Comecemos pela pergunta: o que é uma variável? Uma variável é uma área reservada na memória do computador capaz de armazenar um valor. Este valor precisa ser pré determinado, ou seja, as variáveis possuem tipos de dados que podem armazenar. Nós falaremos mais sobre isso em tópicos futuros, então não se preocupem com os tipos de dados agora. Por enquanto, imaginem uma variável como sendo embalagem capaz de armazenar informações de determinados tipos. Para tentar deixar bem claro, pensemos em uma variável do tipo Fruta. Nesta variável poderíamos armazenar os valores:

Banana
Maçã
Pêra
Uva
Abacaxi
Melancia
E qualquer outra fruta.
Não poderíamos, portanto, tentar armazenar nesta variável o valor “arroz”, “tomate”, “carro”, "bola" ou qualquer outro
que não fosse uma fruta.
É importante salientar que uma variável pode ter seu valor alterado ao longo da execução do programa. Continuando o
exemplo com nossa variável do tipo Fruta, ela poderia, por exemplo, ter o valor “Banana” armazenado em determinado
momento, mas em seguida ter seu valor alterado para “Caju”. Desde que o novo valor também seja uma fruta, ele poderá
ser armazenado nesta variável sem qualquer problema. Aliás, é exatamente por esta característica de ter seu valor
alterado que estes elementos são chamados de variáveis. É muito simples e ao longo dos minicursos o conceito de
variável será demonstrado na prática.
No tópico seguinte falarei sobre as constantes.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Computadores de 1,5 tonelada
Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.