Estruturas de repetição são outro assunto de extrema importância na programação. Basicamente o papel de uma estrutura de repetição é “travar” a execução do código em determinado local, impedindo que o fluxo natural dos comandos aconteça. Uma estrutura de repetição é capaz de executar uma sequência de comandos várias vezes, enquanto uma condição pré estabelecida seja verdadeira.

Tentando ser mais claro, uma estrutura de repetição abriga um ou mais comandos. No início da estrutura é feito um teste e, se ele for verdadeiro, estes comandos serão executados. Ao final da execução dos comandos que estiverem dentro da estrutura de repetição, o teste inicial é feito novamente. Se retornar o valor verdadeiro, uma nova execução dos comandos presentes na estrutura acontece. Se retornar o valor falso, a estrutura se encerra e os comandos abaixo dela serão executados.

Vejam o pseudocódigo abaixo, onde crio um pequeno programa que faz a análise de duas notas de provas digitadas pelo usuário e, enquanto a média aritmética destes números for inferior a 6, será exibida a mensagem de “Aluno Reprovado”.

VARIAVEIS
nota1, nota2:Integer;
media:float;
INICIO
nota1 ← 0;
nota2 ← 0;
media ← 0;
ENQUANTO media < 6 FACA
ESCREVA(‘Por favor, digite a primeira nota: ’);
LER(nota1);
ESCREVA(‘Por favor, digite a segunda nota: ’);
LER(nota2);
media ← (nota1+nota2)/2;
ESCREVA(‘Aluno Reprovado ’);
FIM ENQUANTO;
ESCREVA (‘Aluno Aprovado!’);
FIM

Comentando este código, teremos:



Como foi possível observar, a estrutura de repetição trava o fluxo, impedindo que o restante do código seja executado enquanto uma condição definida no seu início for verdadeira.

Existem alguns tipos diferentes de estruturas de repetição, dependendo até da linguagem de programação utilizada, mas o princípio básico é esse descrito acima.

No tópico seguinte farei comentários e observações sobre as técnicas de lógica de programação que vimos aqui.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.