Vou falar sobre uma função que pode não só trocar uma imagem automaticamente, mas executar qualquer outra função JavaScript a partir de um tempo determinado por você.

Conhecendo a função setTimeout()

Essa poderosa função é capaz de executar qualquer outra função. Sua sintaxe é a seguinte:

Alterar imagem automaticamente - JavaScript

Executo o navegador, clico no botão iniciar, que chama a função exibirMensagem e, 5 segundos após...

Muito bem, agora vamos ao exemplo da troca da imagem:

Alterar imagem automaticamente - JavaScript

Acessando a página a imagem está assim:

SetTimeout JavaScript

Então clico em Iniciar e, após 100 milissegundos...

SetTimeout JavaScript

A imagem é trocada!

SetInterval

Mas, e se quiséssemos repetir o disparo dessa função alert (ou de qualquer outra) de tempos em tempos? Fácil! Para isso existe outra função, chamada de setInterval. A sintaxe é a mesma, mas o número especificado irá determinar, também em milissegundos, o tempo entre uma execução e outra.

SetTimeout JavaScript

Se executarmos esse código veremos que, a cada 5 segundos, a mensagem será exibida.

Essas foram duas funções bastante importantes para manipulação de tempo em JavaScript!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.