Olá, caro usuário, seja bem vindo à seção Raio-X! Vou tentar explicar o que vocês encontrarão por aqui. A ideia é ajudar você, que não aguenta mais entrar em lojas de informática e ouvir termos como AGP, PCI, DDR, Chipset, SATA, BIOS e tantas outras siglas, a entender o que é tudo isso e ter uma noção, de forma simples e descomplicada, de como essas tecnologias funcionam.

É importante destacar que isso não é um curso de montagem de computadores e o objetivo não é torná-lo um técnico especializado em manutenções, mas, digamos que se você pensa nisso, será um ótimo primeiro passo. Nos tópicos ao lado tentarei mostrar como cada dispositivo funciona, contar curiosidades, dar detalhes das configurações e mostrar a evolução de cada um deles ao longo dos anos.

Ainda que você não seja um aspirante a técnico, mas apenas um usuário comum, será interessante saber um pouco mais sobre cada componente, até para que você saiba argumentar com qualquer vendedor futuramente.

Espero que seja proveitoso a todos! Selecione o componente através do menu e conheça mais sobre ele!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.