Criar tabelas em HTML pode parecer complicado à primeira vista, mas depois que se entende a estrutura básica das tabelas, fica tudo muito simples.
A tag que determina o início de uma tabela é <table> e seu par de encerramento é </table>
No entanto, para criarmos as colunas e linhas existem outras tags que devem estar dentro da tag <table> .
Para criar uma linha utilizamos <tr> e para encerrá-la </tr>.

As colunas são criadas com <td> e </td>. Se quisermos, por exemplo, criar uma tabela com 3 linhas e 2 colunas, nosso código ficará assim:

<table>
<tr><td> Linha 1, Coluna 1 </td><td> Linha 1, Coluna 2 </td></tr>
<tr><td> Linha 2, Coluna 1 </td><td> Linha 2, Coluna 2 </td></tr>
<tr><td> Linha 3, Coluna 1 </td><td> Linha 3, Coluna 2 </td></tr>
</table>

Isso geraria a seguinte página:

Tag HTML <Table>

As tags <tr> e </tr> determinaram o início e o fim da linha da tabela, enquanto a dupla <td> e </td> ficaram responsáveis por cada célula da tabela. Para delimitar claramente onde uma célula começa, podemos adicionar borda a nossa tabela, bastando inserir o parâmetro border="1" na tag <table>, da seguinte forma:

<table border="1">
<tr><td> Linha 1, Coluna 1 </td><td> Linha 1, Coluna 2 </td></tr>
<tr><td> Linha 2, Coluna 1 </td><td> Linha 2, Coluna 2 </td></tr>
<tr><td> Linha 3, Coluna 1 </td><td> Linha 3, Coluna 2 </td></tr>
</table>

Tag HTML <Table>

Dessa forma fica mais claro distinguir uma célula de outra, bem como as linhas da tabela.
O valor definido na propriedade border determinará, em pixels, a espessura da borda da tabela. Segue um exemplo com valor border=”10”:

Tag HTML <Table>

Outro parâmetro interessante para ser usado nas tabelas é o rowspan, que pode unir linhas de uma mesma coluna, conforme a página abaixo:

Tag HTML <Table>

Para criá-la utilizei o seguinte código:

<table border="2">
<tr><td rowspan="4"> Coluna 1, Célula 1 </td>
<td> Coluna 2, Célula 1 </td>
</tr>
<tr>
<td> Coluna 2, Célula 2 </td>
</tr>
<tr>
<td> Coluna 2, Célula 3 </td>
</tr>
<tr>
<td> Coluna 2, Célula 4 </td>
</tr>
</table>

Percebam que defini, no parâmetro rowspan, dentro da primeira coluna, a quantidade de linhas que gostaria de unir. Então, nas linhas seguintes criei apenas uma coluna.

Bem, essas são as tags responsáveis pela criação de tabelas. Lembre-se que <tr> inicia uma linha e <td> uma célula. É possível, inclusive, criar tabelas aninhadas, ou seja, uma tabela dentro de outra. É só verificar sua necessidade e implementar o código.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.