Assim como vimos que o comando CREATE é responsável pela criação, tanto de tabelas quanto das bases de dados em um SGBD como o MySQL, o comando DROP faz o inverso, ou seja, apaga tabelas e bases de dados.

Vou criar uma base de dados simples, chamada contembits.

CREATE DATABASE contembits;

Vejamos se deu certo através do comando SHOW DATABASES;

Drop MySQL

Aí está nossa base de dados.

Agora vou criar uma tabela muito simples nessa base, chamada "teste".

CREATE TABLE teste(
nome varchar(30),
idade int,
primary key(nome)) Engine=InnoDB;

Agora um SHOW tables, para visualizarmos as tabelas existentes:

Drop MySQL

Nossa tabela "teste" está aí.

Vamos destruí-la com o comando DROP, da seguinte forma:

DROP TABLE teste;

Drop MySQL

Vejam que o comando foi bem aceito e, na sequência já realizei um SHOW TABLES, com o objetivo de visualizar as tabelas existentes nessa base, mas o retorno foi vazio, ou seja, a tabela "teste" foi realmente excluída.
Vamos fazer o mesmo para a base de dados "contembits".

Drop MySQL

Efetuei o DROP na base de dados e, ao listar todas as bases disponíveis podemos perceber que a "contembits" não está presente, ou seja, a remoção ocorreu com sucesso.

Os comandos DROP, sejam em tabelas ou em bases de dados, devem ser usados com muita cautela. Todos os dados são perdidos com ele, portanto é preciso ter muita atenção para não excluir dados por engano.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.