Agora que já sabemos o que é um vetor, fica muito simples compreender as Matrizes. No tópico anterior eu comparei os vetores com armários e suas gavetas. O armário era o vetor e as gavetas eram os índices do vetor. Aqui vou utilizar o mesmo exemplo. Vejam a figura abaixo:
Notaram alguma diferença deste armário para o que eu usei no exemplo dos vetores? Acho que sim. Nos vetores eu
coloquei um vetor contendo somente uma “coluna” de gavetas. Aqui temos mais de uma. A boa notícia é que esta é a única diferença entre um vetor e uma matriz. As
matrizes são, na verdade, vetores multidimensionais, ou seja, que podem possuir várias
“colunas de gavetas”.
Na imagem acima temos o que seria um exemplo de matriz 10 x 3, ou seja com 10 linhas e 3 colunas. A observação fica também por conta do início da contagem do índice a partir do número zero, tanto
para as linhas quanto para as colunas. Vejam a ilustração disso abaixo, com linhas e colunas iniciando seus
índices a partir do zero:
O acesso às gavetas, ou seja, às posições da Matriz, deve ser feita sempre especificando a linha e a coluna da mesma. Vejam as ilustrações abaixo:
Imaginando que nossa matriz se chamasse “MinhaMatriz”, acessaríamos esta última gaveta da seguinte forma:
MinhaMatriz[9,2];
Assim como acontece nos vetores, nas matrizes as dimensões são definidas no momento de sua criação. Veremos isso na
prática mais adiante.
Com isso encerramos mais este importante assunto. Na sequência falarei sobre Pseudocódigo.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Ultima Online

Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras
Tetris

O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
Duck Hunt

Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
Space Invaders

A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
ENIAC

O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.
River Raid

O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.
Mega Man

A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.










