Vetores, apenas fazendo uma sucinta revisão, são grupos de elementos que podem ser acessados através de seus índices. Em C# os declaramos da seguinte forma:

int[] vetor = new int[8];

Dessa forma criamos um vetor que armazenará dados do tipo int e com 8 posições, ou seja, capaz de armazenar 8 números, cada um em uma posição diferente.

Para inserirmos um valor no vetor devemos utilizar a seguinte sintaxe:

vetor[0] = 15;

Com isso colocamos o número 15 na posição 0 do vetor.

Poderíamos escrever o conteúdo dessa posição no Console com o comando abaixo:

Console.WriteLine(vetor[0]);

Poderíamos também utilizar um for para imprimir o conteúdo de todo esse vetor.

Vetores - C#

Vale ressaltar que um vetor em C# sempre começa sua indexação pela posição zero. Isso é muito importante!

Por fim é importante dizer que é possível criar um vetor e já inicializá-lo com vários valores, vejam:

int[] numerosPrimos = { 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31 };

E claro, poderíamos imprimi-los no Console:

Vetores - C#

A saída para esse for seria:

Vetores - C#

Até aqui demonstrei um vetor de inteiros, mas poderíamos ter utilizado outros tipos, como double:

Vetores - C#

A saída desse código seria:

Vetores - C#

Ou um vetor de strings:

Vetores - C#

Cuja saída seria:

Vetores - C#

Enfim, podemos criar vetores capazes de armazenar diversos tipos de dados. Existem também dezenas de métodos interessantes a serem utilizados com vetores em C#. Para conhecê-los basta explorar o IntelliSense do Visual Studio, digitando o nome do vetor seguido de um ponto, como ilustra a figura abaixo:

Vetores - C#

Nessa enorme lista de métodos disponíveis, existem funções para se calcular a média de um vetor (Average), para ordená-los (OrderBy), para contar quantos elementos o vetor possui (Count), para retornar o maior elemento (Max), o menor (Min), enfim, explorar essa lista só trará benefícios e facilitará seu trabalho daqui para frente. Invistam algum tempo nisso, ok?


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.