As estruturas de decisão são comandos que permitem que o código caminhe em determinada direção de acordo com um teste realizado no código. É com esse tipo de estrutura que fazemos o computador tomar decisões. Elas são muito simples. Vamos começar com o famoso par if/else.

If significa “se”, e else “senão”. Essas palavras reservadas, quando utilizadas em meio ao código, permitem que um determinado caminho seja percorrido “se” determinada condição for atendida, “senão” faz com que o código desvie para outro caminho. É muito simples, vamos aos exemplos práticos. Essa aqui é a “cara” de um programa em C# vazio:

Estrutura de Decisão If/Else

Caso queira acompanhar no seu computador, o que fiz foi abrir o Visual C#, clicar em File, depois em New Project, selecionei a opção Console Application e cliquei em Ok. Após esse procedimento o código acima foi automaticamente gerado. Não se preocupe agora em saber o que são os using e o namespace, ok? No momento oportuno falarei sobre eles, mas isso não é relevante agora, para o início do minicurso. O importante a saber é que você deve digitar os códigos que darão início ao seu programa dentro da classe static void Main, conforme figura abaixo:

Estrutura de Decisão If/Else

Para executar a aplicação criada no Visual C#, basta pressionar F5, ou clicar no menu superior Debug e depois em Start Debugging. Também é possível acelerar esse processo clicando no pequeno triângulo verde na barra principal, conforme figura abaixo:

Estrutura de Decisão If/Else

Bem, mas vamos ao nosso importante conceito de estruturas de decisão utilizando if/else. Vejam o código que criei abaixo:

Estrutura de Decisão If/Else

Vou executar esse pequeno programa e vamos ver qual será a saída, ou seja, o que o programa exibirá:

Estrutura de Decisão If/Else

Agora vou inverter a comparação, vejam:

Estrutura de Decisão If/Else

Agora quero testar se a é menor do que b e, se não for ele executará o segundo teste. Vou compilar e vejamos qual foi a saída:

Estrutura de Decisão If/Else

É importante dizer que o comando if/else pode ser realizado de uma forma um pouco diferente da que utilizei aqui. No exemplo dado eu fiz um primeiro teste com o comando if, depois um outro teste com o comando else if. Mas e se as variáveis a e b tivessem exatamente o mesmo valor? O que aconteceria? Vamos testar! Agora os valores serão:

int a = 20;
int b = 20;

A execução disso exibirá:

Estrutura de Decisão If/Else

Vejam que agora nada foi impresso e é muito fácil descobrir o motivo. Criamos testes que verificavam se a variável a era maior do que b e para b maior do que a, mas não fizemos nada para quando os dois tivessem o mesmo valor. Nós poderíamos acrescentar o sinal de >= (maior ou igual) ou <= (menor ou igual) e encaixa-las em algum dos testes, mas vou demonstrar uma última condição de teste da estrutura if/else, que é o else isolado. Vejam como ficará o código agora:

Estrutura de Decisão If/Else

Vamos para a execução desse código para verificar se de fato o sistema entrou nesse bloco:

Estrutura de Decisão If/Else

Vejam que, conforme prevíamos, como todas as condições anteriores não foram atendidas, o sistema entrou no bloco do else isolado. Também é possível usar o if isolado, caso você queira efetuar um único teste, não sendo necessário if/else ou o else isolado acompanhando-o.

Abaixo colocarei alguns pontos importantes que devem ser aprendidos nesse tópico.

- Blocos de códigos: são todos os comandos presentes dentro das chaves {}

- A estrutura if/else executa testes. Se o retorno de um teste for positivo, será executado o bloco de código equivalente ao último teste realizado. Se o teste não retornar positivo, ou seja, se a condição não for verdadeira, um próximo teste será realizado ou, caso nenhum teste retorne positivo, ele procurará o comando else isolado. Se encontrar, o executará. Caso contrário não executará nenhum bloco vinculado ao comando if/else.

No próximo tópico falarei sobre outra estrutura de decisão, chamada de switch/case.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.