Vetores, apenas fazendo uma sucinta revisão, são grupos de elementos que podem ser acessados através de seus índices. Em C# os declaramos da seguinte forma:

int[] vetor = new int[8];

Dessa forma criamos um vetor que armazenará dados do tipo int e com 8 posições, ou seja, capaz de armazenar 8 números, cada um em uma posição diferente.

Para inserirmos um valor no vetor devemos utilizar a seguinte sintaxe:

vetor[0] = 15;

Com isso colocamos o número 15 na posição 0 do vetor.

Poderíamos escrever o conteúdo dessa posição no Console com o comando abaixo:

Console.WriteLine(vetor[0]);

Poderíamos também utilizar um for para imprimir o conteúdo de todo esse vetor.

Vetores - C#

Vale ressaltar que um vetor em C# sempre começa sua indexação pela posição zero. Isso é muito importante!

Por fim é importante dizer que é possível criar um vetor e já inicializá-lo com vários valores, vejam:

int[] numerosPrimos = { 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31 };

E claro, poderíamos imprimi-los no Console:

Vetores - C#

A saída para esse for seria:

Vetores - C#

Até aqui demonstrei um vetor de inteiros, mas poderíamos ter utilizado outros tipos, como double:

Vetores - C#

A saída desse código seria:

Vetores - C#

Ou um vetor de strings:

Vetores - C#

Cuja saída seria:

Vetores - C#

Enfim, podemos criar vetores capazes de armazenar diversos tipos de dados. Existem também dezenas de métodos interessantes a serem utilizados com vetores em C#. Para conhecê-los basta explorar o IntelliSense do Visual Studio, digitando o nome do vetor seguido de um ponto, como ilustra a figura abaixo:

Vetores - C#

Nessa enorme lista de métodos disponíveis, existem funções para se calcular a média de um vetor (Average), para ordená-los (OrderBy), para contar quantos elementos o vetor possui (Count), para retornar o maior elemento (Max), o menor (Min), enfim, explorar essa lista só trará benefícios e facilitará seu trabalho daqui para frente. Invistam algum tempo nisso, ok?


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.