O par Label/TextBox aparece junto com frequência, por isso decidi falar dos dois em um tópico só. A ferramenta Label insere um texto que vai rotular um objeto ou então instruir o usuário sobre o preenchimento de um formulário, por exemplo. É, talvez, o componente mais simples e básico de todo o Visual C#. Dando continuidade ao exemplo, vamos inserir um componente Label ao projeto, conforme a figura abaixo:

Label e TextBox

Vamos alterar a sua propriedade Text para “Selecione um gênero musical:”.

Label e TextBox

Ainda na janela de Propriedades, vamos expandir a opção Font e, em seguida alterar a opção "Bold" para "True", conforme a imagem abaixo:

Label e TextBox

Notem que imediatamente o texto já ficou em negrito e destacado em relação aos outros.

Como próximo passo vamos alterar a propriedade (Name) para labelGeneroMusical, conforme ilustra a imagem a seguir:

Label e TextBox

Apenas lembrando, o valor definido na propriedade (Name) é como o código C# localizará e manipulará esse objeto.

Feito isso, vamos inserir um Label instruindo o usuário sobre a seleção de sexo também. Sua propriedade (Name) será "labelSelecaoSexo".

Label e TextBox

Agora vamos criar um Label na parte superior e, logo abaixo dele, colocaremos um TextBox.

Para o Label vamos definir o (Name) como "labelNomeUsuario" e o texto como “Digite seu nome:”, e para o TextBox vamos definir o (Name) como "textBoxNomeUsuario".

Label e TextBox

A imagem acima mostra o TextBox já inserido e com seu nome alterado para "textBoxNomeUsuario". Para que ele ficasse maior eu simplesmente o redimensionei, da mesma maneira como faríamos com uma janela do Windows.

Agora, ao clicar no botão "Exibir Mensagem", além dos dados que já eram exibidos, vamos acrescentar o nome do usuário, que será digitado no TextBox.

A mudança no código será muito pequena, vejam:

Label e TextBox

Inseri, no início do bloco de comandos vinculados ao clique do botão, uma variável String que recebe o texto digitado no TextBox.

Ao final, no momento da exibição, apenas acrescentei essa variável às duas que já eram exibidas.

Label e TextBox

Agora vamos executar o código:

Label e TextBox

Aí está nosso pequeno aplicativo exibindo também o nome digitado no TextBox. Como eu havia dito no início que uma das vantagens de se utilizar o Label para instruir o usuário sobre o preenchimento de campos era poder efetuar uma alteração dinâmica no texto, vamos aprender como fazer isso agora. Imaginemos uma situação em que o preenchimento do campo nome seja obrigatório e, se o usuário não o preencher, mesmo selecionando as opções de gênero musical e sexo, elas não devem ser exibidas. Vejam como é simples:

Label e TextBox

Percebam que a lógica envolvida é muito simples: insiro em uma variável o conteúdo do TextBox e em seguida faço uma verificação para saber se ela está vazia. Se estiver, efetuo um desvio por grande parte do código, terminando-o em um bloco com uma caixa de mensagens e dois comandos para manipulação do Label.

Agora vamos executar a aplicação e vou clicar no botão "Exibir Mensagem" sem ter digitado um nome. Vejamos o que acontece:

Label e TextBox

Em uma primeira etapa foi exibida a mensagem de alerta e, ao clicar no botão de OK desta mensagem, o nosso Label, cujo nome é "labelNomeUsuario", mudará seu texto e sua cor:

Label e TextBox

O que acabou de ser feito aqui é a alteração dinâmica de conteúdo a que me referi no início. Suas possibilidades de uso são imensas. O importante a ser notado é que já é possível perceber um padrão para acesso às propriedades dos componentes. Devemos sempre chamá-los pelos nomes que definimos em suas propriedades (Name) e em seguida modificar o valor da propriedade que nos interessa. O processo para manipular os botões era semelhante, os checkboxes também, enfim, isso valerá para todos os componentes. É muito simples!

No próximo tópico falarei sobre ComboBox e com isso encerraremos o primeiro bloco de ferramentas que prometi comentar.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.