Assim como no tutorial sobre vetores, vou direto ao código, partindo do princípio que você já sabe a teoria sobre matrizes. Caso não saiba ou tenha alguma dúvida, dê uma olhada no tópico "Matrizes" no minicurso de Lógica primeiro, ok? É importante!

Bem, matrizes nada mais são do que vetores de duas dimensões. A sintaxe e a lógica por trás delas são praticamente as mesmas dos vetores, no entanto agora temos que nos preocupar com dois ou mais índices e não apenas um, mas isso em nada torna o código mais complexo. Vejam abaixo a criação de uma matriz 2x2:

Matrizes - C#

Na verdade é uma sintaxe muito parecida com a de um vetor. Vejam quais são as diferenças:

Matrizes - C#

Uma matriz, assim como um vetor, possui seu índice começando pelo número zero e não pelo valor um. Portanto, teremos as posições distribuídas da seguinte forma:

Matrizes - C#

Agora vamos inserir valores nela:

matriz22[0,0] = 8;
matriz22[0,1] = 4;
matriz22[1,0] = 3;
matriz22[1,1] = 9;

Para imprimir uma matriz devemos utilizar um for aninhado, que é um for dentro de outro. Segue um exemplo:

Matrizes - C#

E a saída, exibindo nossa matriz, seria:

Matrizes - C#

Também é possível já criar a matriz e inicializá-la com valores, conforme mostra o código abaixo:

Matrizes - C#

Essa matriz, quando exibida no Console, terá três linhas e duas colunas, vejam:

Matrizes - C#

O interessante é que quando uma matriz já é inicializada com valores, não é necessário especificar suas dimensões. Ela pode se ajustar de acordo com a quantidade de dados inseridos. Vejam esse código abaixo:

Matrizes - C#

Vejam a impressão da mesma:

Matrizes - C#

Matrizes multidimensionais

É importante dizer que podemos criar matrizes de mais de duas dimensões. Para criar, por exemplo, uma matriz de 3 dimensões, devemos proceder da seguinte maneira:

Matrizes - C#

Aqui temos uma matriz 2x2x2, ou seja, com duas linhas, duas colunas e dois níveis de profundidade.

Matrizes podem ser criadas de quantas dimensões forem necessárias. Podemos criar algo como:

Matrizes - C#

Aí teremos uma matriz 2x2x2x3x3, ou seja, uma matriz de 5 dimensões. Não tente imaginar como ela deve ser e muito menos tente trabalhar com isso. Eu apenas citei o exemplo para que você saiba que os computadores podem trabalhar com todas essas dimensões, mas nós, humanos, não podemos sequer imagina-las, portanto lembre-se que matrizes são incrivelmente úteis e é pouco provável que você nunca tenha que trabalhar com elas, mas contente-se com apenas duas dimensões (linhas e colunas), ok? Trabalhe com três somente se houver uma razão muito forte para isso, pois a chance de você errar a lógica do código por imaginar a informação na dimensão errada é muito grande. Já vi casos em que uma matriz de 3 dimensões foi transformada em uma matriz 2x2 e mais um vetor e o código ficou muito mais legível. Resumindo, sempre que puder usar apenas duas dimensões, será melhor.

Para encerrar, lembro que assim como nos vetores, as matrizes aceitam diversos tipos de dados, como char, double, string, dentre outros.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.