Tooltip é uma ferramenta utilizada em praticamente todas as aplicações e ela é extremamente fácil de entender. Ela exibe pequenas dicas sobre como o usuário deve proceder em cada componente de um formulário. Vamos fazer um exemplo prático que será a melhor forma de explicar. Como primeiro passo vamos abrir o frmCadastroCliente do exemplo que trabalhamos no último tópico e arrastar um ToolTip para ele. Teremos um cenário parecido com a imagem abaixo:
Diferentemente dos outros componentes, o ToolTip permanece no rodapé, aparentemente fora e sem vínculo com o formulário, mas isso é normal. Agora vamos selecionar o primero TextBox, referente ao nome. Feito isso é possível notar que, no quadro de Propriedades, surgiu uma opção chamada Tooltip on toolTip1, como ilustra a figura abaixo:
Neste campo digite: “Por favor, digite seu nome completo aqui”.
Agora vamos executar o aplicativo, entrar no formulário de cadastro e posicionar o cursor sobre o TextBox referente ao nome e ver o que acontece. Teremos algo como a imagem abaixo:
Notem que bastou posicionar o mouse sobre o campo para que fosse exibido o texto de ajuda que definimos no campo Tooltip on toolTip1.
Basicamente essa é a função do Tooltip.
IsBallon
Apenas comentando algumas propriedades interessantes do Tooltip, vou começar pela IsBalloon. Como o próprio nome já sugere, ela exibirá o texto não em formato retangular, mas em formato de balão, vejam:
Propriedade InitialDelay
Serve para definir o tempo que levará para que a mensagem seja exibida após o posicionamento do cursor sobre o campo.
Propriedade AutoPopDelay
Serve para definir o tempo para que a mensagem saia da tela. Ele é contado a partir do aparecimento da mensagem. Tanto o AutoPopDelay quanto o InitialDelay são medidos em milissegundos.
Propriedade ToolTipIcon
Serve para adicionar um ícone à mensagem.
Propriedade ToolTipTitle
Adiciona um título à mensagem.
Para encerrar, o ToolTip pode ser usado em praticamente todos os componentes. Vejam um exemplo aplicado ao botão.
Esse é o ToolTip. É uma ferramenta bastante simples, mas bastante importante para qualquer aplicação.
Na sequência veremos as telas de splash.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Computadores de 1,5 tonelada

Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.
Inteligência artificial

O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
Donkey Kong

A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Duck Hunt

Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
Mario e seu bigode

O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.
Final Fantasy X

O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Música tema do Blanka

Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.
Nintendo Entertainment System

O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Ábaco

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.
Civilization

A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.










