Agora vou falar de mais um recurso interessante e importante do C#. Trata-se das filas. Para entendê-las é muito simples. Basta que imaginemos uma fila de banco. Quando chegamos, entramos no final dela e esperamos até que todos que chegaram primeiro sejam atendidos, correto? O primeiro a chegar é o primeiro a sair. Em C# o princípio é o mesmo e podemos facilmente criar uma estrutura para armazenamento de informações que obedeça esta regra. Isto é possível através do comando Queue. Vejam:
Como ficou claro no código acima, criei uma lista com cinco elementos e um foreach para imprimi-la. Vejamos a saída no Console:
Até aqui tudo se parece com uma lista comum, mas as diferenças começam agora. Caso queiramos visualizar o primeiro elemento da fila, podemos utilizar o comando Peek, da seguinte forma:
Vamos executar o código para ver o comando Peek em ação:
Muito bem, o código nos retornou o primeiro cliente da fila, que é o primeiro que foi adicionado, ou seja, o primeiro que chegou.
Removendo um elemento da fila
Para removermos um elemento de uma fila, devemos fazer uso do comando Dequeue, conforme ilustra a imagem abaixo:
Notem que neste código eu chamo duas vezes o método Peek(). Uma delas acontece antes do Dequeue() e outra depois. Vejam a diferença no Console:
Inicialmente a nossa fila tinha como primeiro elemento a string “Primeiro Cliente”, mas depois do método Dequeue() ser chamado passou a ser a string “Segundo Cliente”. O primeiro elemento foi removido, ou seja, desinfileirado pelo Dequeue e o segundo passou a ocupar seu lugar, ou seja, a ser o primeiro elemento da fila.
Contando os elementos de uma fila
Outro método importante é o Count, que nos permite contar quantos elementos existem em uma fila. Sua sintaxe é bastante simples, vejam:
Basta definirmos uma variável do tipo int para receber o retorno do método. Vamos ver o valor dessa variável ‘contador’ no Console:
Nossa fila possui 5 elementos.
Removendo todos os itens de uma fila
Para limparmos por completo uma fila, removendo todos os seus elementos, o comando a ser utilizado é o Clear(). Vejam o exemplo abaixo:
Imprimindo a lista após o comando Clear(), teremos:
Vejam que nada foi impresso, pois nossa fila ficou sem qualquer elemento após o Clear().
Essas foram as principais funções que separei para comentar sobre este importante conceito. Ele tem inúmeras possibilidades de uso, mas se você pretende trabalhar com o desenvolvimento de jogos, acredite, vai usá-lo exaustivamente!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Ábaco

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.
PDP-1

O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.
Civilization

A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.
Street Fighter 2

Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Senhas

Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.
Mario em Donkey Kong

O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.
Tetris

Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.
ENIAC

O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.
Pac Man

Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.
Mega Man

A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.










