Agora vou falar de mais um recurso interessante e importante do C#. Trata-se das filas. Para entendê-las é muito simples. Basta que imaginemos uma fila de banco. Quando chegamos, entramos no final dela e esperamos até que todos que chegaram primeiro sejam atendidos, correto? O primeiro a chegar é o primeiro a sair. Em C# o princípio é o mesmo e podemos facilmente criar uma estrutura para armazenamento de informações que obedeça esta regra. Isto é possível através do comando Queue. Vejam:

Filas - C#

Como ficou claro no código acima, criei uma lista com cinco elementos e um foreach para imprimi-la. Vejamos a saída no Console:

Filas - C#

Até aqui tudo se parece com uma lista comum, mas as diferenças começam agora. Caso queiramos visualizar o primeiro elemento da fila, podemos utilizar o comando Peek, da seguinte forma:

Filas - C#

Vamos executar o código para ver o comando Peek em ação:

Filas - C#

Muito bem, o código nos retornou o primeiro cliente da fila, que é o primeiro que foi adicionado, ou seja, o primeiro que chegou.

Removendo um elemento da fila

Para removermos um elemento de uma fila, devemos fazer uso do comando Dequeue, conforme ilustra a imagem abaixo:

Filas - C#

Notem que neste código eu chamo duas vezes o método Peek(). Uma delas acontece antes do Dequeue() e outra depois. Vejam a diferença no Console:

Filas - C#

Inicialmente a nossa fila tinha como primeiro elemento a string “Primeiro Cliente”, mas depois do método Dequeue() ser chamado passou a ser a string “Segundo Cliente”. O primeiro elemento foi removido, ou seja, desinfileirado pelo Dequeue e o segundo passou a ocupar seu lugar, ou seja, a ser o primeiro elemento da fila.

Contando os elementos de uma fila

Outro método importante é o Count, que nos permite contar quantos elementos existem em uma fila. Sua sintaxe é bastante simples, vejam:

Filas - C#

Basta definirmos uma variável do tipo int para receber o retorno do método. Vamos ver o valor dessa variável ‘contador’ no Console:

Filas - C#

Nossa fila possui 5 elementos.

Removendo todos os itens de uma fila

Para limparmos por completo uma fila, removendo todos os seus elementos, o comando a ser utilizado é o Clear(). Vejam o exemplo abaixo:

Filas - C#

Imprimindo a lista após o comando Clear(), teremos:

Filas - C#

Vejam que nada foi impresso, pois nossa fila ficou sem qualquer elemento após o Clear().

Essas foram as principais funções que separei para comentar sobre este importante conceito. Ele tem inúmeras possibilidades de uso, mas se você pretende trabalhar com o desenvolvimento de jogos, acredite, vai usá-lo exaustivamente!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.