Os RadioButtons são bastante úteis para quando se precisa oferecer algumas opções ao usuário, mas queremos limitar a escolha a uma única opção. É comum encontrá-los em formulários para a seleção de sexo, por exemplo. Vamos inserir dois RadioButtons com essa função em nosso projeto. Na aba Form1.cs[Design], arraste dois deles para o Form.

RadioButton

Vamos alterar a propriedade Text de cada um deles, como fizemos com o componente Button no tópico anterior, deixando o radioButton1 com texto Masculino e o radioButton2 com Feminino.

RadioButton

Agora vamos integrar o pequeno código que já fizemos para o botão chamado de "Botao1" com os radioButtons recentemente inseridos. Clicando duas vezes no botão “Exibir Mensagem” acessaremos o código C# dele. Neste código vamos criar uma variável string chamada "Mensagem" e fazê-la exibir um texto de acordo com o RadioButton selecionado. Nosso código ficará assim:

RadioButton

Observação importante!

RadioButton

Só comentando este pequeno código e fazendo uma breve revisão de lógica, o que ele faz é um teste para verificar se o primeiro RadioButton está selecionado. Se estiver, a variável "Mensagem" recebe o texto “O usuário é do sexo Masculino”. Caso o segundo RadioButton esteja selecionado, o texto a ser inserido na variável "Mensagem" é “O usuário é do sexo Feminino”. Por fim, caso nenhum dos dois esteja selecionado, o texto será de “Nenhum RadioButton foi selecionado”.

As propriedades, tanto dos RadioButtons quanto de praticamente todos os componentes do Visual C# são muitas e não vou falar sobre todas, mas algumas realmente merecem ser citadas. Vamos e elas:

Propriedade Checked:

RadioButton

Essa propriedade aceita os valores "True" ou "False". Ela determina se na abertura do programa o RadioButton já terá sua opção selecionada por padrão. Isso é importante para várias situações. Você pode querer, por exemplo, que o RadioButton de maior probabilidade do usuário escolher esteja sempre selecionado na abertura do formulário do programa, então o escolhe e define seu valor como Checked = True.

Propriedade Enabled:

RadioButton

O Enabled também aceita os valores "True" ou "False". Definindo-o como "False" o botão RadioButton aparecerá no formulário do programa, mas não estará disponível para que o usuário o selecione. Essa função é bastante utilizada como "False" quando necessitamos que algum campo seja preenchido primeiro, obrigatoriamente, para depois o usuário ter acesso aos RadioButtons. Então, após o preenchimento deste campo obrigatório, o RadioButton é liberado. Veremos isso em funcionamenteo mais adiante, não se preocupe agora.

Propriedade Visible:

RadioButton

Como o próprio nome já sugere, essa propriedade determina se um RadioButton estará visível para o usuário ou não. Se definido com o valor "False", ele não aparecerá no formulário para que o usuário o veja. O motivo de esconder um RadioButton é semelhante ao de deixá-lo desabilitado, ou seja, podemos querer que ele apareça na tela somente após determinada interação do usuário. Se essa interação acontecer, alteraremos dinamicamente o valor da propriedade Visible para "True". Veremos como fazer isso em breve.

Essas foram as propriedades básicas dos RadioButtons. Na sequência veremos o CheckBox.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.