Há alguns tópicos vimos a MessageBox, que exibe caixas de mensagens para o usuário. No entanto eu falei muito superficialmente sobre elas, para não tumultuar a explicação. Vamos aprender alguns parâmetros novos para melhorá-la.

Como esse tópico será bastante simples, não vou usar nosso pequeno aplicativo para exemplo, mas sim criar um novo, vazio, apenas para trabalhar com os novos parâmetros da MessageBox.

Bem, nós vimos que se entrarmos com o comando MessageBox.Show e passarmos uma string como parâmetro, ela será exibida ao usuário, como mostra o exemplo abaixo:

MessageBox C#

Inserindo título ao MessageBox

Para inserir um título em uma MessageBox, basta que façamos a inserção de uma segunda string ao comando, da seguinte forma:

MessageBox C#

Aí está o título inserido ao MessageBox.

Acrescentando botões ao MessageBox

Além disso ainda poderíamos inserir outros botões à MessageBox. Imagine que você queria dar ao usuário a opção de clicar em OK, mas também quer que ele tenha a opção Cancelar. Para isso acrescentaremos um terceiro parâmetro ao comando, que é o MessageBoxButtons, conforme mostra a imagem abaixo:

MessageBox C#

Aí estão os dois botões! Mas claro que existem outras opções, como mostra o IntelliSense do Visual Studio:

MessageBox C#

Descobrindo qual botão foi clicado no MessageBox

Como é possível observar na imagem acima, existem várias combinações de botões para serem inseridos à MessageBox, mas quando existe mais de um botão é necessário saber em qual dos botões o usuário clicou. Para isso existe o comando DialogResult, que funciona muito bem em conjunto com a estrutura de decisão if, e seu uso é muito simples. Vou colocar um exemplo abaixo.

MessageBox C#

Inserindo um ícone ao MessageBox

Além de inserir vários botões e identificar qual deles foi clicado, ainda podemos inserir um ícone para melhorar o aspecto visual da MessageBox e também para intensificar a mensagem que está sendo passada ao usuário. Para isso colocaremos um terceiro parâmetro ao comando MessageBox, que é o MessageBoxIcon, como mostra o exemplo abaixo:

MessageBox C#

O MessageBoxIcon, com o complemento Information, insere o ícone de informação. Vejam abaixo um exemplo com o ícone de erro:

MessageBox C#

Notem que o ícone foi alterado. Vejam abaixo todas as opções de ícones que estão disponíveis:

MessageBox C#

Definindo o botão padrão do MessageBox

Outro parâmetro interessante da MessageBox é o MessageBoxDefaultButton, que nos permite definir qual será o botão padrão, ou seja, que já surgirá selecionado quando o pequeno formulário surgir. Sua sintaxe é muito simples. Aproveitando o código anterior, que possui dois botões, vou fazer um exemplo, vejam:

MessageBox C#

Executando o código, teremos:

MessageBox C#

Vejamos a diferença alterando o parâmetro para Button2:

MessageBox C#


MessageBox C#

Notem que agora o botão padrão, ou seja, o que já aparece pré-selecionado é o "Cancel".

É isso! Com esses parâmetros vou encerrar este tópico. Na verdade ainda temos como parâmetro o MessageBoxOptions, que você pode explorar, mas nenhuma de suas opções é relevante e elas praticamente nunca são usadas, então não percamos tempo com elas agora.

A partir do próximo tópico falarei sobre o conector MySQL .NET, que nos permite conectar a aplicação ao SGBD MySQL.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.