dos carros não cadastrados na tabela preco. Vamos testar!

SELECT carro.modelo AS Modelo, carro.combustivel AS 'Combustível', preco.valor AS 'Preço' FROM preco RIGHT JOIN carro ON carro.modelo = preco.modelo;

Vejamos o retorno dessa consulta:

Outer Join MySQL

Vejam que novamente os resultados foram exibidos incluindo os carros que não possuem preco cadastrado. Joins são simples!

Com isso encerramos a parte do OUTER JOIN.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.