Bem, antes de começarmos a falar em como ligar nosso pequeno aplicativo a um banco de dados, resolvi acrescentar esse tópico para falar de algumas propriedades simples, mas importantes do Visual C# e que ajudarão a melhorar a interface dos programas.

Size

Vamos começar pela propriedade Size, dos formulários, pois nosso pequeno programa está, neste momento, com 5 formulários, mas eles possuem tamanhos diferentes, o que evidentemente não é bom.

Vamos padronizar o tamanho de todos os formulários para 500 x 400, alterando a propriedade Size, conforme figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Apenas o formulário frmSobre, vamos deixar com as dimensões 450 x 390.

Propriedades Diversas do C#

Alinhando Componentes

Como é possível verificar na imagem acima, o botão “Salvar” ficou totalmente fora do centro, mas isso não é uma grande preocupação, pois o Visual C# possui uma ferramenta que faz o alinhamento automático de qualquer componente, seja vertical ou horizontal, vejam onde essas importantes ferramentas se localizam:

Propriedades Diversas do C#

Basta selecionar o componente que deseja centralizar e depois clicar nestes botões.

Alinhando Textos

Ainda falando sobre posicionamento, pode ser que dentro de um componente que possui texto, como um botão, você queira alterar a localização deste texto. Para isso temos a propriedade TextAlign, pertencente aos componentes do tipo Button, como ilustra a figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Percebam que alterei seu valor para “TopRight” e o texto contido no botão já se deslocou para o canto superior direito. Através desta propriedade é possível posicionar o texto em qualquer região do botão.

Alterando Cores de Fundo

Retornando ao processo de padronização dos formulários do nosso pequeno aplicativo, vamos mudar a cor padrão do fundo, que é o cinza. Com o formulário selecionado, vamos clicar na propriedade BackColor e efetuar essa alteração. Notem que é possível escolher cores na aba System, Web ou Custom.

Propriedades Diversas do C#

Selecionarei a AntiqueWhite para todos, mas fiquem à vontade para selecionar qualquer outra.

Alterando a posição inicial dos formulários

Também é possível modificar a posição inicial dos formulários, ou seja, o local em que eles surgirão quando forem criados pelo programa. A propriedade que permite essa configuração é a StartPosition. Vou definir, para todos os formulários, exceto o frmPrincipal, a posição centralizada na tela, portanto definindo o valor como CenterScreen.

Propriedades Diversas do C#

Alterando o título do formulário

Com um formulário selecionado, podemos modificar a propriedade Text e com isso definir o texto que será exibido na barra de título, vejam o exemplo quando altero o valor, no formulário frmSobre, para “Sobre o Programa”:

Propriedades Diversas do C#

Sugiro que alterem para todos os formulários, exibindo textos adequados às suas funções.

Inserindo uma imagem como fundo de um formulário

Assim como fizemos na tela de Splash, vamos inserir uma imagem qualquer no formulário principal do programa. Isso será feito através da propriedade BackgroundImage.

Propriedades Diversas do C#

Resumindo o que foi feito até agora...

Nosso aplicativo já não tem a cor cinza padrão nos fundos dos formulários, que já possuem todos o mesmo tamanho e abrem centralizados na tela do Windows. Também foram adicionados títulos a cada formulário e, para encerrar, vamos adicionar e centralizar botões de "Fechar" nos formulários frmAlteraCliente, frmCadastroCliente, frmRemoveCliente e frmSobre, como ilustra a figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Estes botões são necessários para o caso do usuário querer apenas fechar o formulário, retornando ao anterior. Nos formulários onde já tínhamos um botão na parte inferior, vale uma interessante dica para centralizar os dois botões. A primeira coisa a ser feita é selecionar os dois, e isso pode ser feito segurando a tecla CTRL do teclado e clicando sobre os dois ou simplesmente selecionando-os com o cursor, como faríamos se quiséssemos demarcar uma área de uma figura. Se os dois estiverem selecionados, eles aparecerão em destaque, como a figura abaixo demonstra:

Propriedades Diversas do C#

Feito isso é só clicar no botão “Alinhar horizontalmente” na barra superior, como já foi demonstrado anteriormente.

Vale lembrar também que para cada botão “Fechar” adicionado é necessário associar o código “Close();”.

Bem, com isso encerramos essa parte de dicas básicas para melhorar o layout. Em seguida veremos como melhorar as caixas de mensagens.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.