Tooltip é uma ferramenta utilizada em praticamente todas as aplicações e ela é extremamente fácil de entender. Ela exibe pequenas dicas sobre como o usuário deve proceder em cada componente de um formulário. Vamos fazer um exemplo prático que será a melhor forma de explicar. Como primeiro passo vamos abrir o frmCadastroCliente do exemplo que trabalhamos no último tópico e arrastar um ToolTip para ele. Teremos um cenário parecido com a imagem abaixo:

Tooltip

Diferentemente dos outros componentes, o ToolTip permanece no rodapé, aparentemente fora e sem vínculo com o formulário, mas isso é normal. Agora vamos selecionar o primero TextBox, referente ao nome. Feito isso é possível notar que, no quadro de Propriedades, surgiu uma opção chamada Tooltip on toolTip1, como ilustra a figura abaixo:

Tooltip

Neste campo digite: “Por favor, digite seu nome completo aqui”.

Agora vamos executar o aplicativo, entrar no formulário de cadastro e posicionar o cursor sobre o TextBox referente ao nome e ver o que acontece. Teremos algo como a imagem abaixo:

Tooltip

Notem que bastou posicionar o mouse sobre o campo para que fosse exibido o texto de ajuda que definimos no campo Tooltip on toolTip1.

Basicamente essa é a função do Tooltip.

IsBallon

Apenas comentando algumas propriedades interessantes do Tooltip, vou começar pela IsBalloon. Como o próprio nome já sugere, ela exibirá o texto não em formato retangular, mas em formato de balão, vejam:

Tooltip

Propriedade InitialDelay

Serve para definir o tempo que levará para que a mensagem seja exibida após o posicionamento do cursor sobre o campo.

Propriedade AutoPopDelay

Serve para definir o tempo para que a mensagem saia da tela. Ele é contado a partir do aparecimento da mensagem. Tanto o AutoPopDelay quanto o InitialDelay são medidos em milissegundos.

Propriedade ToolTipIcon

Serve para adicionar um ícone à mensagem.

Tooltip

Propriedade ToolTipTitle

Adiciona um título à mensagem.

Tooltip

Para encerrar, o ToolTip pode ser usado em praticamente todos os componentes. Vejam um exemplo aplicado ao botão.

Tooltip

Esse é o ToolTip. É uma ferramenta bastante simples, mas bastante importante para qualquer aplicação.

Na sequência veremos as telas de splash.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.