O RichTextBox é um recurso mais avançado que o Textbox. Ele suporta formatações mais avançadas, como textos coloridos, negrito, itálico, recuos, enfim, recursos que são impossíveis com um Textbox simples.

Sua sintaxe de uso é idêntica a de um Textbox. Vamos abrir nosso exemplo do programa de Cadastro de Clientes e, no formulário frmSobre, adicionar um RichTextBox, redimensioná-lo e nomea-lo conforme ilustra a imagem abaixo:

RichTextBox

Em seguida vamos adicionar um botão com o nome de "btnSalvar" e com o texto "Salvar".

RichTextBox

Por enquanto este botão não terá a função de salvar, mas apenas de exibir os dados do RichTextBox, mas pensando no futuro já preferi deixá-lo dessa forma. Agora vamos adicionar código a esse botão clicando duas vezes nele e criando o método click. Em seguida colocaremos código conforme a figura abaixo:

RichTextBox

Para testarmos as diferenças do RichTextBox para o TextBox, vamos executar o código, acessar o formulário “Sobre o Programa” e digitar um texto contendo várias linhas. Em seguida vamos clicar no botão "Salvar" para visualizarmos este texto na Caixa de Mensagens.

RichTextBox

Vejam que a formatação utilizada no RichTextBox foi respeitada no MessageBox! Essa é a grande diferença de um RichTextBox para um Textbox comum.

Na sequência veremos a utilização do par PictureBox com o OpenFileDialog.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.