Funções são sequências de comandos que processam dados visando encontrar um resultado, podendo exibi-lo, retornar seu valor para o código que chamou a função ou simplesmente armazená-lo para uso futuro.

A sintaxe de criação de funções em JavaScript é bastante simples. Vou dar um exemplo:

function nome_da_funcao()
{
//comandos...
}

A função também poderia receber algum argumento para ser processado dentro dela. Argumentos nada mais são do que valores já existentes no código fora do script e que precisam ser passados para ele, para que haja algum tipo de processamento. Nesse caso a sintaxe seria:

function nome_da_funcao(argumento)
{
//comandos...
}

Esse argumento poderia ser um único caractere, um texto ou um número A palavra contida dentro dos parênteses é como o script irá se referir a esse argumento. É o seu nome durante a execução do código, ou seja, seu identificador.

Caso queira passar mais de um argumento, basta separá-los por vírgulas, dessa forma:

function nome_da_funcao(argumento1, argumento2, argumento3)
{
//comandos...
}

Vamos a um exemplo bem simples para exibição de uma mensagem através de uma função.

<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html;
charset=utf-8" />

<title>Untitled Document</title>

<script type="text/javascript">
function exibeMensagem(mensagem) {
alert(mensagem);
}
</script>

</head>
<body onload="exibeMensagem('Seja Bem Vindo ao Contém Bits');">
</body>
</html>

O parâmetro onload fez a chamada para a função já no carregamento da página e, como é uma função que estava preparada para receber um argumento, foi preciso passar essa informação, que no caso foi a frase “Seja Bem Vindo ao Contém Bits”.

Repito que é importante ficar claro que o nome “mensagem”, definido entre parênteses na linha function, é a forma como a função irá se referir a esse parâmetro, ou seja, nesse exemplo, sempre que quisermos nos referir ao texto enviado ao script, devemos usar o identificador chamado de “mensagem”.

Executando esse código teremos:

Funções JavaScript

Aqui fizemos uma chamada automática, disparada pelo parâmetro onload, da tag body, à função exibeMensagem. No tópico seguinte vamos criar outra situação, onde uma função que vai calcular um determinado valor seja chamada quando um botão for clicado.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.