Bem, agora que já sabemos como criar uma simples tela de Splash e como utilizar o componente Timer, vamos melhorá-la acrescentando uma barra de progresso.

Vamos começar abrindo o projeto no estágio em que paramos no tópico anterior. Em seguida, vamos arrastar um componente ProgressBar para o formulário de Splash, deixando-o como a figura abaixo:

Splash com barra de progresso

O componente ProgressBar não tem nenhum segredo. É uma barra de progresso como as que vemos em todos os sistemas operacionais e que vai sendo preenchida conforme um programa é carregado ou um arquivo é baixado para o seu computador. A ideia aqui é fazer com que a barra vá sendo preenchida ao longo dos 5 segundos da tela de Splash, para que o usuário não tenha a sensação de que o programa travou.

Para controlar o preenchimento da barra de progresso, faremos uso do componente Timer, visto no tópico anterior. Vamos arrastá-lo para o formulário de Splash e em seguida clicar duas vezes nele, para criar o método Tick. Então, dentro deste método criaremos um pequeno código, como ilustra a imagem abaixo:

Splash com barra de progresso

Por fim, altere as seguintes propriedades do Timer, como indica a figura abaixo:

Splash com barra de progresso

Agora execute a aplicação e a barra de progresso deve ser preenchida enquanto a tela de Splash é exibida. Se por acaso ela não estiver sincronizada com o tempo de exibição da tela de Splash, você pode alterar o valor da propriedade Interval até que essa sincronização aconteça.

Essa foi a tela de Splash! Todo bom programa tem uma!

No tópico seguinte falarei sobre a ferramenta RichTextBox.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.