Vetores, apenas fazendo uma sucinta revisão, são grupos de elementos que podem ser acessados
através de seus índices. Em C# os declaramos da seguinte forma:
int[] vetor = new int[8];
Dessa forma criamos um vetor que armazenará dados do tipo int e com 8 posições, ou seja,
capaz de armazenar 8 números, cada um em uma posição diferente.
Para inserirmos um valor no vetor devemos utilizar a seguinte sintaxe:
vetor[0] = 15;
Com isso colocamos o número 15 na posição 0 do vetor.
Poderíamos escrever o conteúdo dessa posição no Console com o comando abaixo:
Console.WriteLine(vetor[0]);
Poderíamos também utilizar um for para imprimir o conteúdo de todo esse vetor.

Vale ressaltar que um vetor em C# sempre começa sua indexação pela posição zero. Isso
é muito importante!
Por fim é importante dizer que é possível criar um vetor e já inicializá-lo com vários valores, vejam:
int[] numerosPrimos = { 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31 };
E claro, poderíamos imprimi-los no Console:

A saída para esse for seria:

Até aqui demonstrei um vetor de inteiros, mas poderíamos ter utilizado outros tipos, como double:

A saída desse código seria:

Ou um vetor de strings:

Cuja saída seria:

Enfim, podemos criar vetores capazes de armazenar diversos tipos de dados. Existem também dezenas de métodos interessantes a serem utilizados com vetores em C#. Para conhecê-los basta explorar o IntelliSense do Visual Studio, digitando o nome do vetor seguido de um ponto, como ilustra a figura abaixo:

Nessa enorme lista de métodos disponíveis, existem funções para se calcular a média de um vetor (Average), para ordená-los (OrderBy), para contar quantos elementos o vetor possui (Count), para retornar o maior elemento (Max), o menor (Min), enfim, explorar essa lista só trará benefícios e facilitará seu trabalho daqui para frente. Invistam algum tempo nisso, ok?
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.
Mega Man
A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.
Duck Hunt
Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
Ultima Online
Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Música tema do Blanka
Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.
Computadores de 1,5 tonelada
Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.