Caso você nunca tenha trabalhado com eles, os métodos Setters e Getters servem para alterar os atributos das classes com facilidade. Imaginemos a seguinte classe:

 

Criando métodos setters e getters

 

Temos uma classe chamada Carro e com uma única propriedade, que é a marca. Agora vou colocar um pequeno exemplo de como inserir e ler os valores dessa propriedade, fazendo uso dos dois métodos:

 

Criando métodos setters e getters

 

Agora vejam como ficaria este mesmo código utilizando os métodos setters e getters, começando pelo código da classe Carro:

 

Criando métodos setters e getters

 

Claro que com a remoção dos métodos setMarca e getMarca, a chamada a partir do programa principal também será alterada, ficando da seguinte forma:

 

Criando métodos setters e getters

 

Vejam que os atributos da classe são tratados como se fossem variáveis internas do programa principal. Outra dica interessante é que você pode, no Visual Studio ou Visual C#, criar a estrutura destes métodos automaticamente. Basta digitar o comando “propfull” dentro da classe, em seguida pressionar a tecla “Tab” duas vezes, conforme a imagem abaixo ilustra. O IntelliSense do Visual Studio o auxiliará.

 

Criando métodos setters e getters

 

O código gerado automaticamente será:

 

Criando métodos setters e getters

Usando os setters e getters o seu código ficará padronizado e organizado e, com o atalho “propfull” você ganhará muito tempo.


Outras dicas de C#


Adicionando colunas a um dataset

Capturando a linha clicada em um Gridview

Chamando função C# a partir do Javascript

Como chamar função "alert" a partir do C#

Criando rapidamente os métodos Setters e Getters

Deixando o Visual Studio 2010 em Português

Entendendo o operador ternário

Enviando e-mails com C#

Invertendo uma string

Percorrendo as linhas de um DataSet

Percorrendo todos os textboxes do formulário - Windows Application

Permitindo que o usuário altere cores dos componentes

Posicionando o cursor no início de um Stream

Redirecionando para a parent window

Removendo acentos de string

Removendo todas as tags HTML de um texto

Simulando um clique em um elemento através de jQuery

Trabalhando com o método String.Format

Verificando se um número é par ou ímpar

Verificando se uma conexão está aberta

Verificando se uma variável string é nula ou vazia

Verificando se uma variável string é nula, vazia ou composta somente por espaços

Você Sabia?

O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.