Agora que já sabemos o que é um vetor, fica muito simples compreender as Matrizes. No tópico anterior eu comparei os vetores com armários e suas gavetas. O armário era o vetor e as gavetas eram os índices do vetor. Aqui vou utilizar o mesmo exemplo. Vejam a figura abaixo:



Notaram alguma diferença deste armário para o que eu usei no exemplo dos vetores? Acho que sim. Nos vetores eu coloquei um vetor contendo somente uma “coluna” de gavetas. Aqui temos mais de uma. A boa notícia é que esta é a única diferença entre um vetor e uma matriz. As matrizes são, na verdade, vetores multidimensionais, ou seja, que podem possuir várias “colunas de gavetas”.

Na imagem acima temos o que seria um exemplo de matriz 10 x 3, ou seja com 10 linhas e 3 colunas. A observação fica também por conta do início da contagem do índice a partir do número zero, tanto para as linhas quanto para as colunas. Vejam a ilustração disso abaixo, com linhas e colunas iniciando seus índices a partir do zero:



O acesso às gavetas, ou seja, às posições da Matriz, deve ser feita sempre especificando a linha e a coluna da mesma. Vejam as ilustrações abaixo:




Imaginando que nossa matriz se chamasse “MinhaMatriz”, acessaríamos esta última gaveta da seguinte forma:

MinhaMatriz[9,2];

Assim como acontece nos vetores, nas matrizes as dimensões são definidas no momento de sua criação. Veremos isso na prática mais adiante.

Com isso encerramos mais este importante assunto. Na sequência falarei sobre Pseudocódigo.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.