Agora vou falar de mais um recurso interessante e importante do C#. Trata-se das filas. Para entendê-las é muito simples. Basta que imaginemos uma fila de banco. Quando chegamos, entramos no final dela e esperamos até que todos que chegaram primeiro sejam atendidos, correto? O primeiro a chegar é o primeiro a sair. Em C# o princípio é o mesmo e podemos facilmente criar uma estrutura para armazenamento de informações que obedeça esta regra. Isto é possível através do comando Queue. Vejam:

Como ficou claro no código acima, criei uma lista com cinco elementos e um foreach para imprimi-la. Vejamos a saída no Console:

Até aqui tudo se parece com uma lista comum, mas as diferenças começam agora. Caso queiramos visualizar o primeiro elemento da fila, podemos utilizar o comando Peek, da seguinte forma:

Vamos executar o código para ver o comando Peek em ação:

Muito bem, o código nos retornou o primeiro cliente da fila, que é o primeiro que foi adicionado, ou seja, o primeiro que chegou.
Removendo um elemento da fila
Para removermos um elemento de uma fila, devemos fazer uso do comando Dequeue, conforme ilustra a imagem abaixo:

Notem que neste código eu chamo duas vezes o método Peek(). Uma delas acontece antes do Dequeue() e outra depois. Vejam a diferença no Console:

Inicialmente a nossa fila tinha como primeiro elemento a string “Primeiro Cliente”, mas depois do método Dequeue() ser chamado passou a ser a string “Segundo Cliente”. O primeiro elemento foi removido, ou seja, desinfileirado pelo Dequeue e o segundo passou a ocupar seu lugar, ou seja, a ser o primeiro elemento da fila.
Contando os elementos de uma fila
Outro método importante é o Count, que nos permite contar quantos elementos existem em uma fila. Sua sintaxe é bastante simples, vejam:

Basta definirmos uma variável do tipo int para receber o retorno do método. Vamos ver o valor dessa variável ‘contador’ no Console:

Nossa fila possui 5 elementos.
Removendo todos os itens de uma fila
Para limparmos por completo uma fila, removendo todos os seus elementos, o comando a ser utilizado é o Clear(). Vejam o exemplo abaixo:

Imprimindo a lista após o comando Clear(), teremos:

Vejam que nada foi impresso, pois nossa fila ficou sem qualquer elemento após o Clear().
Essas foram as principais funções que separei para comentar sobre este importante conceito. Ele tem inúmeras possibilidades de uso, mas se você pretende trabalhar com o desenvolvimento de jogos, acredite, vai usá-lo exaustivamente!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Máquina de Pascal
A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.
Inteligência artificial
O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
Space Invaders
O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.
PC com barulho?
Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
Tetris
O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
Computadores de 1,5 tonelada
Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Pac Man
Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.
Tomb Raider - O Filme
Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.