Estrutura de decisão é um dos assuntos mais importantes de tudo o que pode haver para ser falado neste minicurso. E não se preocupem, porque trata-se de algo extremamente simples.

Uma estrutura de decisão é só um comando capaz de executar um teste e, dependendo da resposta deste, que poderá ser verdadeiro ou falso, ele pode provocar um desvio no fluxo de execução do código. Parece complicado, mas é extremamente simples. Vamos imaginar um pequeno programa que pergunta a idade do usuário e responde uma mensagem dizendo se ele já é maior de idade ou não. Uma sugestão de pseudocódigo pode ser a seguinte:

VARIAVEIS
Idade:Integer;
INICIO
Idade ← 0;
ESCREVA(‘Por favor, digite sua idade: ’);
LER(Idade);
SE Idade >= 18 então
ESCREVA(‘Você já é maior de idade!’);
SENÃO
ESCREVA (‘Você não é maior de idade ainda.’);
FIM

Fazendo alguns comentários importantes sobre este bloco de comandos, teremos:



Como foi possível perceber, uma estrutura de decisão é como se fosse uma pergunta que é feita em determinado momento do código e, dependendo da resposta retornada, o fluxo caminhará para uma direção ou outra. Vale destacar que vários testes podem estar aninhados dentro da mesma estrutura. Aproveitando o exemplo acima, vamos imaginar que se a idade digitada pelo usuário fosse menor ou igual a 10 anos, então exibiríamos uma mensagem personalizada dizendo ao usuário que ele ainda é uma criança. Então nosso pseudocódigo ficaria da seguinte forma:



Aqui ficou claro que os testes podem estar aninhados e, caso o primeiro teste falhe, o segundo é feito. Se ele falhar também, o próximo é executado, e assim por diante. A grande observação é a seguinte: é possível perceber que o último comando 'SENÃO' está isolado, sem qualquer outro teste 'SE' junto dele. Isso significa que queremos que o código vinculado a este bloco seja executado caso todos os anteriores falhem. Nós queremos que o fluxo de execução passe por ele caso todos os testes anteriores retornem o valor falso, então, por este motivo, ele deve ser sempre o último comando a ser inserido dentro da estrutura de decisão.

Ilustrando esta teoria em um fluxograma, teríamos algo como:


É isso. No tópico seguinte falarei sobre estruturas de repetição.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras