Agora que já sabemos o que é um vetor, fica muito simples compreender as Matrizes. No tópico anterior eu comparei os vetores com armários e suas gavetas. O armário era o vetor e as gavetas eram os índices do vetor. Aqui vou utilizar o mesmo exemplo. Vejam a figura abaixo:



Notaram alguma diferença deste armário para o que eu usei no exemplo dos vetores? Acho que sim. Nos vetores eu coloquei um vetor contendo somente uma “coluna” de gavetas. Aqui temos mais de uma. A boa notícia é que esta é a única diferença entre um vetor e uma matriz. As matrizes são, na verdade, vetores multidimensionais, ou seja, que podem possuir várias “colunas de gavetas”.

Na imagem acima temos o que seria um exemplo de matriz 10 x 3, ou seja com 10 linhas e 3 colunas. A observação fica também por conta do início da contagem do índice a partir do número zero, tanto para as linhas quanto para as colunas. Vejam a ilustração disso abaixo, com linhas e colunas iniciando seus índices a partir do zero:



O acesso às gavetas, ou seja, às posições da Matriz, deve ser feita sempre especificando a linha e a coluna da mesma. Vejam as ilustrações abaixo:




Imaginando que nossa matriz se chamasse “MinhaMatriz”, acessaríamos esta última gaveta da seguinte forma:

MinhaMatriz[9,2];

Assim como acontece nos vetores, nas matrizes as dimensões são definidas no momento de sua criação. Veremos isso na prática mais adiante.

Com isso encerramos mais este importante assunto. Na sequência falarei sobre Pseudocódigo.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.