Trabalhar com backgrounds em CSS é muito fácil e extremamente útil. Podemos aplicar esses fundos às páginas inteiras ou apenas em partes delas, usando elementos de divisão, como as divs.

A que escolhi para falar primeiro é também a mais básica, que é a backgound-color. Como o próprio nome sugere, com ela podemos definir uma cor sólida para ser exibida ao fundo. Vale lembrar que podemos utilizar essa propriedade em parágrafos, blocos de divisão, tabelas, etc.

Conforme dito no artigo sobre cores, essa propriedade aceita valores tanto em hexadecimal, quanto pelo nome da cor ou pelo código RGB.

Exemplo de utilização:

Body { backgound-color: red; }
p { backgound-color: #DAA520; }

Caso você queira utilizar uma imagem no lugar de uma cor sólida, pode fazer uso da propriedade backgound-image. Ela aceita arquivos nos formatos GIF, JPG e PNG como entrada.

Sua sintaxe também merece uma observação, vejam:

body {background-image:url('flores.jpg');}

É necessário acrescentar o código url antes de definir, entre parênteses, o nome do arquivo. Lembro que também é possível inserir imagens de fundo em tags específicas e não apenas na página toda. Até parágrafos aceitam imagens de fundo, o que abre um leque enorme de possibilidades de criação de layouts interessantes, por exemplo:

p
{
background-image:url('por-do-sol.jpg');
height:500px;
}


No entanto essas duas propriedades sozinhas podem não resolver os problemas. Vamos a um exemplo do seguinte código:

body {background-image:url('background.jpg');}

O arquivo background.jpg, que encontrei na rede e utilizarei nos exemplos, é esse:

Background CSS

Se o utilizarmos em uma página, teremos algo como:

Background CSS

Fica fácil perceber que não ficou bom, pois a imagem termina, mas começa a se repetir no canto direito da página. Para resolver esse problema existe um parâmetro que complementa o background-image, que é o background-repeat. Seus valores podem ser repeat-x, repeat-y e no-repeat.

Vejam as diferenças:

Utilizando o valor background-repeat:repeat-x;, a imagem se repete no eixo x, ou seja, horizontalmente. Se usarmos o background-repeat:repeat-y;, a repetição será no eixo y, portanto verticalmente. Por padrão, nos navegadores modernos as imagens de fundo já sofrem repetição tanto no eixo x quanto no y. Se nossa página de exemplo acima tivesse muito conteúdo, a imagem apareceria novamente abaixo, deixando o layout, nesse caso, mais estranho ainda. Para solucionar isso usamos outro valor para a propriedade background-repeat, que é a no-repeat. Ela exibirá a imagem uma única vez, independente da largura ou altura que a página tenha. É uma alternativa usada abundantemente nos sites atuais, pois permite que se coloque, por exemplo, uma imagem de fundo apenas abaixo de um menu de opções, no canto esquerdo da tela. Ou que se coloque imagens com efeitos de sombras ou combinações de cores em tags <divs>, criando efeitos muito interessantes. Vamos ver como ficaria a página acima com as seguintes instruções:

body
{
background-image:url('background.jpg');
background-repeat:no-repeat;
}


Background CSS

Reparem que a imagem de fundo não se repetiu, deixando a página com um visual mais interessante.

Background-Position

Caso alguma das sugestões que citei acima seja utilizada, ou seja, caso seja necessário colocar uma imagem de fundo em um menu ou dentro de algum parágrafo ou tabela, pode ser interessante alterar a posição inicial da imagem, ou seja, deslocá-la em relação ao início da página. Utilizando os parâmetros descritos acima, o navegador posiciona a imagem a partir do ponto 0,0, conforme figura abaixo:

Background CSS

Para provocar esse deslocamento e posicionar a imagem fora do local padrão, que seria o ponto 0,0, faremos uso do background-position.
Vou provocar um deslocamento no eixo x, para que fique claro. Nosso seletor body agora está da seguinte forma:

body
{
background-image:url('background.jpg');
background-repeat:no-repeat;
background-position:200px 0px;
}


E isso gera a seguinte exibição:

Background CSS

Percebam que o fundo foi deslocado em 200px no eixo horizontal e não sofreu deslocamento no eixo vertical. Trata-se de uma propriedade muito interessante e que abre um leque enorme de possibilidades de criação de layouts para seu site!

Background-Attachment

Ainda sobre imagens de fundo, outro comando precisa ser citado, que é o background-attachment. Ele também permite um efeito interessante, que é o de “travar” a imagem de fundo, para que ela não se mova mesmo quando a barra de rolagem da página é movimentada.

Caso queiram testar, sua sintaxe é:

background-attachment:fixed;

Usando esta propriedade, ao rolar a página, os textos serão deslocados normalmente, mas a imagem de fundo permanecerá imóvel.
Com estas propriedades já é possível inserir e manipular os backgrounds. Espero que tudo tenha ficado claro. Na sequência falaremos sobre bordas.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.