Para que possamos prosseguir o minicurso e começarmos a utilizar o MySQL de forma prática, você precisará, claro, tê-lo instalado em seu computador. Você pode baixá-lo gratuitamente em http://www.mysql.com/downloads/ . Os exemplos que vou criar serão feitos na versão 5.5, mas caso queira pegar uma versão mais nova, fique à vontade, pois provavelmente os códigos funcionarão nela sem problemas. A única observação que faço é que se você pretende desenvolver aplicações para Internet, deve se atentar para utilizar, em seus testes, a mesma versão que o provedor de serviços de hospedagem disponibiliza, para não haver possibilidade de incompatibilidade.
Depois de instalado, aparecerá uma janela a mais em seu grupo de programas instalados, conforme essa imagem:

Para abrir o Mysql basta clicar nela e, em seguida, na opção MySQL Server 5.5 Command Line Client.
Surgirá uma tela semelhante às antigas telas do saudoso MS-DOS, solicitando sua senha, que é a mesma que você cadastrou durante a instalação do MySQL. Após inseri-la chegaremos ao prompt de comando, que deve ser parecido com essa imagem:

Reparem que, conforme citei na página de introdução, o copyright já faz referência à Oracle, atual proprietária do MySQL.
Para prosseguirmos vamos falar sobre alguns conceitos importantes:
Base de Dados
Uma base de dados nada mais é do que um grupo de tabelas que podem ou não estar relacionadas. Para manter a organização, cada aplicação tem a sua própria base de dados, por isso, antes de iniciarmos a criação da nossa primeira tabela, precisamos criar uma base de dados que irá recebê-la.
Vou criar uma base de dados chamada ‘Teste’ e para isso o comando que utilizarei é:
create database Teste;
Basta digitar isso no prompte teclar Enter que a mensagem de sucesso deve surgir, como essa:

Para especificarmos que trabalharemos com a base recém criada, digitaremos o comando ‘use Teste’;
Uma mensagem de “Database changed” surgirá na tela, indicando que nossa base de dados está selecionada e todos os comandos aplicados a partir de agora terão efeito sobre ela.
Vou imaginar um modelo bem simples, onde um cliente aluga filmes em uma locadora e, para simplificar ainda mais, já que o objetivo é ensinar a criar tabelas, a locadora possui somente uma cópia de cada filme, dessa forma:

Conforme é possível observar neste pequeno modelo, a tabela "Cliente" terá as seguintes colunas:
- Nome
- Telefone
- Idade
- Endereço
- E-mail
- CPF (Chave Primária)
Já a tabela filme terá as colunas
- Gênero
- Título
- Código (Chave Primária)
E a tabela "Aluga" terá somente a coluna Data.
Vamos nos concentrar primeiro na tabela "Cliente".
Definirei campos do tipo varchar para todos os atributos, exceto a idade, cujo tipo será int. Os comandos a serem digitados, no MySQL, para criação desta tabela serão:
create table Cliente(
telefone varchar(15),
nome varchar(40),
endereco varchar(50),
email varchar(40),
idade int,
cpf varchar(12) primary key) engine=innoDB;
Você deverá receber a seguinte mensagem:

Vale fazer alguns comentários nesse pequeno código:

A sintaxe do comando para criar tabelas em MySQL é muito simples. Basta executar a sequência:
create table nomedatabela(campo1 tipo, campo2, tipo...);
Sempre lembrando que todos os comandos MySQL terminam com o sinal de ponto e vírgula. O retorno Query OK, no prompt, indica que a tabela foi criada com sucesso.
Vou repetir o processo para a tabela Filme.
create table filme(
genero varchar(30),
titulo varchar(40),
codigo int primary key) engine=innoDB;

E vou fazer o mesmo para a tabela Aluga, herdando as chaves das tabelas Cliente e Filme, já que estamos lidando com um relacionamento 1:n.
create table Aluga(
cpf varchar(12),
codigo int,
data date,
primary key(data, cpf, codigo),
foreign key(cpf) references Cliente(cpf),
foreign key(codigo) references Filme(codigo)) engine=innoDB;
Comentários sobre esta tabela:
1- Coloquei a data como parte da chave, para permitir que um mesmo cliente possa retirar o mesmo filme futuramente. Como estamos lidando com uma chave composta, se todos os itens que a compõem tiverem o mesmo valor, provocaremos uma violação de chave e a inserção não poderá ser feita, ou seja, sem a data, a chave seria composta apenas pelo CPF do cliente e pelo Código do Filme, portanto se um cliente tentar alugar o mesmo filme no futuro, a chave será exatamente igual a formada pela sua primeira locação deste título, então também teríamos uma violação. Colocando a data como parte dessa chave composta isso nunca acontecerá, pois claro que um cliente nunca alugará o mesmo filme em um mesmo dia mais de uma vez.
2- Focando as atenções na tabela Aluga, se não colocássemos o CPF e o Código do filme como partes da chave, teríamos apenas a data armazenada, portanto poderíamos consultar todas as datas das locações dos filmes, mas não poderíamos saber quem os locou e quais títulos foram locados.
Agora temos nossas três tabelas criadas! Se quiser confirmar, basta digitar o comando show tables; no prompt do MySQL, vejam:

Com isso encerramos a primeira parte do tutorial e já sabemos como criar tabelas em MySQL!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
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Muitos aplicativos
Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
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Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras
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