Há alguns tópicos eu falei sobre o PictureBox isoladamente, recebendo uma imagem estática. Agora vamos falar dele junto com o OpenFileDialog. Eles formam um par e tanto!
Bom, sem me prologar muito, a PictureBox, apenas relembrando, é uma caixa que pode armazenar imagens de formatos diversos. Já o OpenFileDialog é uma caixa de seleção de arquivos. Elas funcionam muito bem em conjunto, pois, para permitir que o usuário altere a imagem da PictureBox é necessário lhe dar uma forma de selecioná-la e esse é o papel do OpenFileDialog. A ligação entre eles é muito fácil de ser feita. Vamos abrir nosso pequeno programa de Controle de Clientes e, no formulário frmSobre, adicionar uma PictureBox e um botão, conforme a imagem abaixo:
A PictureBox eu nomeei de "picLogo" e o botão de "btnCarregarImagem".
Agora vamos adicionar o componente OpenFileDialog, arrastando-o para o formulário e nomeando-o como "ofdLogo", conforme mostra a imagem abaixo:
Vamos começar a adicionar código a estes componentes. Comecemos clicando duas vezes no botão "Carregar Imagem" para gerar o método Click e, dentro dele, vamos adicionar o código abaixo:
Foram necessários estes quatro parâmetros, pois estamos lidando com uma caixa de diálogo, que é um componente grande e com muitas variáveis, mas tudo é bastante simples e intuitivo. De qualquer forma, abaixo segue o código comentado:
Como próximo passo vamos clicar duas vezes no OpenFileDialog:
Com isso criaremos o método FileOk. Agora, dentro dele, criaremos o seguinte código:
picLogo.Image = Image.FromFile(ofdLogo.FileName);
O que este código faz é adicionar à propriedade Image da PictureBox, uma imagem do arquivo que foi selecionado pelo OpenFileDialog e que será enviado através do seu método FileName, que retorna uma string com o caminho do arquivo. Parece complicado, mas não é!
Agora vamos executar o código, abrir o formulário "Sobre o Programa" e clicar em “Carregar Imagem”. Você terá uma tela parecida com a imagem abaixo:
Vou selecionar um arquivo qualquer para ilustrar como ele será inserido no PictureBox.
Aí está a imagem inserida, no entanto ela não coube na PictureBox e está sendo exibido apenas um trecho da mesma. Isso pode ser facilmente corrigido alterando a propriedade SizeMode, conforme ilustra a figura abaixo:
Alterando o valor desta propriedade para StretchImage, ela será ajustada automaticamente na PictureBox. Vou executar o código novamente agora para demonstrar a diferença, vejam:
Agora a imagem está ajustada à PictureBox!
Podemos adicionar uma borda, conforme explicado no tópico apenas sobre PictureBox, alterando a propriedade BorderStyle e deixando-a assim:
É isso! Com este tópico demonstrei como utilizar o OpenFileDialog para carregar uma imagem para uma PictureBox. A forma de utilizá-lo para outros tipos de arquivos é a mesma!
Na sequência falarei sobre várias propriedades do Visual C# que ajudarão a programar o código ou a melhorar a aparência dos formulários.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Galaxy Game
As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.
Senhas
Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.
Máquina de Pascal
A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.
PDP-1
O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Tetris
O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
Recorde de patentes
A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.
Tetris
Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.
Música tema do Blanka
Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Civilization
A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.
Cuidados com o notebook
Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.