A sintaxe dessa importantíssima estrutura de decisão é bastante simples. Ela se resume a efetuar um teste. Se a condição for atendida, o interpretador JavaScript entra em um bloco de código especificado. Se não for, ele passa para o próximo teste ou, se não houver nenhum outro, ele prossegue com o código normalmente após a estrutura de decisão. Vamos a um exemplo:

Estruturas de Decisão - Javascript

Como vocês puderam ver, é bastante simples. Executamos testes e, caso sejam verdadeiros, estabelecemos um código a ser executado. Se não forem verdadeiros, passamos para o teste seguinte.

Vou executar o código acima no navegador:

Estruturas de Decisão JavaScript

Vamos prosseguir...

Switch/Case

Outra maneira de tomar decisões é com a função switch/case. Esse comando é mais indicado para quando você tem muitas alternativas envolvidas. Com o switch, coloca-se uma variável em evidência e, em seguida, com o complemento case, fazemos a análise do valor contido nessa variável. Na sequência definimos o caminho que o código irá seguir. Parece complexo, mas é muito simples. Vamos imaginar que tivéssemos armazenado em uma variável uma letra e, dependendo de qual fosse, acionaríamos uma parte do código.

Estruturas de Decisão JavaScript

Criei a variável x e armazenei nela o valor “C”. Então, em seguida uso o switch para colocá-la em evidência. No bloco de código abaixo do switch executo os testes através do comando case, verificando o valor armazenado em x. Caso valha “A”, o comando alert 1 será executado. Caso valha “B”, o comando 2 será executado, e assim por diante. O destaque importante fica por conta do comando break, que faz com que a execução pare de acontecer quando a condição for atendida.

No exemplo acima, utilizando o break, será exibida somente a mensagem alertando que a letra armazenada é a “C”, mas se não tivéssemos o break ele também exibiria a mensagem dizendo que a letra armazenada seria a “D”, se tivéssemos mais um teste sobre a letra “E” ela também seria exibida, ou seja, uma vez satisfeita à condição, ele iria executar todos os comandos seguintes. Como não queremos isso, inserimos o break. Então nosso código somente exibirá um alerta:

Estruturas de Decisão JavaScript

No tópico a seguir falarei sobre loops, que também são muito importantes!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.