Vetores, apenas fazendo uma sucinta revisão, são grupos de elementos que podem ser acessados
através de seus índices. Em C# os declaramos da seguinte forma:
int[] vetor = new int[8];
Dessa forma criamos um vetor que armazenará dados do tipo int e com 8 posições, ou seja,
capaz de armazenar 8 números, cada um em uma posição diferente.
Para inserirmos um valor no vetor devemos utilizar a seguinte sintaxe:
vetor[0] = 15;
Com isso colocamos o número 15 na posição 0 do vetor.
Poderíamos escrever o conteúdo dessa posição no Console com o comando abaixo:
Console.WriteLine(vetor[0]);
Poderíamos também utilizar um for para imprimir o conteúdo de todo esse vetor.
Vale ressaltar que um vetor em C# sempre começa sua indexação pela posição zero. Isso
é muito importante!
Por fim é importante dizer que é possível criar um vetor e já inicializá-lo com vários valores, vejam:
int[] numerosPrimos = { 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31 };
E claro, poderíamos imprimi-los no Console:
A saída para esse for seria:
Até aqui demonstrei um vetor de inteiros, mas poderíamos ter utilizado outros tipos, como double:
A saída desse código seria:
Ou um vetor de strings:
Cuja saída seria:
Enfim, podemos criar vetores capazes de armazenar diversos tipos de dados. Existem também dezenas de métodos interessantes a serem utilizados com vetores em C#. Para conhecê-los basta explorar o IntelliSense do Visual Studio, digitando o nome do vetor seguido de um ponto, como ilustra a figura abaixo:
Nessa enorme lista de métodos disponíveis, existem funções para se calcular a média de um vetor (Average), para ordená-los (OrderBy), para contar quantos elementos o vetor possui (Count), para retornar o maior elemento (Max), o menor (Min), enfim, explorar essa lista só trará benefícios e facilitará seu trabalho daqui para frente. Invistam algum tempo nisso, ok?
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
ENIAC

O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.
Final Fantasy X

O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Space Invaders

O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.
Street Fighter 2

Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Computadores de 1,5 tonelada

Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.
Mega Man

A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.
Nintendo Entertainment System

O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Donkey Kong

A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.










